NEWS!

Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)

Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)

Fala, galera! Chegamos à terceira e última parte deste post comemorativo aos 20 anos de Resident Evil onde escrevi sobre os games Resident Evil 0, Resident Evil 6 e o novo Resident Evil 7, sendo o último, uma análise sem revelar muito sobre o enredo do jogo (sem spoilers), que está sendo lançado oficialmente HOJE!

Então leitores, vamos lá!

Resident Evil 0 HD Remaster (Lançado em 2016)

O game Resident Evil 0 é o único da série que relata os eventos que se sucederam na mansão de Raccoon City, antes de a equipe Alpha entrar em cena e apresentar ao mundo a dupla Jill Valentine e Chris Redfield. A trama retrata a novata da S.T.A.R.S. Rebecca Chambers (que surgiu como parceira e aliada de Chris no primeiro jogo) e o fugitivo Billy Coen, em uma história envolvendo a vingança de James Marcus contra a Umbrella. A principal característica do jogo é que, em vez de escolher um único personagem para jogar, o jogador controla os dois protagonistas simultaneamente durante a aventura toda. Ambos os personagens podem se mover juntos, com um personagem sendo controlado pelo jogador e outro pelo computador, ou dividir tarefas em áreas separadas, cada um ao mesmo tempo.

Mesmo quando controla seu próprio personagem, o jogador também pode controlar o outro personagem, com os movimentos dos botões. Entre os personagens, podemos dizer que Rebecca fica responsável por administrar produtos químicos com seu kit de mistura e cabe em espaços apertados, mas é mais frágil; já seu companheiro Billy pode mover objetos pesados, carrega um isqueiro (indispensável em quase todos os jogos da franquia) e suporta mais danos que Rebecca, porém, não pode misturar ervas (ao contrário dos jogos anteriores, onde qualquer personagem podia misturá-las). O jogo também acaba com a utilização de baús colocados em locais fixos para o jogador armazenar itens. Em vez disso, o jogador pode deixar itens no chão para dar lugar a novos; os locais onde foram deixados os itens são exibidos no mapa.

A história começa em 23 de julho de 1998 onde a divisão de elite do R.P.D, a S.T.A.R.S, time Bravo, é enviada para investigar uma série de terríveis assassinatos nas Montanhas Arklay, região do município de Raccoon. No caminho, o helicóptero do esquadrão sofre uma pane e é forçado a fazer um pouso na floresta. A equipe, então, se depara com um veículo militar tombado, onde há corpos mutilados de dois oficiais. Não muito longe dali, sob a ferrovia, uma locomotiva segue para seu destino. Os passageiros exaustos são surpreendidos por hordas de sangue-sugas mutantes, que aparentemente matam a todos e param o trem. Foi aí que a médica do esquadrão, Rebecca Chambers, que investigava a cena, encontra o trem estagnado, o Ecliptic Express.

Rebecca investiga os vagões e descobre que os passageiros se tornaram zumbis. Ela, então, depara-se com o único sobrevivente, o ex-tenente Billy Coen, homem condenado à morte que estava sendo transportado no veículo destruído. Os dois acabam formando uma aliança sem precedentes, para sobreviver ao episódio.

O trem novamente em movimento e desgovernado, segue direto para um abismo. Rebecca e Billy conseguem usar os freios e mudar sua rota para um túnel, mas o trem descarrila e os dois ficam presos em um laboratório secreto da Umbrella Corporation. Repleto de insetos gigantes, morcegos hostis e macacos mutantes, o lugar é a base de operações de um homem misterioso que parece estar envolvido com os terríveis acontecimentos nas montanhas. Então, Rebecca, que fora salva por Billy, pergunta se ele realmente era um criminoso que havia cometido genocídio. Ele conta como sua companhia fora até um aldeia no coração da África e todos os soldados receberam ordens para exterminar os moradores locais. Ele, porém, recusa-se e tenta impedir e, no final, como punição, ele leva a culpa toda sozinho.

Então, descobrem que o ex-operador da instalação de James Marcus, junto com Oswell E. Spencer e Edward Ashford, descobriram o vírus Progenitor que, quando combinado com o vírus ebola, criou uma tensão que, apesar de ser fotossensível, causou mutações rápidas. Ashford, originalmente, queria usar o vírus para ajudar os deficientes através de seus efeitos regenerativos, mas após sua morte, Spencer e Marcus começaram a pesquisar sobre seus pedidos de bio-armas, combinando-as com DNA sanguessuga que, provavelmente, levou à formação do T-vírus. Após um confronto com um morcego gigante dentro de uma igreja, Billy é atacado por um vírus de não-primatas infectados e se perde dentro de um laboratório subterrâneo. Enquanto procurava por ele, Rebecca luta contra um Tyrant, lançado antes de encontrar Billy em cima de uma passarela. Depois da luta, os dois finalmente vão encontrar Marcus. É revelado que Albert Wesker e William Birkin foram esquecidos com a causa da epidemia no Ecliptic Express e na mansão e que o verdadeiro culpado foi Marcus, um empregado da Umbrella, que operava a instalação, até seu assassinato por Wesker e Birkin, sob as ordens de Spencer. Durante seus últimos momentos, o seu animal de estimação, a sanguessuga rainha, entrou em seu corpo e reproduziu, exponencialmente ao longo de dez anos, para absorver seu DNA e lembranças com o propósito de trazê-lo de volta à vida. Marcus se dividiu em uma massa de sanguessugas, antes de perseguir Billy e Rebecca através do Centro de Treinamento da Umbrella Corporation.

Birkin ativa a auto-destruição do sistema com Leech Queen, enquanto, Rebecca e Billy continuam a lutar. Depois de ficar lesado devido à uma breve exposição à luz solar, o monstro é paralisado e uma entrada de carga para o laboratório é aberta quando o sol nasce. Billy Coen lança um revólver e Rebecca entrega o último tiro para o Leech Queen.

Finalmente, os dois fogem pela floresta até chegar à uma parada, em um penhasco sobre a Mansão Spencer. Eles saúdam um ao outro, depois Rebecca declara Billy “oficialmente morto”. Cada um vai à sua maneira: Rebecca vai em direção à mansão para se encontrar com os companheiros do Bravo Team, este fato conduz o jogador aos fatos de Resident Evil 1. Com isso, aparentemente, pode-se dizer que a verdadeira história de Resident Evil 1, é a do Chris Redfield, pois Rebecca Chambers só aparece quando jogamos com ele e, também, se dá o fato de que a história de Jill Valentine é alternativa. Algumas imagens:

16 300x225 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final) 2880219 resident evil 0 screens 11 bmp jpgcopy 300x169 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)Resident Evil Zero HD Capa 300x156 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)

Resident Evil 6 (Lançado em 2012)

O game Resident Evil 6 é produzido pela Capcom e, apesar do nome, é o nono jogo da série principal Resident Evil e foi lançado em 2 de outubro 2012, com o histórico encontro dos heróis Leon S. Kennedy e Chris Redfield.

A história é contada a partir das perspectivas de Chris Redfield, membro e fundador da Bio-terrorism Security Assessment Alliance (BSAA), traumatizado por ter falhado em uma missão; Leon S. Kennedy, um sobrevivente de Raccoon City e agente especial do governo; Jake Muller, filho ilegítimo de Albert Wesker e associado de Sherry Birkin; e Ada Wong, uma agente solitária com ligações aos ataques bio-terroristas pela Neo-Umbrella. Em um único jogo, Resident Evil 6 leva a história da série a um caso de bioterrorismo global.

Apesar de não ter sido bem recebido, tanto pela imprensa especializada como pelos jogadores, Resident Evil 6 vendeu mais de 5.2 milhões de unidades, tornando-se no terceiro jogo mais vendido de sempre da Capcom, depois de Resident Evil 5 e Street Fighter II.

Os jogadores podem selecionar três campanhas interligadas por diferentes enredos. Uma quarta campanha fica desbloqueada depois do jogador ter acabado as outras três, as quais se joga com Ada Wong.

Os parceiros ou são controlados pela IA (inteligência Artificial) ou por multijogador online ou local. No modo campanha, o jogador pode permitir a entrada de outro à qualquer altura do jogo, sendo que os inventários de cada um são, agora, separados.

A história começa em 24 de dezembro de 2012, onde Jake Muller, um mercenário do Exército de Libertação da nação eslava meridional de Edonia e filho do bio-terrorista Albert Wesker, foge das autoridades durante um dos ataques bio-terroristas. Jake cria uma parceria com Sherry Birkin, uma agente da Division of Security Operations (DSO) e sobrevivente de Raccoon City.

Ao mesmo tempo, Chris Redfield, capitão da BSAA e a sua equipe (incluindo o atirador furtivo Piers Nivans e o perito em demolições Finn Macaulay), lutam contra as Armas Bio-Orgânicas (BOWS) e contra os J’avo. No entanto são atacados por Ada Wong (que na verdade é sua clone Carla Radames), uma agente da Neo-Umbrella, que mata a maior parte da equipe BSAA, usando um dispositivo que injecta o recentemente desenvolvido vírus-C, transformando-os em monstros, exceto Chris e Piers. Como consequência, Chris abandona a corporação, passando a maior parte do tempo a beber num bar. Entretanto, a extração de Sherry e Jake de Edonia pela BSAA é sabotada por um BOW com o nome de código ‘Ustanak’, forçando o par a despenhar-se nas montanhas, onde eventualmente serão capturados por Carla e feitos prisioneiros.

Em Junho de 2013, o presidente dos Estados Unidos, Adam Benford, decidiu revelar a verdade por trás do que aconteceu no incidente de 1998 na cidade de Racoon, com a esperança de acalmar o atual ressurgimento de atividades bioterroristas. Junto a ele está o seu amigo pessoal, agente e sobrevivente do incidente, Leon S. Kennedy, junto com a sua nova companheira Helena Harper, mas quando o local onde se encontram sofre um ataque bioterrorista, Leon é forçado a confrontar o presidente, agora infectado, e acaba por matá-lo. Helena leva Leon até à Catedral de Tall Oaks, no centro do surto de zumbis, com a intenção de salvar a sua irmã Deborah. Quando conseguem chegar, sua irmã já tinha sido infectada com o vírus-C, forçando o par a matá-la.

Pelo caminho, encontram a verdadeira Ada e Helena acaba por revelar a Leon que ela foi chantageada pelo assessor da Segurança Nacional, Derek Clifford Simmons, para o ajudar no assassinato do Presidente Benford. Helena também revela a ligação de Simmons com a Neo-Umbrella. Pouco depois de escaparem da Catedral, Tall Oaks é destruída por um ataque aéreo. Leon e Helena, então, decidem perseguir Simmons até Lanshiang na China, enquanto fingem as suas mortes, com a ajuda de Ingrid Hunnigan. Jake e Sherry conseguem escapar do cativeiro em Lanshiang. Chris volta para a BSAA com Piers e recruta uma nova equipe, chegando a Lanshiang sob a ameaça de um ataque bio-terrorista. Ele se recupera de sua perda de memória, causada por trauma físico durante a missão na Edonia, e parte numa vingança contra Carla, resultando em várias mortes na sua equipe. Quando Chris e Piers finalmente cercam Carla, Leon intervém ; pensando que ela era a verdadeira Ada. Depois de serem informados por Leon, Chris e Piers perseguem Carla até um porta-aviões, destruindo mísseis carregados com o vírus-C, enquanto um assassino, aparentemente, mata Carla.

Leon, Helena, Sherry e Jake confrontam Simmons com relação ao seu envolvimento nos focos da doença, enquanto um J’avo aplica uma vacina do vírus no pescoço de Simmons. Então, Sherry, secretamente, entrega a Leon os dados médicos de Jake, para o caso de ser capturada. Leon e Helena encurralam Simmons em cima de um comboio, onde este confessa que matou o Presidente para o impedir de revelar a verdade sobre Raccoon City, o que levou a que os Estados Unidos perdessem a sua autoridade. Então, Simmons vira um monstro. Os dois derrotam um Simmons mutante enquanto Sherry e Jake são capturados. Ao tentarem sair da cidade, Leon e Helena são avisados por Chris que um míssil foi lançado, mas que é tarde demais para o parar. Leon então revela a Chris a verdadeira identidade de Jake e ambos (Chris e Piers) partem para uma remota plataforma petrolífera, na tentativa de resgatar Jake e Sherry. Com a ajuda da verdadeira Ada, Leon e Helena finalmente conseguem matar Simmons, antes de escaparem com as provas dadas por Ada sobre os crimes de Simmons, provas essas que também inocentariam Helena.

Na plataforma petrolífera, Chris e Piers dirigem-se para níveis inferiores, e conseguem libertar Jake e Sherry, antes de prevenirem um ataque em larga escala de BOW, a partir daquela localização. Quando se encontram por instantes, Jake tenta matar Chris, mas resiste à tentação, dizendo que há coisas mais importantes do que a sua sede de vingança. Jake e Sherry conseguem matar ‘Ustanak’ durante a fuga, e recuperam uma boa provisão de vacinas contra o vírus-C, enquanto Chris e Piers lutam contra Haos, o anfitrião BOW. Gravemente ferido e numa tentativa desesperada de salvar Chris, Piers injecta-se com uma amostra do vírus-C, para ajudar a mudar o rumo que a batalha estava a ter, derrotando Haos temporariamente antes de evacuarem. Consciente de que a mutação iria piorar, Piers sacrifica-se a si próprio ao empurrar Chris para um barco de evacuação e assegurando-se da destruição da base da Neo-Umbrella.

É revelado que Ada Wong, que interage com Chris e Piers, é realmente uma cientista chamada Carla Radames. A verdadeira Ada Wong estava ajudando Leon e Helena a matar Simmons e, após isso, ela destrói o laboratório da Neo-Umbrella em Langshiang. Apesar de considerada falecida, Carla tenta um último ataque contra a verdadeira Ada, depois de ter injetado em si mesma uma dose muito forte do C-vírus, mas é morta. Leon e Helena lutam contra Simmons uma última vez e Ada chega ao laboratório onde o seu clone foi desenvolvido e destrói tudo. Em seguida recebe uma chamada de alguém, aceitando uma nova missão.

Leon e Helena estão dispensados de qualquer missão; Jake começa uma nova vida a lutar contra BOWs num país subdesenvolvido, com a sua verdadeira identidade protegida pela BSAA; Chris continua na BSAA a liderar uma nova equipe e tenta superar a sua culpa. Algumas imagens:

re6 300x180 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final) Resident Evil 7 E3 Rumor 760x428 300x169 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final) ResidentEvil6 300x188 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)1201.2092 Resident Evil 6 300x104 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)

Resident Evil 7 (Lançamento em 2017)

Sobre Resident Evil 7, que está sendo lançado mundialmente e oficialmente HOJE, escrevi algumas curiosidades e um pouco da sinopse do game, mas sem revelar detalhes que comprometam a imersão e diversão de quem for jogar. Vamos lá:

1 – O game foi anunciado durante a E3 2016 depois de vários rumores.

2 – No mesmo dia da conferência da E3, uma demonstração foi lançada na PlayStation Store para os assinantes da PlayStation Plus. A demo, intitulada Resident Evil 7 Teaser: Beginning Hour, permitiu aos jogadores controlar um cinegrafista de um reality show paranormal, enquanto ele explora uma mansão agrícola na região rural dos Estados Unidos e sua tentativa de escapar do local, depois que seus colegas foram assassinados por um ocupante desconhecido. A Capcom revelou posteriormente que o teaser é uma experiência independente e não um segmento do jogo final. Os personagens e cenário não farão parte do jogo, mas o conteúdo serviu para demonstrar a direção que a equipe de desenvolvimento decidiu adotar.

3 – Resident Evil 7 recebeu comparações com o teaser P.T. de Silent Hills, jogo de terror cancelado da Konami, mas a Capcom aponta que Resident Evil 7 iniciou o desenvolvimento antes dessa demonstração ser liberada.

4 – A principal polêmica se deu a fato de o jogo ser em primeira pessoa e não haver possibilidade para alteração para terceira pessoa, o que causou grande desconfiança por parte dos fãs e da mídia.

5 –  O desenvolvimento começou em 2014. O jogo é construído sobre um novo motor, chamado RE Engine, que inclui ferramentas de desenvolvimento em realidade virtual.

6 – Resident Evil 7 se passa após os acontecimentos de Resident Evil 6 “nos dias modernos”, e apresenta um novo protagonista chamado Ethan, que não tem as habilidades de combate como os protagonistas dos jogos anteriores. Ethan está na busca de sua esposa desaparecida, que o leva a uma mansão abandonada.

7 – Embora existam conexões com os jogos anteriores, personagens conhecidos não retornarão. O jogo se passar em uma mansão agrícola abandonada nos Estados Unidos. O título, que pela primeira vez contém os nomes da série “Resident Evil” e “Biohazard”, é dito ser uma pista para o que está por trás do enredo.

Um pouco sobre as demos disponibilizadas do game:

Beginning Hour

Em 14 de junho de 2016, pouco tempo após o jogo ser revelado, um teaser jogável chamado Resident Evil 7 Teaser: Beginning Hour foi liberado na PlayStation Store, exclusivamente para assinantes do PlayStation Plus.

A demonstração começa em uma casa abandonada em ruínas, onde é dado a um personagem desconhecido o objetivo de escapar do lugar. Ao explorar, o jogador encontra uma fita S-VHS que contém uma gravação datada de 30 de junho de 2017. A gravação foi feita pelo cinegrafista Clancy Javis, que juntamente com o produtor e o apresentador de um programa de televisão paranormal entram na mesma casa abandonada para fazer imagens para o seu show. O produtor explica que a casa pertencia à família Baker, que desapareceu há três anos. Ele também diz que havia rumores ruins sobre seu filho, Lucas. Quando o produtor do show desaparece, Clancy vai procurar ele, encontra-o sangrando, é atacado por alguém desconhecido e a gravação acaba. A demonstração volta para o presente, onde o personagem principal continua sua tentativa de encontrar uma maneira de sair da casa, até que ele é atacado por uma pessoa, cuja imagem aparece nas paredes da casa, dizendo-lhe “Bem-vindo à família, meu filho!”. Os detalhes do final variam levemente dependendo da ordem que o jogador explora a casa e interage com os objetos. A parte jogável da demonstração começa e termina com cenas de KITCHEN, que revela o destino de Clancy e do anfitrião do show, com eles sendo violentamente atacados por uma mulher de aparência monstruosa. Uma imagem de um helicóptero que pode ser encontrada no jogo tem o logo da Umbrella Corporation.

A Capcom revelou mais tarde que o teaser é uma experiência independente e não um segmento do jogo final, que terá um personagem principal diferente, mais variedade em seus ambientes e mecânicas adicionais, tais como o combate. Ele também acontecerá após KITCHEN e Beginning Hour. Em 1 de julho de 2016 a demonstração já tinha sido baixada mais de dois milhões de vezes. Mais tarde foi disponibilizada também para ser baixada no Xbox One. Uma atualização chamada de “Twilight Version” foi liberada em 15 de setembro de 2016, e deu acesso a novos quartos e itens para encontrar. Junto com a nova versão, a Capcom também lançou um trailer da versão final do jogo.

Lantern

Uma outra demonstração jogável chamada Lantern foi disponibilizada para os participantes da Gamescom 2016, como parte da divulgação do primeiro trailer da história do jogo. Ele faz uso de found footage e narrativa em primeira pessoa, mostrando uma jovem mulher com o nome de Mia,  escondendo-se de uma senhora de idade, agitada, segurando uma lanterna. A velha é Marguerite Baker, que foi mencionada pela primeira vez em Beginning Hour.

E sobre a sinopse de Resident Evil 7, liberada no site ESRB, responsável pela classificação dos jogos:

” Este é um jogo de survival-horror onde os jogadores assumem o papel de Ethan, um homem em busca da esposa desaparecida em uma mansão abandonada. De perspectiva em primeira pessoa, os jogadores exploram o ambiente e usam pistolas, escopetas, lança-chamas, explosivos e serra-elétrica para matar criaturas mutantes. O combate é acompanhado por tiroteios realísticos, gritos de dor, e efeitos exagerados de respingos de sangue. Enquanto jogadores progridem na história, cenas de diálogo podem ilustrar atos intensos de violência: o braço de um personagem é desmembrado por uma motosserra, a perna de um homem é arrancada de seu joelho com uma pá e um personagem é empalado através da face com uma pá.”

Algumas áreas também ilustram corpos mutilados com órgãos e vísceras expostos. Algumas imagens:

zxqpua8twxkmlqxru54j4a xk4e 300x169 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)resident evil 7b 300x169 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)CsYzZq3UAAAZnfH 1200x640 300x160 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final) yes resident evil 7 will have supernatural monsters too here w4a1 300x169 - Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 3 Final)

Após finalizar o game, os jogadores ainda terão algumas surpresas. A Capcom anunciou que lançará mais histórias para o game através de DLC’s. O primeiro deles, “Not a Hero” será lançado no segundo trimestre de 2017 e será gratuito. Outros DLC’s pagos serão lançados também, como “Ethan deve morrer”, “21″, “Filhas” e “Aniversário de 55 anos de Jack”.

Então, é isso pessoal! Espero que tenham gostado, sei que se fôssemos falar de todos os 20 anos haveria muita matéria para expor porque existe, além desses, muitos outros jogos da franquia, sejam eles capítulos numerados, sequências e spin off, além de animações ou filmes. Espero que estejam tão ansiosos como eu para jogar o novo Resident Evil  7.

Bem galera, por aqui terminamos a série e espero que tenham gostado. Abraços!

____________________________________________

*Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! é uma série de posts dividida em três partes onde o autor homenageia a famosa franquia Resident Evil e seu aniversário de 20 anos ocorrido em 2016. Em cada post, o autor descreve a história de cada jogo, abordando curiosidades e envolvendo seu lado NERD. ESTE É O TERCEIRO E ÚLTIMO TEXTO!

O primeiro pode ser acessado através do seguinte link: Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 1)

O segundo pode ser acessado através do seguinte link: Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 2)

É importante informar que o game Resident Evil 7, que está sendo lançado hoje, teve um tratamento diferente pelo autor desta obra. Como é um lançamento e, para não fazer spoiler, o game será o único desta série que teve uma descrição mais informativa e com curiosidades, NÃO revelando sua história completa e nem detalhes que estraguem a imersão.

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Miguel Gonçalves

É Autor do UniversoNERD.Net. Analista de Rede e gamer veterano nas horas vagas. Um apaixonado por games e por viver de maneira tranquila.