NEWS!

Below: Intrigante e Misterioso

Below: Intrigante e Misterioso

O game Below, em desenvolvimento há certo tempo, cultivou uma sensação de mistério ao longo de toda a sua produção. A questão sobre o que este game é, exatamente, não desaparece quando você está jogando, pois é uma experiência que oferece instruções mínimas além do botão ocasional, e muitas das primeiras horas são gastas para descobrir como tudo se encaixa. Seu objetivo é simples o suficiente e descrito no próprio título do game, onde você está em uma ilha e precisa ir tão fundo abaixo da superfície quanto puder.

Como você faz isso lentamente se torna claro no decorrer da história, apesar de que chegar a qualquer sugestão de por que você faz esta viagem, demora muito mais tempo de fato.

Vamos tentar entender um pouco sobre Below

Este curioso game abre com uma longa e lenta cena de um barco chegando em uma ilha, sem nenhum contexto ou explicação. É uma introdução adequada para um jogo eletrônico que você vai querer levar em um ritmo moderado; desde o início, pois não há nenhum tipo de instruções, embora não demore muito para encontrar a lanterna no ápice da ilha e começar sua jornada pelo primeiro andar. A partir daí, é uma questão de explorar cada andar das profundezas, encontrar chaves para abrir as portas que o levarão mais longe, e administrar seus recursos e saúde ao lidar com uma série de dificuldades.

Sempre que você morrer, um barco diferente chegará à costa da ilha e você receberá um novo personagem descartável para realizar a missão. A câmera distante e os desenhos simples dos personagens significam que não há muito o que diferenciar cada “pessoa” que você controla, pois eles não são nomeados ou muito diferentes entre si. Além disso, o game nunca deixa claro como ou se eles estão conectados. Você começa cada vida armado com uma espada e um arco de caça, que pode ser usado para afastar quaisquer inimigos que encontrar, bem como uma única garrafa recarregável de água que é necessária para reabastecer o medidor de sede do seu personagem. A partir daí, cabe a você reunir os recursos necessários para sobreviver, derrotando inimigos, encontrando baús e explorando qualquer parte do mundo que esteja brilhando.

Ainda no início, você pode se sentir generoso com os “padrões” que encontrar, pois você precisará desbloquear vários atalhos à medida que avança, permitindo que pule para um nível mais profundo desde o início de sua próxima vida, e de modo que não precise percorrer todo o caminho de volta o tempo todo durante a história do game. Em pouco tempo, você desbloqueia a capacidade de ativar fogueiras como pontos de verificação de uso único, permitindo que retorne direto para eles com seu próximo personagem.

Descansar em fogueiras levará você a uma pequena sala onde poderá armazenar itens em excesso que o seu próximo explorador possa coletar se necessário, embora o espaço de armazenamento seja limitado.

Below figura1 - Below: Intrigante e Misterioso

Após o início do game, você perceberá que irá demorar um tempo para encontrar um inimigo que pode causar dano real, o que significa que armadilhas de “morte instantânea” são um perigo muito maior para os primeiros níveis, condicionando você a adotar uma abordagem lenta e cautelosa. Cada vez que você reaparece, o layout de cada andar terá mudado um pouco, com as posições das salas se alterando e o seu mapa, terá sido reinicializado. É essencial que você retorne ao local onde morreu pela última vez quando estava carregando sua lanterna, o que proporciona algum desafio, pois você poderá recuperar recursos de qualquer cadáver que deixar para trás. Entretanto, saiba que sua lanterna é absolutamente vital para o progresso.

Durante as primeiras horas, Below apresenta um bom equilíbrio entre a intriga de sua atmosfera e a natureza punitiva de sua mecânica. Infelizmente, o equilíbrio muda mais tarde, e a crescente dificuldade é compensada por condições adversas. Enquanto os primeiros andares são ricos em elementos essenciais, permitindo que você explore os enxames de morcegos para a carne e os inimigos que derrubam pedras preciosas que alimentam sua lanterna, os andares posteriores são mais miseráveis e desafiantes. De fato, reunir recursos de baús e inimigos é importante, pois há um sistema de criação que permite combiná-los para montar armas e outros itens, mas tais recursos dependem de qual andar você estará explorando.

No decorrer do game, cada reinicialização envolverá uma readaptação de como saltar para um nível mais baixo sem os recursos necessários para manter seu personagem alimentado e, sem recuperar a lanterna de onde você morreu pela última vez, pode tornar o obketivo desastroso. As áreas que você pode usar para coletar recursos precisam de luz para que você possa evitar as armadilhas plantadas, e embora você possa criar tochas de uso limitado, isso não fará muito bem em fases posteriores onde a lanterna se torna essencial.

Fique atento(a), pois não é incomum acabar com um inventário cheio de itens que não podem ser combinados ou usados ​​para absolutamente nenhum propósito na história do game.

Below figura2 final - Below: Intrigante e Misterioso

O seu ritmo pode variar dependendo da sua paciência, mas este não é um caso em que o mistério do funcione a serviço do combate. As principais emoções vêm da descoberta de novas coisas e quando você é forçado a repetir as mesmas seções várias vezes, a dificuldade aparenta ser excessiva e desnecessária. O combate simplesmente não é interessante o suficiente para fazer as seções difíceis valerem a pena, e quando inimigos podem causar dano extremo com um único golpe, requer que você use recursos essenciais.

Os andares posteriores pedem que você jogue de forma diferente em relação aos anteriores. De repente, você precisará continuar se movendo. O senso de mistério do presságio do game começa a se dissipar também, já que as mecânicas se revelam descomplicadas e o design de arte do game conta com algumas partes confusas. Mas no geral, o design de arte e a imponente trilha sonora de Jim Guthrie são excelentes, mas se tornam muito mais difíceis de apreciar quando você está sofrendo com as seções mais tediosas.

Por fim, as exigências extremas de paciência e tolerância permanecem até o final misterioso do game. Mas apesar de sua estética garantida e os prazeres iniciais da descoberta, Below, se transformará em um trabalho árduo para todos, menos para os mais comprometidos dos jogadores.

Será você um dos jogadores que não precisarão ter um trabalho árduo?

Below figura4 1 - Below: Intrigante e Misterioso

Vamos conferir um trailer para melhor compreensão?

O game Below está disponível para Xbox One e Steam.

______________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário