NEWS!

Conheça a Bateria de sódio e sua importância

Conheça a Bateria de sódio e sua importância

Enquanto o elemento químico lítio é ainda considerado caro e suas fontes são restritas à minas em poucos países, a água do mar, com muito sódio, é abundante e bem distribuída. Vamos entender essa relação?

Essa é uma das razões pelas quais uma bateria composta por íons de sódio  (obtido com o sal da água marinha) parece ser muito mais interessante para um mundo cada vez mais eletrificado do que as atuais baterias de íons de lítio. Além disso, outra vantagem é que as baterias de sódio dispensam o cada vez mais caro cobalto, ainda necessário nas baterias de lítio.

As bateria de íons de sódio (Na-íon) ainda estão em desenvolvimento, e os pesquisadores estão trabalhando para aumentar sua vida útil, reduzir o tempo de carregamento e fabricar baterias que possam fornecer mais watts para nossos dispositivos eletrônicos e elétricos.

A equipe da pesquisadora e professora Dorthe Ravnsbaek, da Universidade do Sul da Dinamarca, conseguiu agora fabricar eletrodos para as baterias de sódio usando apenas materiais comuns e baratos, como ferro, manganês, fósforo, entre outros.

A novidade deste material que está sendo desenvolvido é a adição do elemento manganês, que não apenas aumenta a tensão da bateria (em volts), mas também aumenta sua capacidade, gerando mais potência elétrica (em watts). Isso ocorre porque as transformações que ocorrem no nível atômico durante a descarga e a carga são significativamente alteradas pela presença do elemento químico manganês.

Segundo a pesquisadora e professora Dorthe Ravnsbaek:

Efeitos semelhantes foram observados em baterias de íons de lítio, mas é muito surpreendente que o efeito seja retido em uma bateria de íons de sódio, uma vez que a interação entre o eletrodo e os íons de sódio são diferentes da bateria com íons lítio.

E é aqui que entra o papel do manganês, por exemplo. Entretanto, este elemento químico ainda não resolve o problema do tamanho das baterias de íons de sódio, já que tem sido muito difícil miniaturizá-las.

Mesmo assim, este novo tipo de bateria continua sendo a preferida quando o assunto é o armazenamento de energia para lidar com a intermitência das fontes renováveis, com as chamadas baterias líquidas para armazenar a energia gerada pelas fontes eólica e solar.

_____________________________________________________________________________

Bibliografia: Inovação Tecnologica e artigo: Reducing Transformation Strains during Na Intercalation in Olivine FePO4 Cathodes by Mn Substitution.  Revista: Applied Energy Materials DOI: 10.1021/acsaem.9b01560

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário