NEWS!

FIFA 21, Uma Experiência Que Continua Divertida E Renovada com A Nova Geração

FIFA 21, Uma Experiência Que Continua Divertida E Renovada com A Nova Geração

A primeira coisa que está em nossas mentes quando inicializa um jogo pela primeira vez é o aumento esperado na fidelidade visual, particularmente quando se trata de games  semelhantes. A nova versão FIFA 21, que está presente também na nova geração de consoles, usa uma renovada modelagem de cabelo “baseada em fios” para recriar os cortes de cabelo dos jogadores, mecha por mecha, até as sobrancelhas e pelos faciais. Os resultados são impressionantes, especialmente quando você vê fios de cabelo individuais se movendo independentemente uns dos outros quando um jogador corre, mas isso não é algo que você vai notar fora dos replays e comemorações de gols. Vamos conversar um pouco sobre?

Isso também se aplica às outras adições de próxima geração do FIFA 21. Os músculos da coxa do jogador se flexionarão de forma realista quando ele estiver dando um chute, desistindo de um passe ou aterrissando depois de uma cabeçada, e a bola vai até mesmo se comprimir contra o pé de um jogador quando ele mandar um chute forte para o gol adversário.

Tudo isso é visualmente impressionante, mas não é algo que você vai notar sem dar um zoom nos replays.

FIFA21 Imagem Inicial scaled - FIFA 21, Uma Experiência Que Continua Divertida E Renovada com A Nova Geração

Sobre FIFA 21 na nova geração de consoles

No FIFA 21, os jogadores se sentem mais vivos, no entanto, quer estejam puxando as meias, enxugando o suor da testa ou fazendo algumas bizzarices. Esses aspectos de humanização são mais perceptíveis na ação momento a momento de cada mechas de cabelo flutuantes e músculos flexionados. Quando combinado com a nova EA Sports Game Cam e novas celebrações mais dramáticas, o FIFA 21 de última geração parece uma transmissão de TV genuína. Mas essa é a ideia!

É lógico que houve algumas mudanças na jogabilidade também, embora sejam melhorias sutis construídas sobre uma base familiar. A versão de próxima geração é um pouco mais suave em comparação com suas similares da agora geração passada, graças à adição de novas animações vinculadas. Esse movimento natural essencialmente reduz as instâncias anteriores de movimento robótico, fazendo os jogadores darem toques contextuais na bola que são mais autênticos e humanos.

Se você estiver jogando no PlayStation 5, pelo menos obterá o benefício adicional do feedback tátil do controlador DualSense e dos gatilhos adaptativos. Se você acertar um chute bem forte com um jogador canhoto, você sentirá o lado esquerdo do controle em ação também. A resistência do jogador, por sua vez, é transmitida por gatilhos que oferecem mais sensibilidade nos últimos estágios de uma partida, conforme a preparação física começa a diminuir e o cansaço é notório.

O game parece mais realista, e isso tem o efeito indireto de aumentar um pouco a capacidade de resposta, mas a ação em campo do FIFA 21 ainda é praticamente a mesma do FIFA 20.

FIFA21 Imagem 1 - FIFA 21, Uma Experiência Que Continua Divertida E Renovada com A Nova Geração

Não há nada particularmente inovador em qualquer uma dessas novas adições, além de alguma utilização divertida dos recursos impressionantes do controlador DualSense. Se você gosta da versão atual do FIFA 21, também vai gostar da próxima geração, pois mantém a paridade de recursos enquanto traz novas melhorias visuais, garantindo que não há razão para não tirar proveito da atualização gratuita.

Com os consoles da nova geração, FIFA 21 parece que encerra uma era que foi definida pela crescente prevalência de micro transações e os modos de jogo projetados em torno delas, e continua nessa linha, pois o modo Ultimate Team ainda está na frente e no centro como a principal atração para muitos jogadores. O game deste ano também é a versão mais robusta do FIFA na história das séries, pois o modo Volta Football foi expandido após a estreia no ano passado, o Modo Carreira finalmente recebeu algumas novidades muito necessárias e há até novas maneiras de jogar o Ultimate Team. Nada disso é revelador e permanece verdadeiro em campo, onde mudanças sutis no ataque tornam o jogo de futebol mais dinâmico, onde cada um desses aspectos moldam o FIFA para o futuro, ao mesmo tempo que garante o game interessante.

As últimas mudanças no game não são imediatamente óbvias quando você entra em campo pela primeira vez, principalmente porque o FIFA 21 não está tentando reinventar a roda. Em vez disso, novos recursos no ataque complementam as fortes bases do jogo do ano passado, com a capacidade de resposta do jogador e os passes também passando por pequenos ajustes. Há um imediatismo em tudo o que você faz que torna a execução de movimentos de ataque radicais uma alegria de executar. O passe foi aprimorado, com menos ocorrências da bola errando o alvo pretendido. As bolas transversais também são mais eficazes quando se joga um corredor atrás da linha defensiva, com passes oportunos e incisivos conseguindo encontrar os pés dos atacantes em um ritmo mais consistente. Até mesmo o cabeceamento voltou com mais consistência.

Se você gosta da versão atual, também vai gostar do FIFA21, pois mantém a paridade de recursos enquanto traz melhorias visuais, garantindo que não há razão para não fazer a atualização gratuita.

FIFA21 Imagem 2 - FIFA 21, Uma Experiência Que Continua Divertida E Renovada com A Nova Geração

Esses ajustes de jogabilidade melhoram os pilares centrais da ação em campo do FIFA 21, enquanto novos recursos marcantes, como o Agile Dribbling, elevam sua criatividade e dinamismo de ataque. Esta nova técnica de drible dá a você maior controle quando confrontado com um zagueiro, aumentando a velocidade e a capacidade de resposta do jogo de pés do seu jogador. Além disso, é projetado para ajudá-lo a manter a posse de bola e criar espaço em situações de um contra um, onde jogadores que se destacam nesses momentos, como Lionel Messi e Bernardo Silva, são mais adeptos do drible ágil do que outros, utilizando mudanças bruscas de direção e um toque delicado para escapar das garras dos defensores. Pode ser uma ferramenta poderosa aos pés dos melhores dribladores do esporte, mas também há uma curva de aprendizado palpável que se aplica ao seu uso com sucesso e consistência. Depois que você pega o jeito, no entanto, há poucas sensações melhores no FIFA 21 do que ser capaz de atrair um adversário para perto antes de passar a bola além da perna estendida e correr em direção ao ataque na “avenida” criada.

Este maior grau de controle é evidente em todas as outras novidades do FIFA 21 também. Você sempre foi capaz de instruir seus companheiros de equipe a fazer corridas fora da bola, mas esses sprints para frente eram sempre estáticos, com os jogadores apenas sendo capazes de invadir o campo em linha reta. Essa habilidade ainda existe no FIFA 21, só que agora você também tem a opção de escolher a direção em que correm. Isso é incrivelmente útil para mover seus companheiros de equipe para posições perigosas para receber um passe ou para arrastar os defensores para fora da posição e criar espaço para você mesmo. O bloqueio do jogador é outra função dessa habilidade, permitindo que você mantenha temporariamente o controle de um jogador após passar a bola para um companheiro de equipe. Isso permite que você se mova no campo ou corra além da linha de defesa antes de instruir a Inteligência Artificial (IA) para passar a bola de volta para você. Pode ser um pouco arriscado deixar a posse de bola aos pés da IA, mas seus companheiros de equipe geralmente são bons o suficiente em manter a bola, desde que você não fique muito tempo.

Por falar na IA, o posicionamento de personalidade é outro novo recurso projetado para permitir que jogadores de classe mundial se destaquem com o uso de movimento inteligente e tendência para encontrar espaço. Isso essencialmente aumenta a importância do atributo de consciência posicional, criando uma lacuna entre o melhor e o resto no que diz respeito à maneira como certos jogadores se movem pelo campo. Os atacantes de ponta, por exemplo, têm menos probabilidade de sofrerem impedimento, sendo capazes de segurar suas corridas e penetrar na linha de defesa no momento certo, enquanto os alas, por sua vez, vão voltar para ajudar seu zagueiro. Outros jogadores encontrarão espaços entre as linhas para iniciar os ataques, enquanto os principais defensores são capazes de fechar as pequenas áreas e ler o perigo de forma mais eficaz.

Depois que você pega o jeito, há poucas sensações melhores no FIFA 21 do que ser capaz de atrair um adversário para perto antes de passar a bola além da perna estendida e correr em direção ao ataque.

FIFA21 Imagem 3 - FIFA 21, Uma Experiência Que Continua Divertida E Renovada com A Nova Geração

A defesa não foi completamente negligenciada no FIFA 21, embora a grande maioria das novas adições visam infundir o lado atacante do jogo com mais controle, criatividade e dinamismo. A arte de defender não mudou muito desde o FIFA 20, especialmente quando se joga contra outros jogadores online. A estratégia testada e confiável de manter o controle sobre um meio-campista defensivo ainda é o melhor curso de ação, a menos que você tente um ataque com um de seus zagueiros e deixe muitos espaços para trás para o adversário.

Os dribles são um pouco mais consistentes na recuperação da posse de bola, mas com o dilúvio de opções disponíveis para os jogadores atacantes, o FIFA 21 ainda promove cautela na defesa. Um sistema de colisão de jogadores reinventado cria interações mais suaves em todo o campo, então pelo menos você não precisa se preocupar em sofrer gols porque toda a sua defesa e o goleiro caíram um sobre o outro. Os jogadores agora têm os meios para pular sobre os jogadores caídos. Os tiros de bloqueio também se tornaram mais pronunciados, permitindo que você se concentre em permanecer na frente da oposição em vez de arriscar um ataque potencialmente catastrófico.

Com tudo isso, felizmente, para muitos players, o Ultimate Team permaneceu quase inalterado em relação ao game do ano passado, mas o modo cooperativo é uma adição bem-vinda. Agora você pode se juntar a amigos e ganhar progresso semanal em Division Rivals e Squad Battles. Há também novos objetivos específicos de cooperação que são incluídos na versão FIFA do passe de batalha, recompensando você e seus amigos por jogarem juntos. Mesmo que você não jogue o Ultimate Team, o modo cooperativo dá a você a oportunidade de interagir em um ambiente potencialmente menos frustrante.

Apesar das mudanças, ainda há uma grande lacuna de habilidade associada à defesa, pois se você está procurando um futebol de ataque de alta qualidade e muitos gols, o FIFA 21 acerta, mas é fácil ver problemas e fragilidade no sistema defensivo.

FIFA21 Imagem 4 - FIFA 21, Uma Experiência Que Continua Divertida E Renovada com A Nova Geração

Quanto a outros modos presentes no game, o Volta Football foi expandido desde sua primeira aparição no FIFA 20. Este modo único é essencialmente uma versão mais fundamentada do FIFA Street, trocando os estádios enormes por pequenos campos e enfocando os movimentos de habilidade. The Debut é um modo de história breve encontrado em Volta, atuando como uma introdução à marca de futebol de rua do FIFA 21. Existem cutscenes e o menor semblante de uma narrativa, mas encontrar qualquer substância é mais difícil do que colocar Cristiano Ronaldo no Ultimate Team. Vale a pena jogar apenas para desbloquear itens cosméticos e um jogador estrela no final, mas existem maneiras mais divertidas de interagir com o próprio Volta.

As “batalhas” em destaque são uma novidade notável, adaptando as de esquadrão do Ultimate Team com um toque do futebol de rua. Ao jogar e derrotar esquadrões controlados por IA, você acumulará pontos para desbloquear partidas contra times semanais especiais com recompensas exclusivas. Na primeira semana, por exemplo, você tem a chance de ganhar um kit do Liverpool e a estrela do PSG, Kylian Mbappe. Este último é obviamente mais emocionante, pois você pode inseri-lo em sua equipe no Volta. Esperamos que mais jogadores sejam adicionados a cada semana para lhe dar uma razão convincente para continuar.

Os novos recursos do FIFA 21 também aprimoram o futebol vistoso do modo Volta. O drible Agile funciona como uma maneira relativamente simples de realizar movimentos de habilidade, enquanto o novo sistema de bloqueio torna a defesa mais recompensadora. Também há uma variedade maior no Volta este ano, com várias configurações de partidas, seja 5v5, 3v3, paredes, sem paredes, goleiro rápido e assim por diante. Você vai jogar dentro dos limites de um campo de concreto em um parque público em Londres para se apresentar para os fãs em uma arena oficial coberta em Berlim. O tamanho do campo altera a maneira como você joga, pois os movimentos de habilidade se tornam menos necessários quando há espaço para passar para seus companheiros de equipe. As paredes também adicionam uma nova dimensão, dando a você a habilidade de ricochetear em suas superfícies planas, enquanto o tamanho das equipes o força a adaptar sua estratégia.

O FIFA 21 dá corpo ao Volta de maneiras significativas, transformando-o em um acompanhamento agradável que se tornará um produto básico do conjunto de modos de jogo da série.

FIFA21 Imagem 5 - FIFA 21, Uma Experiência Que Continua Divertida E Renovada com A Nova Geração

O modo carreira existe há mais tempo do que qualquer outro modo, mas também enfrentou as mais críticas por falta de mudanças e melhorias nos últimos anos. O FIFA 20 mudou o controle com a introdução de uma mecânica de moral rasa e entrevistas pré e pós-jogo revisadas, mas o FIFA 21 vai um passo adiante, adicionando uma série de novos recursos. O primeiro deles é um Interactive Match, no estilo Football Manager, e que dá a você controle sobre o resultado de cada partida, mesmo se você não jogar sozinho. Você pode simular qualquer partida e assistir em um ritmo acelerado. Existem prompts contextuais que permitem que você entre e controle os “momentos-chave”, como cobranças de falta e pênaltis, ou você pode optar por entrar e sair a qualquer momento. Se você decidir simular a partida inteira, você ainda pode fazer mudanças táticas informadas, uma vez que os dados da partida revelam os níveis de preparação física e a classificação de desempenho do seu jogador, então você ainda pode impactar a pontuação final.

O desenvolvimento do jogador foi reformulado com um sistema de crescimento renovado que permite alterar a posição dos jovens em sua academia para atender às necessidades da equipe. Quando se trata da primeira equipe, o treinamento também foi renovado, dando a você a opção de configurar sessões de treinamento em grupo que podem melhorar atributos específicos do jogador antes de uma partida, como a capacidade do atacante de finalizar grandes chances. Há um novo atributo de nitidez da partida que determina a probabilidade de os jogadores terem um desempenho nos momentos mais cruciais de uma partida. Você vai querer agendar cada sessão de treinamento para equilibrar a agudeza, preparação e moral do seu jogador, mas você ainda terá de tomar algumas decisões no dia da partida.

É importante dizer que, infelizmente, os minijogos de treinamento que você precisa jogar todas as semanas simplesmente não são muito divertidos, principalmente quando começam a se repetir. Não demora muito para você ficar tentado a simular cada um, mas mesmo isso é um pouco trabalhoso, já que você é forçado a abrir caminho em vários menus a cada semana de jogo. É muita navegação desnecessária para dois aspectos do gerenciamento do futebol que estão interligados, pois comprar jogadores ainda é uma tarefa desnecessária, já que você assiste as mesmas cenas não puláveis ​​repetidas vezes com todas as informações importantes.

Mas tudo isso torna o modo Carreira mais envolvido do que antes, forçando você a gerenciar seus jogadores semanalmente e garantir que seus melhores estejam prontos para jogar.

Por fim, o modo carreira ainda é um pouco bagunçado, mas é reconfortante que a EA tenha feito alguns movimentos adicionais para tentar renová-lo. Se você se cansar de treinar, o FIFA 21 ainda está repleto de outras coisas para se fazer, seja para ir às ruas de Paris para mostrar suas habilidades, entrar no Ultimate Team com um amigo, ou jogar uma temporada no Pro Clubs. Este é um pacote substancial sustentado por uma jogabilidade empolgante que coloca o ônus diretamente no ataque. Há momentos de frustração na defesa em que o equilíbrio não parece muito bom, mas fará você investir tempo para corrigir.

FIFA 21 está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series S|X, Xbox One, Nintendo Switch e Microsoft Windows.

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário