NEWS!

China Inicia A Primeira Rede Integrada De Comunicações Quânticas Do Mundo

China Inicia A Primeira Rede Integrada De Comunicações Quânticas Do Mundo

Um grupo de cientistas chineses colocaram para funcionar a primeira rede de comunicação quântica integrada do mundo, combinando fibras ópticas no solo com dois links via satélite. Essa integração inicial permitiu alcançar a distribuição de chaves quânticas (quantum key distribution ou QKD) em uma distância total de 4.600 quilômetros, com usuários de teste distribuídos em várias partes do país. O foco será a segurança!

Ao contrário do que acontece quando se usa a criptografia convencional, a comunicação quântica é considerada inalterável e, portanto, deverá ser o futuro da transferência segura de informações para bancos, redes de energia e outros setores. Outra tecnologia importante usa o espaço livre entre os satélites artificiais e as estações terrestres para transmissões.

A tecnologia de comunicação quântica mais comum usa fibras ópticas, tendo sido alcançadas transmissões por várias centenas de quilômetros, com estabilidade, mas com perdas consideráveis.

Rede Quântica Segurança - China Inicia A Primeira Rede Integrada De Comunicações Quânticas Do Mundo

A China lançou o primeiro satélite de comunicação quântica do mundo (QUESS ou Micius) em 2016, que distribuiu chaves quânticas com duas estações terrestres separadas por 2.600 km. Em seguida, em 2017, o país lançou a primeira rede de comunicações quântica terrestre, com uma rede de fibra óptica com mais de 2.000 km de comprimento entre Pequim e Xangai.

Agora, depois de conseguir construir equipamentos de interconexão confiáveis, a rede de fibra baseada no solo e os links de satélite com o solo foram integrados.

A chamada rede quântica não serve apenas para demonstrações, pois seus criadores afirmam que já está pronta para atender a mais de 150 usuários em toda a China, incluindo bancos estaduais e locais, redes de energia municipais e sites de governo eletrônico. Esse trabalho foca a segurança e mostra que a tecnologia de comunicação quântica está suficientemente madura para aplicações práticas em grande escala,

Da mesma forma, torna-se agora possível criar uma rede integrada de comunicação quântica global, bastando que as redes quânticas nacionais de diferentes países sejam combinadas. Antes disso, porém, será necessário que universidades, instituições e empresas se unam para padronizar os protocolos de hardware e software,

E as iniciativas já começaram, pois a equipe chinesa anunciou que expandirá ainda mais a rede na China e com seus parceiros internacionais da Áustria, Itália, Rússia e Canadá.

Além disso, os chineses pretendem também desenvolver satélites QKD de baixo custo e receptores terrestres de pequeno porte, bem como satélites de órbita terrestre média e alta para alcançar a distribuição de chaves quânticas em distâncias na faixa das dezenas de milhares de quilômetros e operando ininterruptamente.

Rede Quântica Mapa China - China Inicia A Primeira Rede Integrada De Comunicações Quânticas Do Mundo

Nos últimos dois anos, a equipe chinesa testou e melhorou o desempenho de diferentes partes da rede integrada, com uma taxa de clock mais elevada e um protocolo QKD mais eficiente. Com isso, a QKD agora tem uma taxa média de geração de chaves de 47,8 kilobits por segundo, o que é 40 vezes maior do que a taxa obtida anteriormente com o satélite Micius.

Por fim, os pesquisadores também aumentaram o recorde de QKD terrestre para além de 500 km, usando uma nova tecnologia conhecida e chamada de QKD de campo duplo, cuja sigla internacional é TF-QKD.

_____________________________________________________________________________

Fonte: Inovação Tecnologica e Artigo An integrated space-to-ground quantum communication network over 4,600 kilometres. Revista: Nature.

DOI: 10.1038/s41586-020-03093-8.

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário