NEWS!

Os Simpsons de “A” À “Z”: Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Os Simpsons de “A” À “Z”: Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Olá, queridos leitores.

Hoje darei continuidade à série Os Simpsons de A à Z”. Neste post, falarei sobre mais fatos inéditos, curiosidades, personagens e influências de outros desenhos em “Os Simpsons” ou vice-versa. Vamos lá?

Bem, como tenho dito desde o primeiro post, Os Simpsons foi e ainda é a primeira série de animação transmitida com sucesso no horário nobre. E não é à toa, né? Não demorou muito para a série, que à princípio era para alcançar somente o público adulto, acabar alcançando, em pouco tempo, todo tipo de público. Antes deles, a série que era sucesso se chamava “Wait till Your Father Gets Home”, transmitida na década de 1970.  Durante a maior parte dos anos 1980, os especialistas acreditavam que séries desse tipo eram apenas para crianças e acabava saindo muito caro uma animação para atingir o nível de qualidade para um programa do horário nobre. Bom, não preciso dizer que Os Simpsons apareceu para mudar totalmente essa ideia. A série teve seus custos reduzidos, graças ao uso de estúdios sul-coreanos de animação para colorir, animar e filmar. O sucesso, somado à redução de gastos de sua produção, inspiraram outros estúdios a produzirem mais séries de animação. Na década de 1980 surgiram “South Park”, “Family Guy”, “King of the Hill”, “Futurama” e “The Critic”. Duas destas series fizeram uma homenagem aos Simpsons: South Park, no episódio “Simpsons Already Did It” e Family Guy, no episódio“The Simpsons Guy”.

Os Simpsons, na década de 1990, reinou como uma das maiores sátiras à cultura americana, com um humor crítico contra várias instituições. Por volta da terceira temporada, que, sem dúvida nenhuma, se tornou a maior comédia da década. Um fator, muito comentado por críticos, são as referências que “Os Simpsons “ faz à outras obras, através das imitações de cenas de filmes famosos. Porém, o que garante o sucesso na minha opinião, não são as críticas sarcásticas, nem as paródias com tons de comédia, mas, sim, o fato de a trama ser construída em torno de relacionamentos, situações e dilemas diários vividos não só pela sociedade americana, mas por todas as sociedades de uma forma geral. Isso dá credibilidade à série e a aproxima dos fãs, enquanto seres humanos, tão cheios de emoções, conceitos éticos e complexidades.

Momentos Históricos Resgatados…

No decorrer das temporadas, fora a influência sob outras séries, Os Simpsons parodiou cerca de 125 filmes e séries diferentes. Entre paródias e estereótipos de personalidades, algumas referências utilizadas resgatam alguns momentos históricos. Olhem só…

Selma, uma das irmãs de Marge, briga com os chineses, quando tenta adotar uma criança, mesmo sem ter marido. A imagem abaixo, faz referência ao homem que ficou conhecido como “O rebelde desconhecido”. Ele era mais um, entre tantos estudantes, que organizaram protestos, na Praça da Paz Celestial, em 1989.

paródia 01 300x116 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Fotografia do Protesto realizado na Praça da Paz Celestial, na China, 1989. Ao lado, reprodução na série Os Simpsons.

A cena de abertura, tradicional, com um sofá em frente à televisão, teve um toque especial somente nos episódios 8 e 9 da 14ª temporada, em homenagem à fotografia dos trabalhadores em um momento de descanso, na construção do Empire StateBuilding, em 1932.

paródia 02 300x114 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Fotografia simbolizando um descanso em meio à construção do Empire State Building, em 1932 e releitura na série Os Simpsons.

Uma referência ao histórico desastre do dirigível alemão Hindenburg, em Nova York, 1937, é feita quando Barney Glumbie acaba colidindo o dirigível da cerveja Duff. Esse desastre marcou o fim da era do uso do dirigível para transportar pessoas.

paródia 03 300x112 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Fotografia do desastre do dirigível alemão Hindenburg, em Nova York, 1937 e sua reprodução na série Os Simpsons.

A turma de Bart faz uma referência à inesquecível fotografia dos soldados hasteando a bandeira americana em Iwo Jima, durante a campanha contra o Japão Imperial, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

paródia 04 300x134 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

A turma de Bart faz homenagem aos soldados que hastearam a bandeira em Iwo Jima, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Milhouse se acaba em lágrimas ao ver adultos quebrando todos os brinquedos de Springfield. Essa cena faz referência à imagem de um cidadão francês impotente chorando ao ver a cidade de Paris tomada por nazistas, em 1940, durante a invasão alemã à França, na Segunda Guerra Mundial.

paródia 05 300x114 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Fotografia que retrata a impotência de um cidadão francês na tomada de Paris pelos nazistas, em 1940, na Segunda Guerra Mundial.

Abe Simpson (pai de Homer), em Woodstock, fazendo referência à uma famosa fotografia da Revista Life, retratando o histórico Festival de Woodstock, 1969, um marco do movimento cultural dos Estados Unidos.

paródia 06 300x122 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

E quem diria que o Vovô Simpson estaria no festival em Woodstock, parodiando uma fotografia da revista Life?

Lisa é beijada por um garoto vestido de marinheiro, após ganhar uma briga. A imagem faz referência ao “Beijo de NY”, quando um marinheiro beija uma enfermeira ao descobrir que a Segunda Guerra Mundial havia chegado ao fim, em 1945.

paródia 07 300x116 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Cena reproduzida a partir da fotografia de um marinheiro beijando uma enfermeira ao receber a notícia de que a Segunda Guerra Mundial havia terminado, 1945.

Um pedaço da colcha de ancestrais de Marge Simpson faz referência à famosa foto de um guerrilheiro no momento exato de sua morte durante a Guerra Civil Espanhola, em 1936.

paródia 08 300x130 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Fotografia que retrata as mortes trágicas da Guerra Civil Espanhola, reproduzida em uma colcha de retalhos,1936.

Embaixada americana na Austrália sendo evacuada, após Bart Simpson causar problemas com o país. É uma referência ao episódio conhecido como “A Queda de Saigon”, em 1975, momento dramático em que cidadãos de Saigon fogem às pressas, cercados pelas forças do Vietnã do Norte e que, na verdade, acabou sendo a maior derrota militar da história dos Estados Unidos.

paródia 09 300x110 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Fotografia que retrata o momento dramático em que cidadãos de Saigon fogem às pressas, cercados pelas forças do Vietnã do Norte, reproduzida na série Os Simpsons.

Como vocês podem ver, queridos leitores, são muitos os momentos marcantes reproduzidos na série. E não para por aqui! Em posts futuros abordarei os filmes e séries parodiados também!

Os Simpsons: Personagens de “A” à “Z”…

Como prometido, entre tantos personagens da série, aqui estão mais 10:

Helen Lovejoy: Mulher do Reverendo Lovejoy e a maior fofoqueira de Springfield. Em um episódio da 20ª temporada: “Wedding for Disaster” (traduzido como “Casamos de Novo”), o autor revela que Helen já teria sido um homem chamado Harold. Isso implica que Helen/Harold não é a verdadeira mãe de Jessica. Há boatos de que ela seria a madrinha de Lisa Simpson, mas isso ninguém conseguiu confirmar até hoje.

Herbert Powell: Herbert Kennedy Simpson Powell é o meio irmão de 40 anos de Homer. Dono de uma frustrada companhia de automóveis, ele concede a Homer a oportunidade de construir um carro que, após tantas sugestões abusivas, levou a companhia à falência.

Hiram Simpson: É um parente distante da família Simpson, que foi subornado com um par de sapatos novos pelo Cel. Burns, para que ele revelasse o paradeiro do escravo Virgill.  Sua aparência é idêntica a de Homer.

Howland Simpson: É o tataravô de Homer, mencionado brevemente pelo vovô Simpson na 6ª temporada.

Hugo Simpson: Hugo Jô-Jo Bouvier Simpson, na verdade, é um personagem fictício que só aparece no episódio “A casa da árvore dos horrores VII”. Ele é o filho de dez anos de Marge e Homer, irmão siamês de Bart. Quando ambos nasceram, D. Hilbert tinha uma teoria que o irmão da esquerda era o do mal. Assim, Hugo foi aprisionado no sótão da família. Porém, no final do episódio, descobre-se que ele era o filho do bem e Bart, o do mal. Dessa forma, Bart passa a ficar aprisionado no sótão. Mas, lembrem-se: é pura ficção!

Jackie Bouvier: Jacqueline “Jackie” Gurney Bouvier é a mãe de Marge. Desapontada por ela ter se casado com Homer, despreza-o todas as vezes que os visita. Já recebeu um pedido de casamento do Sr. Burns, mas não aceitou graças ao vovô Simpson. Seu nome é um trocadilho com a ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy, nascida Jacqueline Lee Bouvier.

Jenda Watson: É a futura namorada de Bart. Termina com ele e so reata porque ganhou uma bolsa de estudos em Yale, que era destinada à Lisa. Devido à escolhas feitas por Bart, Ela termina com ele novamente. No futuro, Bart tem dois filhos com ela. Aparentemente, ela também teve um caso com Todd Flanders.

Jessica Lovejoy: Foi uma paixão arrebatadora de Bart, mas perdeu tudo quando o acusou de roubo. É a filha rebelde do Reverendo Lovejoy e de Helen Lovejoy. Apesar de sua aparência doce e calma, ela tem uma certa tendência para o mal.

John Frink: Cientista e inventor que mora em Springfield e professor do Instituto Tecnológico. Possui QI de 197 e é considerado louco, tipo Professor Pardal. Está sempre inventando tralhas e estranhas e querendo resolver tudo com explicações científicas.

Judith Terwilliger: Conhecida, principalmente, por ser a mãe de Sideshow Bob, inimigo numero 1 de Bart Simpson. Uma conhecida e renomada atriz de sua época.

 

personagem 6 300x192 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Personagens E Curiosidades (Parte 4)

Da esquerda para a direita: Helen Lovejoy, Herbert Powell, Hiram Simpson, Howland Simpson, Hugo Simpson, Jackie Bouvier, Jenda Watson, Jessica Lovejoy, John Frink e Judith Terwilliger.

Mais curiosidades…

  • O nome de alguns personagens secundários, como Flanders, Lovejoy, Powell, Quimby e Terwilliger, foram inspirados nos nomes de algumas ruas de Portland, Oregon, cidade natal de Matt Groening;
  • O palhaço Krusty foi inspirado em Rusty Nails, um palhaço que Matt Groening viu quando era criança;
  • As iniciais de Matt Groening estão em Homer: o cabelo em cima da orelha é um “M” e a orelha é um “G”;
  • Existe um personagem homossexual na série, que foi revelado no episódio “There’s Something About Marrying” (“Há Algo Sobre o Casamento”, no português), trocadilho do filme “There’s Is Something About Mary” (“Quem Vai Ficar Com Mary?”, no português). A personagem é Paty Bouvier, uma das irmãs de Marge.

Bom, por hoje é só. Até o próximo post!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário