NEWS!

Tattoos: Uma Cultura Nerd Sofisticada

Tattoos: Uma Cultura Nerd Sofisticada

Saudações, meus caros nerds de plantão! Tudo bom convosco? Hoje darei uns pitacos sobre algo que vem chamando minha atenção há um bom tempo: tatuagens. Repararam o quanto elas estão comuns hoje em dia? Jogadores de futebol, lutadores de MMA, pros players, atores, ou simplesmente pessoas comuns vagando pelas metrópoles do nosso país.

O que, décadas atrás, não era bem visto pela sociedade, sendo considerada como uma prática comumente adotada por indivíduos rebeldes, presidiários e gente que não tinha a mínima preocupação em conseguir um emprego, hoje é reconhecida como uma forma de arte requintada, que por meio de modificação corporal, confere originalidade a seus adeptos. Por tais características, quando feitas por profissionais competentes em locais e com materiais apropriados e seguros, possui um custo elevado, não acessível a todos.

tatto1 1 1024x467 - Tattoos: Uma Cultura Nerd Sofisticada

A intenção aqui não é trazer conceitos e a história da tatuagem. Entretanto, meu rabiscado nerd, para que saibas o mínimo sobre o assunto e assim possa iniciar e/ou manter uma conversa sobre o tema, entenda que o termo “tatuagem” deriva do francês tatouage e que, graças ao capitão James Cook (famoso explorador e navegador inglês, que no século XVIII mapeou as novas terras), que escreveu no seu diário a onomatopeia “tattow” para se referir ao som emitido quando uma tatuagem era feita por meio do processo realizado pelos polinésios, popularizou-se como tattoo.

Por definição, trata-se de uma forma permanente de modificação corporal realizada em pele humana, onde, valendo-se de uma máquina motorizada, pigmentos de tinta são injetados na segunda camada da pele (derme) por agulhas para formar os mais variados tipos de desenho.

fazendo tattoo 1024x758 - Tattoos: Uma Cultura Nerd Sofisticada

Atualmente, boa parte das tatuagens que são realizadas nos milhares de estúdios (local de trabalho dos tatuadores) espalhados pelo Brasil é relacionada à cultura nerd. Desde tattoos mais simples a trabalhos mais complexos fazem referências a animes, mangás, séries, quadrinhos e games.

E tudo isso nos mais variados estilos de tattoos! Pois é, meu desenhado nerd… existem diversos tipos de tatuagens, cada um deles utilizando cores ou traços específicos, com temáticas e simbologias particulares, propícias a determinados tipos de pele, entre outras particularidades. Abaixo, apresentarei alguns deles que se encaixam perfeitamente com artes provindas do nosso tão adorado meio:

Blackwork

Fazendo o uso de tinta preta (afinal, o próprio nome do estilo significa “trabalho em preto”) para colorir e sombrear figuras que combinem com a anatomia corporal, o blackwork é focado no design da tatuagem, onde desenhos com traços mais simples e menos detalhados produzem um resultado final melhor.

blakwork 1 1024x332 - Tattoos: Uma Cultura Nerd Sofisticada

Aquarela

Também chamado de “watercolor”, é um dos estilos mais procurados na atualidade. Abusando do excesso de cores, são formados desenhos que, geralmente, não possuem contorno, pois as cores, sobrepostas umas às outras, produzem esse efeito. A arte final apresenta cores vibrantes, parecendo que foi feita à base de pinceladas, ficando, como sobra, gotas de tinta e respingos que ficam escorrendo pela pele.

aquarela 1 1024x454 - Tattoos: Uma Cultura Nerd Sofisticada

Realismo

Como o próprio nome sugere, o realismo consiste em reproduzir, da maneira mais fiel possível, a foto de uma cena. Esse tipo de tatuagem requer profissionais mais experientes e especializados no estilo, pois exige uma complexidade muito grande para se achar a combinação perfeita para as cores e sombras da figura. Obviamente, trabalhos assim costumam custar mais caro do que os demais.

realismo 1 1024x440 - Tattoos: Uma Cultura Nerd Sofisticada

E então, meu reflexivo nerd? Curtiu algum desses estilos? O escolheria para fazer qual tatuagem? Só ressaltando que esses são apenas alguns dos diversos estilos existentes. Existem ainda o trash polka (meu preferido), old school, portrait, lettering e vários outros. Caso queiram, futuramente, posso trazer mais detalhes sobre eles.

Como o mais importante aviso dado até aqui, lembro-vos que, por lei, a tatuagem só pode ser feita em indivíduos já com maioridade civil (18 anos em diante), salvo com autorização legal prévia dos pais ou responsáveis. Além disso, por envolver múltiplas perfurações na pele, existe sim, riscos à saúde. Por isso, as tattoos devem ser feitas em estúdios legalizados e que seguem todas as normas de segurança, principalmente o de utilizar materiais descartáveis, não-tóxicos e devidamente higienizados. Por mais que esteja se popularizando, esse tipo de arte ainda é um luxo. Portanto, fazê-la em locais undergrounds apenas para pagar preços “populares”, pode resultar em infecções graves e/ou trabalhos mal feitos, que ficarão na sua pele para sempre! Como exemplos e aviso, fique com essas fofuras:

homizaranha 1 1024x416 - Tattoos: Uma Cultura Nerd Sofisticada

Abraços e até breve!

________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário