NEWS!

Você Conhece O Projeto Braille Bricks?

Você Conhece O Projeto Braille Bricks?

Olá, queridos leitores. Vocês já ouviram falar no Braille Bricks? Hoje, convido vocês a conhecerem um pouquinho sobre. É algo incrível que vai ajudar e proporcionar a alfabetização à milhares de crianças com deficiência visual e seus benefícios vão muito além do que incentivar a imaginação dos pequenos.

Vamos conhecer o Braille Bricks?

O projeto Braille Bricks foi criado e desenvolvido pela Lew’Lara\TBWA (agência de publicidade fundada em 1992 por Luiz Lara e Jaques Lewkowicz e parte do grupo TBWA, desde 2008), para a fundação Dorina Nowil, que é especializada no atendimento à pessoas com deficiência visual.

O projeto consiste no uso de blocos de montar para auxiliar a alfabetização de pessoas com deficiência visual. Mais do que isso, esse brinquedo permite que as crianças com deficiência visual aprendam de maneira muito mais lúdica e mais integrada do que qualquer outro método.

O projeto foi premiado em vários festivais, inclusive o Cannes Lions, Festival Internacional de Criatividade. Mesmo assim, não foi contemplado pela gigante na produção de blocos de montar, desde 1934, LEGO, após ter sido inscrito no site www.legoideas.com. Apesar de ter ficado fora do interesse da empresa por 2 anos, agora está na mira da gigante e será implementado globalmente.

Em um primeiro momento, apesar da recusa do Grupo LEGO, isso não foi motivo para Felipe Luchi, sócio da agência e nem para a dupla de criação, Ulisses Razaboni e Leandro Pinheiro, desanimarem. O projeto foi disponibilizado por eles no site Creative Commons para que a campanha #braillerbricksforall fosse promovida. Isso quer dizer que durante 2 anos, o projeto ficou aberto para qualquer empresa ou instituição educacional que quisesse produzi-lo sem custos. A repercussão foi tão grande que até mesmo o governo norte-americano, do presidente Barack Obama (na época), apoiou a causa.

Não é novidade para ninguém que a proposta do Grupo LEGO, com as inúmeras variações de seu brinquedo, tem como objetivo incentivar a criatividade e a concentração dos pequenos.

Muito mais do que isso, ensinar conceitos de história, cultura, sociedade, entre tantos outros presentes em nosso dia-a-dia. Indo um pouco mais além, hoje, o LEGO tem sido usado até em Universidades, onde existem linhas que podem auxiliar os estudantes de design, robótica e mecatrônica a se aperfeiçoarem.

Porém, o formato de comercialização do Braille Bricks ainda não foi definido. A certeza é de que a LEGO aceitou a ideia do projeto e estará beneficiando inúmeras escolas e instituições. A essência do projeto é a inclusão social de crianças portadoras de deficiência visual, através da brincadeira e da criatividade instigada, uma vez que o ensino do Braille é extremamente difícil, além de existir a questão da falta de recursos, principalmente em instituições públicas.

O mais importante de tudo, praticar a inclusão social de uma maneira que proporcione um ambiente confortável não só às crianças com deficiência visual, mas também aos pais e às demais pessoas envolvidas no ambiente dessa criança…

… Confortável para ambos os lados e favorável à criança. Podemos dizer que esse é realmente um instrumento de inclusão social, como afirma a Especialista da Fundação Dorina Nowil, Eliana Cunha Lima, no vídeo abaixo:

x

Bom, para finalizar, vamos conhecer o projeto?

Os primeiros traços do projeto nasceram justamente da observação do alfabeto Braille. Se pararmos para observar bem, ele é semelhante à uma peça LEGO, seguindo a formação 3×2 pinos.

Alfabeto braille - Você Conhece O Projeto Braille Bricks?

A partir dessa comparação, o desafio foi encontrar peças originais com as clores clássicas da marca. Através de pesquisas, as peças foram encontradas em vários lugares do mundo, através do portal Brick Link, que é uma comunidade de pessoas apaixonadas pela marca LEGO, que colecionam e vendem as peças à granel. Levou cerca de 6 meses para a produção das peças, no resultado esperado, mantendo as cores, o encaixe e todas as características do brinquedo. Para que as peças fossem aperfeiçoadas e ficassem exatamente no mesmo posicionamento dos pinos, passaram por um processo de 9 etapas, que durou 1 ano, desde o corte das peças até o acabamento final.

Figura 1 formatada 1024x530 - Você Conhece O Projeto Braille Bricks?

Observem a semelhança entre as peças e o alfabeto Braille.

E eis que belo resultado: um brinquedo que, ao mesmo tempo que diverte, proporciona um mundo de conhecimento às crianças com deficiência visual. Nunca vi o Braille Brick de perto, mas me interessei muito em conhecê-lo e achei a ideia fantástica. Parabéns a todos os envolvidos, que tiveram a inciativa de proporcionar uma oportunidade como essa.

Espero que vocês tenham gostado! Até a próxima!

_________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.