NEWS!

Visão NERD: Dia Nacional Do Livro Infantil

Visão NERD: Dia Nacional Do Livro Infantil

Olá, leitores.

Hoje é dia 18 de Abril e esta data, que representa oficialmente o “Dia Nacional do Livro Infantil“, não foi escolhida por acaso, pois trata-se de uma justa homenagem ao mestre e gênio Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantojuvenil dentro da história brasileira dessa área.

A data também é considerada como sendo o “Dia de Monteiro Lobato”!

Um pouco sobre a origem da data…

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, e registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia da literatura infantojuvenil. O escritor, vinculado ao chamado pré-modernismo brasileiro, contribuiu com obras célebres para o público adulto, mas deixou um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros são para este público.

A sua primeira história infantil, “A Menina do Narizinho Arrebitado” (ver imagens abaixo), foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando muitos personagens como Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que seriam eternizados no famoso programa de TV, “O Sítio do Pica-pau Amarelo” (capa deste post), produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos 1980 e retomado no final dos anos 1990 até meados dos anos 2000.

a menina do narizinho arrebitado 1920 - Visão NERD: Dia Nacional Do Livro Infantil

a menina do narizinho arrebitado - Visão NERD: Dia Nacional Do Livro Infantil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro “A Menina do Narizinho Arrebitado”, 1920 (original) à esquerda e edição de 1982 à direira, ilustrada pela Editora Brasiliense.

Saiba mais sobre Monteiro Lobato…

O escritor foi o primeiro da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas do nosso folclore. E ele fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira a diversos elementos da literatura universal, como por exemplo a mitologia grega. Além disso, é considerado também como sendo o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, Estado de São Paulo, exatamente no dia 18 de abril, mas no ano de 1882 e faleceu em 04 de Julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira, mais do que qualquer outro autor até hoje, transformando-se em referência no assunto.

E para celebrar o dia da literatura infantojuvenil, relembre ou descubra um dos títulos de Monteiro Lobato!

literatura monteiro lobato - Visão NERD: Dia Nacional Do Livro Infantil

Espero que gostem e até o próximo post da série Visão NERD!

_________________________________________________

Visão NERD é uma série de posts onde o autor explica as origens de datas e/ou temas específicos com curiosidades e sempre envolvendo uma abordagem NERD. ESTE É O SEXTO TEXTO!

O QUINTO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem E Significados Da Páscoa!

O QUARTO pode ser acessado em: Visão NERD: Você Sabe Por Que O Céu É Azul?

O TERCEIRO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Do Quadrinho Nacional

O SEGUNDO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem Do Réveillon

O PRIMEIRO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem Da Sexta-Feira 13!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.