NEWS!

Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 2)

Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 2)

Fala, galera! Neste segundo post continuo a homenagem aos 20 anos de Resident Evil e escrevendo sobre a história e enredo dos jogos Code Verônica, Resident Evil 4 Resident Evil 5.

Espero que gostem e, no dia 24 de janeiro, sairá a terceira e última parte!

Resident Evil Code Verônica (Lançado em 2000)

O Resident Evil Code: Veronica, lançado no início de 2000 com exclusividade para Dreamcast, foi o primeiro passo da série nos consoles de 128 bits e é o quarto jogo dentro da cronologia principal. Em 2011, uma versão em HD foi lançada para PlayStation 3 e Xbox 360. O game é dividido em duas partes, onde na primeira o jogador controla Claire Redfield, sendo que o principal objetivo é escapar da ilha infestada pelo T-Virus; a segunda é assumida com o retorno de Chris Redfield à franquia, que deve encontrar sua irmã perdida.

A história começa três meses após Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis. Claire partiu para a Europa em busca de seu irmão, Chris. Seguindo pistas, ela acabou chegando até a filial de Paris da Umbrella, onde foi capturada e levada para a Ilha Rockfort, local que também era comandado pela empresa. A jovem é encarcerada, mas é libertada por Rodrigo Juan Raval, mesmo homem que a capturou, aparece durante a história e a liberta. Rodrigo justifica o estranho ato com a alegação de que o lugar está destruído e Claire, mesmo sem ele acreditar, precisa ter a chance de tentar escapar. Livre, a jovem inicia sua fuga.

A fuga dos dois seria muito mais complicada do que parecia, já que além de lidar com os zumbis e outras criaturas espalhadas pelo local, eles ainda entram em confronto com o excêntrico Alfred Ashford, patrono do local e que possui uma personalidade bastante distorcida. Não bastando isso, Claire ainda cruza com Albert Wesker, que todos imaginavam estar morto, mas que foi o responsável pelo ataque que resultou na infecção da ilha. Wesker “voltou dos mortos” com a intenção de roubar uma amostra do vírus T-Veronica, criado por Alexia Ashford, que estava em sono criogênico numa tentativa de seu organismo se adaptar à ferocidade do vírus. Além disso, ainda há o retorno de Chris Redfield, que chegou à Ilha, para encontrar sua irmã através de um e-mail enviado pelo Leon S. Kennedy informando que a jovem estava à sua procura e correndo perigo.

No caminho, ele encontra Rodrigo, que lhe informa da fuga da jovem. Após essa conversa, Rodrigo, que já estava gravemente ferido, é atacado por uma criatura e morre. Outro personagem aparece: Albert Wesker. O vilão não morreu e agora trabalha para uma organização rival da Umbrella. Wesker fez uma experiência em seu corpo que lhe deu habilidades sobre-humanas. Também foi ele que disseminou do T-Virus por Rockfort; seu objetivo era encontrar Alexia antes de seu despertar, pois a única amostra do T-Veronica está no corpo dela (Wesker desconhece que Alexander também foi infectado). Após um período de investigação pelo que restou da base, Chris consegue chegar à Antártida, usando um caça militar semelhante ao de Alfred. Quando chega na mansão dos Ashford, encontra Claire presa a uma espécie de casulo. Alexia aparece em seguida, dando sinais de completa loucura. Os dois temem por Steve e saem correndo atrás de Alexia, mas ela usa, mais uma vez, seu gigante tentáculo (que mais parece uma larva gigante) e destrói parte da escadaria do saguão, deixando Chris para trás. Ele pede a Claire que não se preocupe e corra para salvar Steve.

Claire reencontra seu parceiro inconsciente e preso a uma cadeira, quase que da mesma forma como Alexander ficava, com um enorme machado sobre seu corpo. Quando acorda, ele conta que Alexia lhe fez o mesmo experimento feito em Alexander. Segundos depois, Steve sofre os efeitos do T-Veronica quando usado à temperatura ambiente e torna-se uma criatura horrorosa, o que o faz perder a sanidade e partir para cima de Claire. Por pouco, a grade de contenção que selava a sala cai e salva Claire; no entanto, ela é atacada e presa por Alexia. Steve quebra a grade com o machado, mas quando vai golpear Claire, se recorda e ataca Alexia, a qual reage com um golpe fatal e foge em seguida. Steve volta a forma humana e pede perdão à Claire por não ter conseguido cumprir a promessa de fuga e, antes de morrer, diz que a ama.

Após esse evento, Wesker finalmente encontra Alexia no saguão e fala de suas ambições em relação ao T-Veronica. Alexia nega se unir a ele e inicia o processo de mutação avançada do vírus, transformando-se numa bela criatura e iniciando uma luta com o ex-STARS. Chris assiste a tudo escondido, mas acaba revelado e obrigado a lutar quando Wesker foge. Alexia sai derrotada, mas continua viva.

Chris volta a explorar a base e escuta o choro de sua irmã vindo de uma porta. Ele descobre que Steve está morto e Claire, presa pelo sistema de segurança. A única forma de desativá-lo é acionando o sistema de autodestruição da base que automaticamente destravará todas as entradas. Chris consegue acionar o sistema e tem 5 minutos para fugir. Quando ele encontra Claire, Alexia reaparece para um confronto definitivo. A única forma de derrotá-la é usando uma arma que acabe com sua reprodução celular, a anti-BOW (Anti-Biological Organic Weapon). Enquanto Alexia molda seu corpo, os dois irmãos acionam simultaneamente o carregamento de uma arma de segurança, a Linear Launcher, mas essa precisa de tempo para ser carregada. Chris diz para Claire ir na frente que ele cuidará de Alexia. Essa, ao receber um tiro, que salva a vida de Claire, sofre outra mutação que a transforma numa enorme libélula. Chris tem uma difícil batalha até Alexia se transformar na criatura. Nessa hora, a Linear Launcher é liberada e Chris consegue matá-la.

Quando se prepara para pegar o elevador, ele encontra Wesker atrás de Claire e inicia uma perseguição. Os três se encontram em um porto subterrâneo, ao lado de um submarino, aparentemente veículo de fuga do vilão. Wesker liberta Claire e diz que poderá fazer pesquisas com o vírus presente no corpo de Steve (Claire fica furiosa). Wesker demonstra que não está sozinho ao dizer que o corpo do jovem já foi recolhido. Chris, então, pede para Claire fugir antes que a base exploda, pois está pendente com o seu antigo chefe e não sabe se sobreviverá. Os dois iniciam uma luta em que Chris só consegue sair vivo porque solta uma corda, que libera diversas vigas de aço sobre Wesker; e uma explosão cria uma barreira de fogo entre os dois.

A explosão é um sinal de que a contagem regressiva está quase no zero, o que faz Chris sair em direção ao elevador de emergência e fugir com a irmã no caça. Claire pede para o irmão nunca mais deixá-la; ele pede desculpas e diz que agora é hora da Umbrella pagar por todos os seus crimes. Algumas imagens:

Resident Evil 4 (Lançado em 2005)

Planejado desde dezembro de 1999, Resident Evil 4 foi submetido a um longo processo de desenvolvimento, durante o qual quatro versões propostas para o jogo foram descartadas. O jogador controla o protagonista Leon S. Kennedy a partir de uma perspectiva em terceira pessoa. A jogabilidade centra-se na ação e nos tiroteios envolvendo multidões de inimigos em grandes áreas abertas. A câmera é colocada atrás de Leon, e amplia para uma visão sobre o ombro quando se aponta uma arma. Ao contrário dos jogos anteriores da série, há a adição de uma mira laser que adiciona uma nova profundidade ao apontar.

Resident Evil 4 recebeu aclamação da crítica, recebendo prêmios de Jogo do Ano em 2005 e foi visto como um sucesso multiplataforma que influenciou a evolução dos gêneros survival horror e de tiro em terceira pessoa. O jogo também foi pioneiro e popularizou a perspectiva de visão “sobre o ombro” em terceira pessoa. Desde então, tem sido amplamente considerado um dos melhores jogos de todos os tempos.

A história se passa seis anos após os acontecimentos de Resident Evil 2, onde Leon S. Kennedy era apenas um policial novato quando presenciou o tenebroso evento que aconteceu em 1998, na cidade de Raccoon City. Muito tempo se passou e Leon, finalmente, conseguiu deixar para trás as imagens daquele dia. Agora ele é um agente do serviço secreto norte-americano, responsável pela proteção da família presidencial.

Ashley Graham, a filha do presidente, é sequestrada na saída de sua universidade por uma organização desconhecida. A única pista é que teria sido vista em uma remota ilha do continente europeu. Agora, cabe a Leon resgatá-la, mas não imaginava uma nova imersão em um pesadelo que acreditava ter acabado.

Sendo assim o ex-policial, é enviado em uma missão para resgatar Ashley Graham. Ele viaja para uma aldeia rural na Europa, onde encontra um grupo de moradores violentos que dedicam suas vidas para os Los Illuminados (“os iluminados” em espanhol), o culto que sequestrou Ashley.

Na vila, Leon é capturado por seu chefe, Bitores Mendez, que injeta nele um parasita controlador de mentes conhecido como Las Plagas. Ele é mantido amarrado em um cativeiro juntamente com Luis Sera, um ex-pesquisador dos Illuminados. Os dois trabalham juntos para escapar, mas em seguida seguem caminhos separados. Leon descobre que Ashley está sendo mantida presa em uma capela, e consegue resgatá-la. Ambos fogem do local após Osmund Saddler, líder da seita, revelar seus planos de injetar uma substância (plaga) em Ashley para causar um desastre nos Estados Unidos quando ela retornar.

Leon e Ashley tentam se refugiar dentro do castelo de Ramon Salazar, um servo de Saddler, mas são atacados por mais Illuminados. Os dois são separados um do outro por armadilhas de Salazar. Enquanto isso, Sera procura por pílulas para retardar a infecção de Leon e Ashley, e, em seguida, acha uma amostra de plaga. Ele traz os dois itens para Leon, mas é morto por Saddler, que toma a amostra, enquanto as pílulas para suprimir a infecção permanecem na posse de Leon. Ainda no castelo, ele se encontra brevemente com Ada Wong, uma mulher de seu passado que o apoiou em toda a sua missão. Por fim, ele confronta e mata Salazar. Leon então descobre que Ashley foi levada para um centro de pesquisa em uma ilha vizinha e vai encontrá-la.

Leon descobre depois que um de seus ex-companheiros de seus anos de formação, Jack Krauser, está vivo e é responsável pelo sequestro de Ashley. Ada e Krauser estão trabalhando juntos para alguém relacionado a Umbrella e Krauser pretende matar Saddler quando ele tiver chance. Ele descobre os planos e ordena a Krauser para matar Leon, sabendo que não importa qual deles morra, pois ele iria se beneficiar. Após derrotar Krauser, Leon resgata Ashley, e eles removem as plagas de seus corpos usando um dispositivo radioterápico especializado. Leon confronta Saddler depois de ver Ada como seu refém. Com a ajuda dela, Leon mata Saddler e Ada leva a amostra. Ela, então, foge do complexo em um helicóptero, deixando Leon e Ashley para escaparem em seu jet-ski enquanto a ilha explode. Algumas imagens:

Resident Evil 5 (Lançado em 2009)

O jogo Resident Evil 5 foi lançado em março de 2009 e estabeleceu novos parâmetros para a série. Com gráficos em alta definição e jogabilidade aprimorada, o game traz uma trama que fecha diversos arcos da história dos jogos anteriores, ao mesmo tempo em que apresenta novos controles e uma nova jogabilidade, planejada para dois jogadores, que podem se unir tanto via internet, quanto offline, com tela dividida.

Resident Evil 5 é um jogo de tiro em terceira pessoa com uma perspectiva sobre o ombro. Os jogadores podem usar um grande número de armas como revólveres, espingardas, fuzis automáticos, fuzis de precisão e lançadores de granadas, além de realizar ataques corpo a corpo. O game teve uma recepção em grande parte positiva, apesar de ter sido frequentemente criticado por problemas com seus controles, além de receber queixas de racismo. Ele superou seu antecessor e tornou-se o jogo mais vendido da franquia.

A história se inicia cinco anos após os acontecimentos de Resident Evil 4. Chris Redfield, um ex-membro do Serviço de Resgate e Táticas Especiais (S.T.A.R.S.) e agora parte da Aliança de Avaliação de Segurança em Bioterrorismo (BSAA), é despachado para Kijuju, na África. Ele e sua nova parceira Sheva Alomar têm a tarefa de prender Ricardo Irving antes que ele venda uma arma bio-orgânica (BOW) no mercado negro. Quando eles chegam, descobrem que os moradores foram infectados por parasitas (os infectados são chamados de “Majini”) e os membros do time alfa da BSAA foram mortos.

Após este início, Chris e Sheva são resgatados pela equipe delta da organização, que conta com o mentor de Sheva, Josh Stone. Nos dados providenciados por este, Chris vê uma fotografia de Jill Valentine, sua antiga parceira, que é dada como morta após um confronto com Albert Wesker. Chris, Sheva e a equipe delta acurralam Irving, mas ele escapa com a ajuda de uma figura encapuzada. Wesker deixa documentos que levam os protagonistas para campos petrolíferos pantanosos, onde a negociação de Irving estava prestes a acontecer, mas eles logo descobrem que isso era uma distração criada por ele. Quando Chris e Sheva tentam se reagrupar com o time delta, eles encontram a equipe abatida por um BOW; Sheva não consegue encontrar Josh entre os mortos. Determinado a saber se Jill ainda está viva, Chris não relata o incidente para a sede.

Entrando no pântano, eles encontram Josh ferido, mas seguro, e rastreiam o barco de Irving com a sua ajuda. Ele injeta-se com uma variante do parasita, Las Plagas, e se transforma em uma besta enorme parecida com um polvo. Chris e Sheva o matam, e suas últimas palavras levam-nos para uma caverna próxima. O local é a fonte de uma flor utilizada para criar o vírus progenitor, que levou a produção do T-virus e do G-virus e agora usada para formar uma nova estirpe poderosa chamada Uroboros. Os protagonistas encontram evidências de que a Tricell, a empresa financiadora da BSAA, assumiu um laboratório subterrâneo que era da Umbrella Corporation e continuou sua pesquisa. Na instalação há milhares de cápsulas com cobaias humanas.

Embora Chris tenha descoberto que uma das cápsulas é de Jill e está vazia, quando eles saem, descobrem que a diretora executiva da Tricell, Excella Gionne, conspirava com Wesker para lançar mísseis com o vírus Uroboros em todo o mundo; é, finalmente, revelado que Wesker espera salvar alguns poucos escolhidos do caos da infecção para governá-los, criando uma nova raça humana. Chris e Sheva perseguem Excella, mas são interrompidos por Wesker e Jill, escravizada por um dispositivo de controle da mente em seu peito. Excella e Wesker escapam em um navio petroleiro da Tricell; Chris e Sheva lutam contra Jill e conseguem remover o dispositivo de controle. Depois de uma breve reunião, Jill pede para Chris seguir Wesker.

Os dois conseguem embarcar no navio e encontram Excella, que foge, mas deixa cair uma mala de seringas, guardadas por Sheva. Quando eles chegam no convés principal, Wesker anuncia através de um intercomunicador do navio que ele traiu e infectou Excella com o Uroboros. Ela se transforma em um monstro gigante e é morta pelos protagonistas. Jill entra em contato e diz a Chris e Sheva que Wesker deve tomar doses precisas e regulares de um vírus para manter a sua força e velocidade; uma dose maior ou menor iria envenená-lo. Sheva percebe que as seringas de Excella são doses da droga. Eles, então, seguem Wesker em um bombardeiro carregado com mísseis contendo o vírus Uroboros, injetando-o com doses adicionais. Wesker tenta escapar no avião, mas é impedido por Chris e Sheva, fazendo-o cair em um vulcão.

Enfurecido, Wesker se expõe ao Uroboros e persegue os dois ali dentro. Eles lutam com ele, e já enfraquecido, Wesker cai na lava. Chris e Sheva são resgatados por um helicóptero pilotado por Jill e Josh. Wesker ainda tenta arrastar o helicóptero para dentro do vulcão, para os protagonistas finalmente o matarem com dois tiros de lança-mísseis. Na cena final do jogo, Chris pergunta se a luta vale a pena. Olhando para Sheva e Jill, ele decide viver em um mundo sem medo. Algumas imagens:

Bem galera, por aqui terminamos a parte 2 desta homenagem. Logo mais,  estarei trazendo a terceira e última parte abordando aos jogos 6 e 7 da franquia. Abraços a todos!

____________________________________________

*Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! é uma série de posts dividida em três partes onde o autor homenageia a famosa franquia Resident Evil e seu aniversário de 20 anos ocorrido em 2016. Em cada post, o autor descreve a história de cada jogo, abordando curiosidades e envolvendo seu lado NERD. ESTE É O SEGUNDO TEXTO!

O primeiro pode ser acessado através do seguinte link: Feliz 20ª Aniversário Resident Evil! (Parte 1)

É importante informar que o game Resident Evil 7, que será lançado no dia 24 de Janeiro de 2017, terá um tratamento diferente pelo autor desta obra. Como é um lançamento e, para não fazer spoiler, o game será o único desta série que terá uma descrição mais informativa e com curiosidades, NÃO revelando sua história e nem detalhes que estraguem a imersão.

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Miguel Gonçalves

É Autor do UniversoNERD.Net. Analista de Rede e gamer veterano nas horas vagas. Um apaixonado por games e por viver de maneira tranquila.