NEWS!

O Maravilhoso Mundo de Yoshi

O Maravilhoso Mundo de Yoshi

Uma criança pode imaginar um mundo sendo uma expressão alegre de imaginação por si só, com caracóis, vacas de papelão, peixes e aviões feitos de papel e posicionados como se estivessem fora dos cenários. Cada conjunto de dois ou três níveis introduz um novo tema e suas próprias peculiaridades para descobrir, das várias maneiras em que objetos do dia a dia são reciclados em arte, até como esses trabalhos podem estar escondendo o objeto colecionável que você procura. Embora as melhores ideias permaneçam em seus próprios níveis e não se baseiem em si mesmas, cada área é uma delícia para explorar por conta própria. Esse é o maravilhoso mundo de Yoshi’s Crafted World, exclusivo do Nintendo Switch.

Sobre Yoshi’s Crafted World

O game Yoshi’s Crafted World retrata, como outros jogos da franquia, onde você devora inimigos para pegar ovos, jogar os ovos em coisas e encontrar alguns amigos e segredos ao longo do caminho, todos com vidas ilimitadas. A grande mudança nesta nova versão é a adição de uma dimensão, enquanto você ainda se move para a esquerda ou para a direita em 2D, sendo que alguns caminhos permitem que você avance ou recue em um caminho separado, podendo jogar os ovos para frente e para trás. Visar o primeiro plano ou o plano de fundo desloca a profundidade de campo para que você possa ver melhor o que está ao seu redor, com o efeito adicional de tornar os níveis mais parecidos com desenhos 3D recortados à mão.

Neste mundo, temos moedas, itens colecionáveis ​​e outros pontos de interesse que estão espalhados por todo o cenário. Assim como seu caminho principal, você é incentivado a se envolver com o ambiente em todas as direções ao longo de um nível. Encontrar um segredo pode significar identificar um espaço suspeitamente vazio e esperar que uma nuvem alada invisível esteja lá, como nos games anteriores, mas também significa manter um olho no horizonte para itens colecionáveis ​​saindo de trás de decorações de fundo ou mover Yoshi para frente um pouco para conseguir um melhor olhar através da janela de um edifício de papelão.

É difícil não imaginar o que pode estar por trás de um arbusto, pois Yoshi’s Crafted World estimula essa curiosidade inerente com detalhes pequenos e afetuosos.

Yoshis Figura1 1024x576 - O Maravilhoso Mundo de Yoshi
Yoshis Figura2 1024x576 - O Maravilhoso Mundo de Yoshi

Na história do game, cada conjunto de níveis tem seu próprio tema, de uma selva até uma casa assombrada. Os 16 temas diferentes compreendem uma grande variedade de visuais bonitos e criativos sobre a estética artesanal, onde as plataformas de sapo da selva saltam usando molas de papel dobrado, os ninja Shy Guys jogam origami shuriken e a casa assombrada possui um grande boneco de papelão, que empunha uma foice e persegue você através de um cemitério. Artesanatos inanimados são frequentemente justapostos com uma versão em movimento ou puppeted, recortes de aves infantis no fundo com inimigos de aves 3D em sua vizinhança, o que só aumenta a sensação de que os níveis são imaginação trazida à vida.

Alguns desses níveis têm adições para completar seus temas, muitos dos quais fornecem elementos interessantes para a mecânica padrão do Yoshi. Um nível de jungle é um shooter on-rails que te manda jogar ovos em alvos em forma de animal para marcar pontos e um dos níveis ninja é colocado atrás de uma tela em movimento, de modo que grande parte da sua plataforma e coleta é feita em silhueta, forçando você a agir rapidamente quando o caminho para um colecionador é revelado.

Quase todas as áreas têm pelo menos um nível fora do padrão e a variedade ajuda a quebrar o ritmo mais lento e mais deliberado dos níveis típicos de Yoshi.

Yoshis Figura6 1024x576 - O Maravilhoso Mundo de Yoshi

É interessante mencionar que algumas ideias, como a tela shoji, fazem sentido, mas a maioria das áreas existe de maneira díspar uma da outra e nunca são desenvolvidas além de suas encarnações originais. A área ninja possui portas giratórias quando você as fotografa, revelando plataformas que você pode precisar para progredir ou mover Yoshi para o outro lado de uma parede onde o tesouro está escondido. Mas o movimento da frente para trás das portas afeta os efeitos de profundidade 3D e um visual bastante agradável e é decepcionante que não sejam usados ​​mais e com maior efeito conforme os níveis progridem.

Os níveis são projetados para serem repetidos, onde depois de completar certos níveis, você vai desbloquear a versão “flip side”, que lhe dá a tarefa simples de encontrar três Poochy Pups. O outro lado dá-lhe uma visão mais detalhada da construção, desde a fita que mantém as coisas juntas até uma tesoura deixada escondida no fundo. Embora totalmente opcional, o outro lado tem uma camada de detalhe diferente que é encantadora à sua própria maneira, especialmente quando você percebe que a torre de difícil acesso a qual abrigava um colecionador que você se orgulha de receber é, na verdade, uma embalagem de leite.

É uma experiência única e perfeita para o Nintendo Switch!

Yoshis Figura3 1024x576 - O Maravilhoso Mundo de Yoshi
Yoshis Figura4 1024x576 - O Maravilhoso Mundo de Yoshi

A abordagem relaxada habitual dos games da série Yoshi combina bem com isso. A plataforma Breezy permite que você coloque todo o seu foco em absorver o cenário e ficar de olho em colecionáveis ​​ocultos e por extensão, pode reproduzir níveis com um propósito, como procurar um item que você perdeu, o que você sabe que está em algum lugar, sem ter que passar por um começo frustrante ou tedioso. Da mesma forma, encontrar colecionáveis ​​é uma questão de ser curioso, em vez de completar manobras difíceis.

Certamente, não é moleza encontrar tudo, mas se você sabe o que está procurando e é paciente, é satisfatório e nunca tão desafiador a ponto de atrapalhar a atmosfera e sua experiência.

Existem várias maneiras de tornar o game um pouco mais fácil ou mais descontraído. O modo Mellow, que dá ao Yoshi mais tempo de ar e mais resistência a danos, e co-op para dois jogadores são opções básicas e interessantes. Os trajes incluem uma lata de lixo e um esqueleto de dinossauro, que funcionam como armaduras, dando-lhe alguns golpes extras antes de começar a receber dano. Além de serem adoráveis ​​e se adequarem bem à vibe geral, são um bom meio-termo para aqueles que ainda querem distâncias normais de salto e de maneira descontraída. Neste ponto, vamos acompanhar o trailer de lançamento:

Por fim, o game Yoshi’s Crafted World está no seu melhor quando levamos em consideração os quesitos relaxante e agradável. O design de nível 2D para 3D mantém você curioso, enquanto a abordagem de ritmo mantém a pressão e deixa você apreciar os detalhes pequenos e criativos. Suas ideias mais interessantes nunca evoluem após suas primeiras apresentações e são confinadas a um ou dois níveis, mas individualmente, esses níveis tanto recompensam sua curiosidade e sua disposição de desacelerar e olhar o que está ao seu redor, sendo esses prazeres simples que geram alegria.

________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário