NEWS!

As Curiosas Artes de Andy Warhol: Pop Art!

As Curiosas Artes de Andy Warhol: Pop Art!

Olá, queridos leitores! Hoje estou aqui para contar para vocês um pouquinho sobre nossa última visita uma exposição muito interessante. Eu e meu marido estivemos presentes à exposição Andy Warhol: Pop Art!, no último domingo. Sabem de quem se trata?

Convido a todos vocês a embarcarem nesta leitura e conhecer um pouco sobre este artista!

Biografia

Andy Warhol (ou Andrej Varhola, Jr.) nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia em 6 de agosto de 1928 e foi o quarto filho de Ondrej Warhola (1889-1942, americanizado como Andrew Warhola Sr.) e Julia (1891-1972, nascida Zavacká). O primeiro filho do casal nasceu em Mikó, o vilarejo de origem da família, situado na chamada Rutênia (hoje Àustria/Hungria). Porém, o casal mudou para os EUA, assim que o primeiro filho morreu. Assim, os demais filhos nasceram nos EUA.

Andy Warhol (à direita) com sua mãe, Julia, e seu irmão, John (à esquerda); datado c. 1930.
Fonte: Andy Warhol: Rei da Pop Art se eternizou com criatividade única

Assim, seus pais eram emigrantes rutenos, membros da classe trabalhadora de MIkó, hoje chamada de Miková e parte atual da Eslováquia. O pai de Warhol chegou aos Estados Unidos em 1914 e sua mãe se juntou a eles em 1921, após a morte dos avós de Warhol. O pai de Warhol trabalhava nas minas de carvão e a família frequentava a Igreja Católica Bizantina de São João Crisóstomo.

Warhol tinha dois irmãos mais velhos: Pavol (Paul) e John. O filho de Pavol tornou-se um ilustrador de livros infantis de sucesso. Durante a infância, Andy Warhol teve uma doença chamada Doença de São Vito, que acreditavam ser uma complicação da escarlatina, doença que causa manchas na pigmentação da pele.  Durante sua recuperação, preso à cama em que estava confinado, desenhava, ouvia rádio e colecionava fotos de estrelas de cinema.

Para Warhol, esse período foi considerado muito importante no desenvolvimento de sua personalidade, suas habilidades e na descoberta de suas preferências. Porém, quando ele tinha 13 anos, seu pai morreu em um trágico acidente.

Após terminar o Ensino Médio, suas intenções eram de estudar educação artística, na esperança de se tornar um professor de artes, mas ele acabou se matriculando no curso de Arte Comercial. Durante seu tempo lá, Warhol ingressou no Modern Dance Club e na Beaux Arts Society do campus. Warhol obteve o título de Bacharel em Belas Artes em design pictórico em 1949. Mais tarde naquele ano, mudou-se para Nova York e iniciou carreira em ilustração de revistas e publicidade.

Sua Carreira e Obras

Andy Warhol iniciou sua carreira de sucesso como ilustrador comercial e após expor seu trabalho em diversas galerias no final da década de 1950, começou a receber reconhecimento como artista influente e envolvido em polêmicas. Seu estúdio, The Factory, tornou-se point de intelectuais ilustres, drag queens, dramaturgos, moradores de rua da boemia, celebridades de Hollywood e algumas figuras ricas.

Ele promoveu várias personalidades conhecidas e a ele é dado todo crédito pela expressão “15 minutos de fama”.

No final da década de 60, gerenciou e produziu a banda The Velvet Underground e fundou a revista Interview. Além disso, é autor de vários livros, incluindo The Philosophy of Andy Warhol e Popism: The Warhol Sixties. Teve uma vida aberta como homossexual antes do Movimento de Libertação Gay. Porém, em junho de 1968, levou um tiro da feminista Valerie Solanas, que o atacou dentro do seu estúdio.

Warhol foi tema de inúmeras exposições, livros, longas-metragens e documentários. O maior museu dos Estados Unidos dedicado a um único artista é o Museu Andy Warhol, em sua cidade Natal, Pittsburgh, que possui uma coleção enorme e permanente de artes e arquivos.

Como muitas de suas criações são muito colecionáveis e altamente valiosas, Warhol foi considerado como “guia do mercado de arte”. Ele foi o primeiro artista a adotar a serigrafia e dentre essas obras estão uma serigrafia de 1963 intitulada Silver Car Crash (Double Disaster), vendida por US$ 105 milhões; também Shot Sage Blue Marilyn de 1964, vendida por US$ 195 milhões, considerada a obra mais cara vendida em leilão por um artista americano.

Silver Car Crash (Double Disaster), Andy Warhol, 1963
Fonte: Auto Industry’s Short-Term Crisis and Long-Term Decline Risk – Joe Barkai
Shot Sage Blue Marilyn, Andy Warhol, de 1964
Fonte: Andy Warhol’s Shot Sage Blue Marilyn at Christie’s – Antique Collecting

Após uma cirurgia na vesícula biliar, Warhol morreu de arritmia cardíaca em fevereiro de 1987, aos 58 anos, na cidade de Nova York.

A Exposição

Confesso a vocês que essa foi uma exposição diferente para mim. Havia em seu diverso repertório pinturas icônicas, esculturas que surpreendem, serigrafias chamativas e marcantes, algumas coleções fotográficas tão incríveis que poderíamos ficar um bom tempo admirando, além de publicações, filmes e vídeos exclusivos.

Desde capas de LPs antigos até fotos de astronautas e reproduções de caixas de alimentos e produtos de limpeza, vamos nos encantando pelos traços apresentados, coloridos ou monocromáticos.

De celebridades como Marilyn Monroe, Beethoven, grandes nomes da música como The Beatles, Rolling Stones, pinturas famosas como “Última Ceia”, dos experimentos cinematográficos feitos em seu estúdio às fotos feitas em Polaroid par as quais teve como modelos figuras famosas como John Lennon, Pelé, Giorgio Armani, Mick Jagger, Silvester Stallone, Muhammad Ali, Diana Ross, Elizabeth Taylor e muitas outras. Isso tudo está no vasto repertório dessa exposição, que é uma retrospectiva fantástica com todos os trabalhos da carreira do rei da Pop Art.

Roy Lichtenstein, Whaam!, 1963. Tate Modern, Londres.
Fonte: Roy Lichtenstein llena de arte pop la Tate Modern de Londres
James Rosenquist, World’s Fair Mural, 1964. Referências ao consumismo, corrida espacial, tecnologia e patriotismo.
Fonte: Worlds Fair Mural (1963-1964) painting by James Rosenquist… | Flickr
Andy Warhol, Estátua da Liberdade, 1986. Exposição na Tate Modern
Fonte: Andy Warhol, o grande Ícone da Pop Art, em exposição em Londres. – Arte até Você
“Mao Tse Tung” (1972) by Andy Warhol (1928-1987) – Hamburger Bahnhof Museum, Berlin
Fonte: Mao – Andy Warhol – Opere Andy Warhol Mao Tse Tung
Michael Jackson, por Andy Warhol
Fonte: Andy Warhol ‘michael Jackson’

A exposição, com 2000 metros quadrados, exibe mais de 600 trabalhos de autoria própria trazidos de The Andy Warthol Museum. São obras que influenciaram não apenas a história da arte, mas seguem influenciando o mundo da moda, a publicidade, o design e a indústria audiovisual em todo o planeta de forma inovadora e revolucionária.

Segue abaixo as informações sobre a exposição:

Local: Museu de Arte Brasileira – MAB FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo/SP

Data: 01 de maio de 2025 a 30 de junho de 2025

Horário: de Terça-Feira a Domingo, das 09h às 20h (último horário de entrada: 19h na Sala 1 e 19h30 na Sala 2. Fechamento de ambas as salas às 20h00)

Não é permitido acessar as salas expositivas com nenhum objeto, apenas o telefone celular. Guarda-volumes gratuito disponível no local.

Idade: Livre

Acessibilidade: Nossos espaços são acessíveis para cadeiras de rodas

Recomendo a todos que visitem a exposição. È um evento muito interessante e que nos provoca um outro olhar sobre arte. Até a próxima!

______________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário