NEWS!

Os Simpsons De “A” À “Z”: Uma Breve Introdução, Personagens Principais E Curiosidades

Os Simpsons De “A” À “Z”: Uma Breve Introdução, Personagens Principais E Curiosidades

Olá, Queridos leitores.

Hoje vou falar sobre um assunto que a maioria das pessoas gostam: a série “Os Simpsons“, famosa entre o público infantil, jovem e adulto. De verdade, não conheço quem não goste deles. Eu adoro! Vamos abordar, neste post, uma introdução sobre a série e os personagens principais e, no decorrer da mesma, outros assuntos como personalidades famosas que apareceram e ainda aparecem, alguns capítulos que abordam fatos históricos, algumas curiosidades, entre outras coisas. Espero que vocês gostem!

Vamos começar!

Bem, primeiro, gostaria de falar um pouquinho sobre a série, para quem não conhece.

The Simpsons (Os Simpsons, no Brasil e em Portugal), apesar de ter a classificação etária livre (com a exceção de 15 episódios, os quais não entrarei em detalhes agora, pois abordarei mais adiante), é uma série de animação adulta e de sitcom americana, criada por Matt Groening, para a FOX Brodcasting Company. Para quem não sabe, sitcom é um estrangeirismo utilizado para designar uma série de televisão, onde situações de comédia são encenadas, em ambientes comuns e familiares, com personagens comuns, nas mais diversas situações: escola, trabalho, festas de família, entre outras. Em geral são gravados em frente à uma plateia, caracterizada por risadas e aplausos e sua duração não passa de 30 minutos.

Voltando aos Simpsons, a série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, vivida pela família protagonizada por Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson e Margareth (Maggie) Simpson. A série se passa na cidade fictícia de “Springfield” e satiriza a sociedade norte-americana, seu estilo de vida, seus programas de televisão e vários outros aspectos da condição humana. O produtor James L. Brooks, de “The Tracey Ultman Show”, desejava incluir pequenas animações, antes e depois dos intervalos comerciais. Solicitou essa ideia à Matt Groening, que por sua vez, havia pensado em uma outra animação de sua autoria, chamada “Life in Hell”.

Figura 1 - Os Simpsons De "A" À "Z": Uma Breve Introdução, Personagens Principais E Curiosidades

No entanto, devido à problemas na rescisão dos direitos de publicação, Matt Groening resolveu criar sua própria família disfuncional, nomeando os personagens como os membros de sua própria família, substituindo seu próprio nome por Bartholomew (o conhecido Bart). O projeto transformou-se em um programa voltado para o horário nobre, após a exibição de três temporadas, tornando-se a primeira série da rede de TV a figurar entre os 30 programas mais assistidos, no período de 1989 e 1990.

Na série, alguns personagens de Os Simpsons, não revelam fisicamente sua idade. Outros revelam, mas a idade nunca muda, conforme o passar dos anos. Dessa forma, a trama do seriado é definida no ano em curso. Apesar disso, em alguns episódios, o autor deixa algumas informações à mostra, como por exemplo, no quinto episódio, da oitava temporada, “Bart After Dark”, onde Marge fala que viveu em Springifield por 34 anos. Alguns episódios depois, é dito que ela tem 38 anos. Outro fato que comprova esse “cronograma flutuante” da série é que a data de aniversário de Marge não é certa. Em um episódio é no mês de Maio. Porém, no episódio onde aparece o jogador de futebol Ronaldo, ela fala que seu aniversário é no mesmo dia do ex-jogador Pelé.

Homer Simpson, o pai, é inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield. Ele encara vários estereótipos cômicos: é rude, grosseiro, preguiçoso, às vezes incompetente, está muito acima do peso, porém, é bastante dedicado à sua família. Em seu trabalho, é bastante desastrado e comete inúmeros erros. Seu estado físico é deplorável e, além disso, ele está sempre envolvido em alguma confusão, criada por alguma atitude imatura de sua parte. Um ponto favorável é que ele tem um coração enorme, como por exemplo, no episódio onde ele doa um rim ao seu pai. É capaz de dizer frases brilhantes, entendidas como tolas, mas culturalmente ricas. É um bebedor compulsivo de cerveja, adora Donut’s, ver televisão o dia todo e dormir muito.

HOMER 300x111 - Os Simpsons De "A" À "Z": Uma Breve Introdução, Personagens Principais E Curiosidades

Marge Simpson, a mãe e esposa, é uma dona de casa estereotipada. Dedicada à família, está sempre preocupada em agradar Homer. Possui extremo cuidado de Maggie, a caçula, auxilia Lisa em seus estudos e em questões pessoais e está sempre defendendo Bart da fúria do pai ou preocupada em tirá-lo de confusões. É a típica imagem da dona-de-casa: sempre cuidando dos filhos e com o mínimo tempo para si mesma.

Marge 300x188 - Os Simpsons De "A" À "Z": Uma Breve Introdução, Personagens Principais E Curiosidades

Bart Simpson, filho mais velho, é um menino rebelde, desobediente, que tem más notas na escola. Seu comportamento o deixa, frequentemente, em problemas, que ele contorna usando um pouco de sua malandragem e astúcia. No decorrer da série, Bart é sempre descrito como tendo 10 anos de idade. Poliglota, habilidoso na bateria, com uma precisão absurda em disparos de arma de fogo, sabe dirigir (apesar da idade) e, como todos sabem, tem um certo gosto por “atrocidades”. Embora tenha notas baixas na escola, tem certa inteligência, perspicácia e opinião crítica. Assume, rapidamente, o papel de líder em qualquer situação.

Bart 300x127 - Os Simpsons De "A" À "Z": Uma Breve Introdução, Personagens Principais E Curiosidades

Lisa Simpson, filha do meio, 8 anos de idade, é uma menina extremamente inteligente, possuindo um QI de 159, um dos mais altos entre todos os personagens da série. É a mais jovem budista de Springfield e teve a oportunidade de fazer um discurso quando Dalai Lama visitou a cidade. Tem convicções políticas liberais e contestadoras, vegetariana por motivos éticos, feminista, ambientalista, apóia os homossexuais, defensora do movimento “Tibete Livre” e, apesar de ferquentar uma igreja cristã com a família, se tornou budista. Ela é fluente em italiano e muito habilidosa no hóquei sob o gelo.

Lisa 5 300x112 - Os Simpsons De "A" À "Z": Uma Breve Introdução, Personagens Principais E Curiosidades

Maggie Simpson, a filha caçula e, devido ao “cronograma flutuante”, é eternamente um bebê. Vive se metendo nas situações mais perigosas e inusitadas, porém, sempre é salva por outros personagens. Seu maior aliado é o barman Moe Szylask, que a livrou de situações complicadas. Ela atirou no Sr. Burns, no episódio “Who Shot Mr. Burns?” e eliminou alguns caras que tentaram matar Homer. Sabe tocar saxofone muito melhor que sua irmã, Lisa e consegue tocar o “Bailado do Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, no seu xilofone.

Maggie 4 300x117 - Os Simpsons De "A" À "Z": Uma Breve Introdução, Personagens Principais E Curiosidades

A estreia da série se deu no dia 17 de dezembro de 1989 e, até hoje, foram exibidos 618 episódios, dividido em 28 temporadas.  A 28ª temporada começou a ser exibida em 2016 e, a série, tornou-se a única com a maior duração sendo o programa de horário nobre há mais tempo em transmissão na história da televisão americana. Em 2007, um filme foi lançado, arrecadando mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo. Em 2016, a animação foi renovada até a 30ª temporada, tornando-se também, a série mais longa da história. Vamos aguardar e nos divertir com as próximas temporadas!

Para uma série do porte de “Os Simpsons” chegar ao horário nobre é preciso o envolvimento e comprometimento de uma equipe enorme. Estamos falando de diversos roteiristas, produtores, equipe de desenvolvimento, dubladores, equipe de animação e por ai vai. Cada episódio leva pelo menos 6 meses para sair do rascunho e virar a animação que conhecemos.

Mais algumas curiosidades…

  • O cantor norte-americano Tony Bennet foi a primeira celebridade convidada a aparecer como si mesmo em “Os Simpsons”. Fez uma breve aparição no 5º episódio chamado Dancin Homer, da 2º temporada.
  • Em 2014, o Zenit St. Petersburg, time de futebol russo, assinou um contrato com a 20th Century Fox, para poder utilizar Bart como mascote do clube.
  • Na abertura do programa, vocês já repararam qual é o valor a ser pago que aparece no caixa, nas compras da Marge? Se vocês nunca repararam, o valor é de US$ 847.63!
  • Matt Groening nomeou os personagens principais de Os Simpsons, com o nome de seus familiares mais próximos. Porém, o nome Bart é um anagrama para “Brat” (que significa “fedelho”, em inglês).
  • O sobrenome de todos os personagens da família Simpson começa com a letra “J”.

Este é só o primeiro post de outros que virão sobre o seriado “Os Simpsons”!

Agradeço a colaboração do meu amigo e parceiro do Projeto Universo NERDLukas Melo” pelas discussões durante a elaboração deste texto. Espero que tenham gostado!

Nos veremos em breve, com mais informações e curiosidades sobre o seriado!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.