NEWS!

Materiais metálicos podem matar bactérias?

Materiais metálicos podem matar bactérias?

A pandemia do novo Coronavírus, que causa a doença respiratória Covid-19, trouxe à tona uma questão que merecia pouca atenção do público e também de especialistas: a sobrevivência de vírus e bactérias em diferentes superfícies dos materiais.

Aos poucos, os especialistas começaram a estudar e analisar diversas superfícies, principalmente metálicas, em determinadas condições. E, no caso das superfícies metálicas, que estão em grandes quantidades dentro de ônibus e metrôs, a solução pode ser simples e barata.

Vamos entender?

Pesquisadores que trabalham na área da Engenharia na Universidade Purdue, nos Estados Unidos da América (EUA), criaram um método de tratamento a laser que transforma qualquer superfície de metal em um verdadeiroexterminador de bactérias, apenas dando à superfície do metal uma textura diferente. 

A aplicação deste laser cria rugosidades que, embora não sejam detectadas em escala macroscópica, torna a superfície possível e segura de se passar a mão sobre o metal que o mesmo continuará lhe parecendo liso. Além disso, este processo é suficiente para perfurar as bactérias, levando-as à morte.

A técnica matou imediatamente superbactérias, como a conhecida MRSA, que se tornaram resistentes a diversos antibióticos existentes e vendidos em todo o mundo.

Depois de testar o método de tratamento a laser em amostras de cobre, a equipe começou a aplicar a tecnologia nas superfícies de outros metais e também de polímeros, pois são materiais que estão em grande quantidade em quase todos os lugares e muita aplicações humanas.

O objetivo é reduzir os riscos de crescimento bacteriano e formação de biofilmes em dispositivos como implantes ortopédicos ou curativos aplicados à feridas crônicas. Além disso, este tratamento também torna as superfícies mais hidrofílicas (superfícies que se tornam repelentes à água).

Isso é uma boa notícia para implantes, já que superfícies assim permitem que as células se fixem mais fortemente, melhorando a integração do implante com o tecido biológico.

Infelizmente, a técnica ainda não funciona contra os vírus, como o causador da Covid-19, porque esses patógenos são muito menores do que as bactérias, mas as pesquisas buscam uma solução.

Uma pesquisa que pode salvar muitas vidas!

 _____________________________________________________________________________

Referência: Inovação Tecnológica e Artigo Hierarchical Micro/Mesoporous Copper Structure with Enhanced Antimicrobial Property via Laser Surface Texturing. da Advanced Materials Interfaces.

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário