NEWS!

Sea Of Thieves: Impressões Da Beta Fechada

Sea Of Thieves: Impressões Da Beta Fechada

Como era previsível desde sua apresentação na Electronic Entertainment Expo (ou E3) de 2016, o esperado jogo Sea of Thieves proporciona diversão garantida. Mais divertido ainda caso você conte com uma turma animada para jogar. O co-op em primeira pessoa é sólido, na medida em que cada membro é fundamental para que o gameplay flua desde a navegação até o combate PvP, passando pela localização de tesouros nas diversas ilhas que fazem parte do vasto e belíssimo oceano desta obra em mundo aberto.

A versão beta fechada de Sea of Thieves

Neste jogo, você poderá integrar uma equipe de até 4 piratas, além da opção de aventurar-se no modo solo. Quando estiver em 1 ou 2 players, navegará em um barco de porte pequeno. Já em grupo de 3 a 4 pessoas, será em um navio galeão de maiores proporções. As duas possibilidades são divertidas!

A mecânica do jogo é bastante simples e instintiva, não exigindo grande processo de aprendizagem. Você atira com diferentes armas de fogo e dispõe de uma espada típica de pirata. Existem outros utensílios, tais como a pá, bússola, relógio, lanterna, caneca e instrumentos musicais. Além disso, há consumíveis muito importantes que devem ser coletados e armazenados contigo e na embarcação; são eles a madeira (para consertar a nau), a banana (para restaurar HP) e as balas de canhão (para combate no maravilhoso mar).

Exclusivo Microsoft (Xbox One e Windows 10), produzido pela prestigiosa Rare, temos um jogo que pretende oferecer uma experiência pura, recusando a ideia de mesclar elementos de diferentes gêneros de jogos. Sea of Thieves é um jogo de aventura, no sentido mais pleno que essa palavra pode representar. Ao abastecer seu galeão e zarpar de um outpost, o enredo da aventura será construído sem script pré-definido.

sea of thieves - Sea Of Thieves: Impressões Da Beta Fechada

Diferentes missões em variadas ilhas revelam baús de tesouros enterrados cuja localização aparece em mapas ou charadas mais ou menos complexas, mas de forma geral, fáceis de serem decifradas. A coleta desses baús, e depois, sua venda para guildas de comerciantes, rendem a moeda do jogo, que servirá para a compra de itens estéticos (roupas e utensílios), armas e outras missões. Espírito de caça ao tesouro!

A ambientação em arte cartunesca é inspirada no contexto histórico dos séculos XV e XVI, período da chamada Expansão Marítimo-Comercial Europeia, quando se construiu o Antigo Sistema Colonial, que pode ser entendido como um sistema de dominação e exploração do eixo atlântico Américas-Europa-África. Como subproduto desse processo, além da conhecida escravidão, temos a pirataria, sendo esse o tema mais imediato do jogo, ou seja, trata-se de um jogo de piratas!

E a Rare conseguiu realizar isso com maestria jamais antes vista em outros jogos sobre esse tema!

A atividade contrabandista de navegadores a serviço de empresas individuais ou mercenárias tinha o objetivo de burlar os acordos oficiais de exclusividade de exploração econômica dos novos territórios apossados no além mar, sendo exatamente esse o universo recriado e animado em Sea of Thieves!

sea of thieves figura2 - Sea Of Thieves: Impressões Da Beta Fechada

O mundo aberto de Sea of Thieves é espetacular. A Rare criou uma obra prima e um jogo extremamente divertido!

As águas oceânicas são destaque no jogo. Praticamente, todos os jogadores ficam deslumbrados com sua beleza e perfeição, que impressiona também por sua dinâmica. Chuvas, tempestades, raios, a passagem das horas do dia e da noite… Tudo é muito bonito e convincente. As ilhas ricamente detalhadas permitem o prazer de encontrar recompensas quando bem exploradas. No mar, é possível encontrar suprimentos à deriva e embarcações naufragadas que também proporcionam diferentes recompensas.

O PvP consiste em batalhas em terra e mar, corpo a corpo ou com canhões. Os navios podem atacar outros navios, bem como atacar ilhas ou serem atacados por elas, seja por NPCs (caveiras) ou outros players. No caso de você estiver nadando em alto mar, terá que tomar cuidado com os simpáticos tubarões! Em resumo, a jogatina transcorre tranquila, com você e seus amigos batendo papo, acumulando baús de ilha em ilha, quando subitamente outro galeão se aproxima e a batalha começa! Ou quem sabe, sua tripulação prefira atacar e roubar os baús que foram coletados por outros!

Do que foi apresentado em sua versão beta, há muitas expectativas com relação à versão de lançamento e até mesmo possíveis seasons e DLCs futuras. Talvez algum sistema de melhorias em armas e nos navios fossem interessantes, uma vez que a única progressão apresentada até o momento foi a do nível de reputação com os representantes das guildas de comércio, os quais lhe fornecem missões mais longas e mais recompensadoras conforme o nível atingido. Entretanto, seria legítimo se perguntar se isto é suficiente para manter o interesse no jogo por períodos mais alongados, o que é uma característica de jogos com ênfase no multiplayer.

sea of thieves figura1 - Sea Of Thieves: Impressões Da Beta Fechada

Adorei o jogo, mesmo na versão beta, e já estou ansioso (Imagina o Reinaldo Vargas!) para voltar, desta vez no Xbox Game Pass.

Em poucas palavras, Sea of Thieves já é um sucesso mesmo antes de seu lançamento, confirmado oficialmente para 20 de Março de 2018. O interesse despertado pelo jogo foi atestado pelos picos de audiência nas principais plataformas de streaming nos dias da beta fechada no fim de janeiro. O jogo está disponível para pré-venda e passará a integrar o catálogo de jogos do Xbox Game Pass no day one!

Sem dúvida, esse jogo vai bombar!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Fábio Pires Gavião

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Professor de História e gamer na plataforma Xbox One nas horas vagas. GT: Gavian Gamer.