NEWS!

Saiba o Significado de Ano-Luz

Saiba o Significado de Ano-Luz

O chamado Ano-luz é uma unidade de medida utilizada para calcular distâncias no espaço astronômico, ou seja, onde se encontram os planetas, as estrelas, os cometas e onde as distâncias começam a ficar tão grandes, que estão acima do limite de nossa tecnologia atual.

As distâncias entre os astros são realmente gigantescas, então, para se medir as imensas dimensões do Universo é necessário a aplicação de uma unidade de medida específica.

Vamos entender o significado de ano-luz?

A velocidade da luz, no vácuo, é de 300.000 quilômetros por segundo, portanto um segundo-luz é igual a 300.000 quilômetros, sendo que com esta velocidade, seria possível dar oito voltas ao redor da Terra.

A luz viaja extremamente rápida para os padrões terrestres. Portanto, um ano-luz é a distância que a luz pode viajar em um ano com uma velocidade constante de 300 mil km/s.

Por exemplo, em um ano-luz, a distância percorrida seria de aproximadamente 9.460.800.000.000 (nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões) de quilômetros.

Um pouco de curiosidade

A luz de algumas estrelas leva anos para chegar até nós, por isso as distâncias entre as estrelas são medidas pela unidade ano-luz e por isso que esta é a unidade de distância que está no limite de nossa tecnologia.

Para exemplificar, imagine uma estrela que está a um milhão de anos-luz da Terra, a sua luz precisou viajar na velocidade da luz durante um milhão de anos para chegar a nossa localização, ou seja, a luz que enxergamos a partir da Terra é de um milhão de anos atrás. Parece muito “doido” não é mesmo?

A estrela Sírius, a mais brilhante do céu noturno, está a oito anos-luz de distância da Terra, mas na verdade, o que vemos é o brilho da estrela de oito anos atrás. A Nebulosa de Orion, aglomerado que fica a 1,5 mil anos-luz de distância da Terra, é visível hoje como era há 1,5 mil anos atrás em suas proximidades.

Gostou desta curiosidade? Além do ano-luz, existem vários outros nomes para mensurarmos a grandeza da distância, onde muitas destas ordens de grandeza, que abordei na palestra com bate-papo realizada ontem, às 15h00 (horário de Brasília) no Canal https://mixer.com/reavargas.

Até o próximo assunto sobre Ciência, Tecnologia e Ensino!

______________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário