NEWS!

Vamos conhecer 5 palavras com significados diferentes para a Ciência?

Vamos conhecer 5 palavras com significados diferentes para a Ciência?

Cada palavra que usamos no dia a dia, em qualquer idioma é uma unidade linguística com um significado, que pertence a uma classe gramatical, e corresponde na fala a um som ou conjunto de sons e na escrita a um sinal ou conjunto de sinais gráficos. O curioso é que muitas palavras possuem significados distintos dependendo da língua, da cultura ou mesmo de áreas técnicas, como a Ciência, principalmente na Física. Por esse motivo, estamos trazendo cinco palavras, das mais comuns e aparentemente normais, mas que significam algo diferente em um contexto científico. Vamos conhecer?

As palavras também “enganam”…

COR

Vamos começar com a palavra cor. A cor, de modo similar ao sabor, é outra maneira de diferenciar as partículas subatômicas, mas não se baseia na tonalidade. Os quarks podem ser designados como vermelho, verde e azul, mas o esquema de nomenclatura baseada em cores representa uma característica abstrata da carga das partículas, característica esta relacionada às forças entre essas partículas e não a uma cor real. Na verdade, há todo um campo da física dedicada a isto, chamada cromodinâmica quântica.

INFLAÇÃO

Todos sabemos o significado da palavra inflação no dia a dia ou em questões que remetem a economia, mas na Física, as pessoas não estão preocupadas com a subida dos preços. Neste caso, a palavra inflação tem a ver com os momentos iniciais do nosso Universo. Os físicos chamam de inflação o período imediatamente posterior ao Big Bang, quando o espaço expandiu-se exponencialmente em todas as direções, fazendo com que pequenas variações quânticas se expandissem para uma escala cósmica.

Segundo esse modelo, isso acabou levando à estrutura da matéria em grande escala no Universo que vemos hoje, em coisas como aglomerados de galáxias.

Inflação cósmica 1024x576 - Vamos conhecer 5 palavras com significados diferentes para a Ciência?

PLANO DE FUNDO (Background)

O conhecido background ou Plano de fundo não é apenas para pinturas e fotografias. Em experimentos de Física, o fundo se refere a todos os sinais extras que um detector pode captar enquanto busca algo único e específico. Por exemplo, um detector construído para estudar um feixe de neutrinos produzido em um acelerador também pode detectar partículas vindas do espaço. Separar o sinal desejado desse fundo é uma parte crucial dos experimentos de física de partículas para compreender o fenômeno

Captura de neutrinos 1024x587 - Vamos conhecer 5 palavras com significados diferentes para a Ciência?

SABOR

Como citado na primeira palavra, cor, chegou o momento de abordarmos a palavra sabor neste contexto. Na física de partículas, sabor não tem nada a ver com o paladar. Em vez disso, o termo significa diferentes tipos de partículas. Existem seis “sabores”, ou variedades, de quarks.

Há também seis “sabores” de léptons e seus correspondentes neutrinos.

quarks e leptons - Vamos conhecer 5 palavras com significados diferentes para a Ciência?

VELA (Candle)

Uma vela que você tem em casa provavelmente é feita de cera e tem um pavio ou também pode ser a “vela” de filtragem da água. Mas a vela padrão de um astrofísico é um objeto astronômico com um brilho conhecido (ou luminosidade) que pode ser usado para medir distâncias em grande escala. Exemplos de velas-padrão incluem rajadas de raios X e diferentes tipos de estrelas, como estrelas variáveis cefeidas ou supernovas (estrelas que explodiram). Foi medindo a velocidade da expansão do Universo ao longo do tempo usando velas padrão que os astrônomos descobriram que o Universo está crescendo a um ritmo acelerado.

astrophysical candle 1024x605 - Vamos conhecer 5 palavras com significados diferentes para a Ciência?

Interessante, não é mesmo? Se vocês tiverem mais palavras com diferentes significados em outras áreas, mandem para nós. Vamos todos aprender mais e refletir sobre esta e outras curiosidades que trazemos ao UniversoNERD. Até a próxima!

 _____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário