NEWS!

Lego e a Inclusão Social

Lego e a Inclusão Social

Olá, queridos leitores. Nas últimas semanas um assunto permeou as redes sociais: em novembro deste ano, a LEGO® trará para o Brasil o cenário Diversão no Parque, o qual inclui, além de vários personagens e situações do dia-a-dia, uma personagem pequenina em cadeira de rodas. Mais uma vez, vemos a LEGO® incentivando a inclusão social!

Apesar de não ser nenhuma novidade, a LEGO® está sempre nos surpreendendo com incentivos à causas sociais e ações em prol de todos os grupos sociais. E nosso post de hoje é exatamente sobre isso: algumas obras de inclusão social e também alguns recursos educacionais da LEGO®.

Braille Bricks

Há algum tempo atrás, aproximadamente 1 ano, escrevi sobre o projeto Braille Bricks, desenvolvido pela agência Lew´Lara\TBWA para a Fundação Dorina Nowil, especialmente para atender às pessoas com deficiência visual.

Todos nós, educadores, conhecemos bem a situação da educação no Brasil quando o tema é Inclusão Social: falta de preparo e ambientes adequados, material de apoio e assim por diante. Nesse assunto, temos o ensino de Braille que além de não ser nada adequado, o pouco material existente ainda apresenta um uso bem desagradável e nada convidativo.

Por isso esse projeto é tão importante: tem como objetivo a inclusão de crianças com alguma deficiência visual, com o apoio da maior empresa de brinquedos, conhecida mundialmente tornando esse aprendizado divertido e muito mais simples. O mais importante, segundo a agência desenvolvedora, é que a LEGO® vai usar todo seu conhecimento e experiência em prol de crianças e escolas. Isso é demais!

Figura Braille Bricks - Lego e a Inclusão Social

Ferramentas Pedagógicas

Hoje, a LEGO® Education possui algumas ferramentas pedagógicas que podem atender os alunos de maneira muito satisfatória às suas necessidades. Isso porque a empresa acredita que a educação inclusiva tem que ser acessível a todos.

Por exemplo, o Conjunto Construindo Emoções (Build Me Emotions) é uma excelente ferramenta para crianças autistas, pois ele ajuda a criança a compreender sobre ela e sobre os outros à sua volta, suas emoções e sentimentos. Auxilia também na forma como ela vai lidar com as habilidades sociais e respeitar seus limites e o das outras pessoas também.

Outra ferramenta é a “Lanchonete da Matemática”, que vai incentivar o aprendizado de conceitos, cálculos e operações básicas da matemática, ao mesmo tempo em que as crianças vão brincar, construir, associar, contar e assim por diante.

Veja o vídeo abaixo, sobre essa ferramenta. É bem curto e apesar de estar em seu formato original, é de fácil compreensão.

Lego e Robótica

Além de projetos relacionados à inclusão social, a LEGO® Education é um sistema criado para alcançar alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, cuja base é o aprendizado através da brincadeira ou Learning Through Play, para que a criatividade e consciência da criança seja estimulada.

Esse projeto está sendo implantado em algumas escolas através de módulos, com atividades que atinjam o desenvolvimento cognitivo e emocional, também habilidades como programação e robótica.

O vídeo abaixo é sobre Lego Mindstorm Educacional. Veja que interessante:

Diversão no Parque

Como disse no começo deste artigo, este foi o motivo de escrevê-lo: o conjunto Diversão no Parque, onde uma minifigura será incluída, utilizando uma cadeira de rodas.

A novidade foi anunciada na Feira do Brinquedo, em Nuremberg, na Alemanha, e reforça a linha de pensamento da empresa: toda criança é capaz de construir o que quiser, utilizando blocos da marca, criados para qualquer criança sem distinção alguma.

O conjunto foi criado meses após o movimento #ToyLikeMe ser criado, solicitando às principais empresas do mercado que fossem criados brinquedos que contemplasse pessoas com dificuldades de mobilidade. E não é que deu certo? Agora, só nos resta aguardar a chegada do conjunto às lojas para conferir!

Figura Cadeirante - Lego e a Inclusão Social

Espero que vocês tenham gostado! Até a próxima!

________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário