NEWS!

A Nerdice da Moda: Pintura de Figuras – Parte 1

A Nerdice da Moda: Pintura de Figuras – Parte 1

Saudações, meus amigos nerds hobistas de plantão! Tudo bom convosco? Já escrevo há uns bons anos aqui no Universo Nerd e, durante esse tempo todo, sempre trouxe para vocês as nerdices que eu mesmo praticava, até mesmo como forma de incentivo e propagação do hobby. Se pesquisar aqui, achará posts meus falando sobre RPG, card games, jogos eletrônicos e até mesmo sobre plastimodelismo.

Nesses dois últimos meses – após pesquisas e consumo de tutoriais por uns três – resolvi me aventurar em uma nova atividade: pintura de figuras. Por muito tempo, relutei enfaticamente em praticar essa arte, pois, no meu ponto de vista, é um braço do plastimodelismo e eu não queria ter que dividir o pouco tempo que tenho para me dedicar à criação dos meus aviões com a pintura de “bonequinhos”.

Porém, com o barateamento, bem como a facilidade de operação das impressoras 3D, muitos modelistas da antiga, além de adquirir essas máquinas para customizar seus modelos com peças impressas em resina, passaram também a imprimir figuras e as pintá-las, sempre nos intervalos entre um kit e outro ou durante as esperas necessárias entre as etapas de criação de um único modelo. Então, deixei o preconceito de lado e, mesmo sem ter uma impressora 3D, resolvi entrar no hobby, até mesmo como uma forma de melhorar minhas habilidades em pintura com pincel.

Mas, afinal, o que é uma figura?

Em modelismo, figuras são representações visuais esculpidas – geralmente em plástico, resina, gesso, barro ou algum tipo de metal – de uma forma inspirada na realidade ou de obras ficcionais, tais como personagens de quadrinhos, animes, filmes, séries televisivas, dentre outras. Com a popularização das impressoras 3D, hoje em dia é muito mais comum, prático e acessível a aquisição de peças oriundas desse recurso, com preferência às feitas de resina, tendo em vista que possuem uma definição muito superior às que são feitas em filamento.

E quando eu falo em “popularização”, não me refiro, exatamente, à compra de uma impressora por estarem em um preço viável. Quero dizer que há muitas pequenas empresas ou autônomos que vendem o serviço de impressão a partir de arquivos .STL que podem ser encontrados gratuitamente em diversos sites da internet ou comprados de modeladores e designers que atuam nessa área. Além disso, inúmeras lojas (tanto físicas quanto virtuais) contam com um vasto catálogo de figuras que já virão impressas no tamanho que você desejar; e os preços são bem convidativos. Portanto, hoje em dia é extremamente fácil e rápido de se obter figuras.

Por mencionar a questão do tamanho, para os plastimodelista existem as figuras que seguem o mesmo padrão das categorias de kits mais comuns, tais como a 1/72, 1/35, 1/48, 1/24, 1/12, por exemplo, a fim de estarem em proporcionalidade com os modelos de carros, motos, aviões e militarias com os quais comporão um cenário. Para os jogadores de RPG, boardgames e wargames de miniaturas, as escalas mais comuns são as de 32mm, 50mm e 75mm. Além desses tamanhos, encontra-se também figuras no formato de busto, representando, no máximo, a cabeça e o tronco. Esse tipo costuma ter tamanhos bem variados, que vão desde o 32mm ao tamanho real, ou seja, o 1/1.

De posse de sua figura, o próximo passo para a pintura consiste na preparação dela para o recebimento da tinta. Para tanto, são necessários alguns materiais e equipamentos que fazem parte do hobby. Porém, como o texto já está ficando grande e tem muita coisa a ser dita, guardarei para um próximo post as dicas e informações que lhes ensinarão sobre o material básico à prática de pintura de figuras. Portanto, aguarde os próximos capítulos!

Abraços e até breve.

____________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário