NEWS!

Yellowjackets Ou Jaqueta Amarela, Temporada 1

Yellowjackets Ou Jaqueta Amarela, Temporada 1

Os Yellowjackets surgiram no final de 2021 para se tornar uma das novas obsessões mais amadas das mídias sociais, e não é difícil entender o porquê. Os lançamentos semanais de episódios provocaram um mistério que se espalhava por duas linhas do tempo diferentes que envolviam, entre outras coisas, a ameaça iminente de canibalismo, assassinato e talvez até fantasmas vingativos escondendo segredos sombrios e aterrorizantes. Para aqueles de nós que viveram os lançamentos em tempo real de programas cult clássicos como Lost, parecia um retorno bem-vindo à frenética teorização semana a semana e resolução de quebra-cabeças que com muita frequência se perde em lançamentos amigáveis ​​​​para assistir compulsivamente.

Vagamente inspirada no “Senhor das Moscas” de William Golding, a primeira temporada de Yellowjackets focou em um trágico acidente de avião que deixou o time de futebol de uma colegial (o titular Yellowjackets, o mascote do time) preso no deserto canadense por mais de um ano em meados de 2018. ‘anos 1990. Enquanto esses eventos se desenrolavam, a história também se concentrava nas meninas sobreviventes, agora adultas com famílias e vidas próprias, tentando navegar em seus respectivos traumas nos dias atuais. O primeiro episódio implica fortemente que as meninas recorreram ao canibalismo para sobreviver ao inverno, e também podem ter formado algum tipo de hierarquia tribal ou de culto, mas os sobreviventes adultos decidiram nunca falar sobre suas experiências mesmo 25 anos depois.

Yellowjackets da Showtime é um mistério com apostas horríveis!

Yellowjackets Imagem 2 1024x576 - Yellowjackets Ou Jaqueta Amarela, Temporada 1

A configuração cria muito mistério e o que poderia ter sido uma conclusão completamente esquecida, a linha do tempo adulta torna óbvio quem sobrevive dos adolescentes no deserto e a implicação inicial do canibalismo significa que o “segredo” que as mulheres estão evitando parece inevitável, lentamente se transforma em algo completamente diferente. Uma trama de assassinato atual começa a desvendar o frágil senso de normalidade da sobrevivente, enquanto um drama possivelmente sobrenatural se desenrola nos anos 1990, lançando dúvidas sobre o que exatamente as meninas foram forçadas a fazer para sobreviver.

No seu mais forte, Yellowjackets usa esses dois cenários de panela de pressão para construir uma fantástica ironia dramática. À medida que a temporada avança em seus 10 episódios, os flashbacks entre os adultos e os adolescentes começam a ficar cada vez mais próximos do osso (trocadilhos), especialmente quando os personagens coadjuvantes começam a fazer suas próprias suposições sobre as táticas de sobrevivência da equipe mais óbvias. Todo o elenco se destaca nesses momentos, com reconhecimento especial para Melanie Lynskey como a versão adulta de Shauna, a perpétua segunda em comando da equipe que, agora como adulta, se vê involuntariamente encaixada no nicho uma vez esculpido por seu ex-melhor amigo.

Lynskey ancora a linha do tempo adulta com uma visão chocantemente engraçada e subversiva sobre famílias de cerca branca e maternidade descontente.

Yellowjackets Imagem 3 1024x576 - Yellowjackets Ou Jaqueta Amarela, Temporada 1

Enquanto isso, de volta à linha do tempo adolescente, a jovem Misty de Sammi Hanratty, uma garota intimidada com um forte traço sociopata e uma perigosa propensão à manipulação, brilha ao lado da jovem Natalie de Sophie Thatcher, a residente esgotada da equipe. Os dois personagens são espelhados na idade adulta por Juliette Lewis e Chistina Ricci, a primeira tendo se tornado uma viciada em dificuldades e a segunda tendo crescido em suas piores características como cuidadora de um lar de idosos obcecada pelo crime. Completando os sobreviventes está Taissa, interpretada por Tawny Cypress e Jasmin Savoy Brown, uma líder diplomática (mas cruel) que se tornou política na idade adulta que pode ou não estar escondendo algo mortal.

Além disso, apesar da verdadeira mina de ouro do drama de personagens a ser encontrada no programa, Yellowjackets ainda tropeça com relativa frequência quando se trata de realmente avançar a história. Ao longo dos 10 episódios da 1ª temporada, o programa repetidamente é sugado para os bueiros de seus próprios mistérios, adicionando mais e mais pistas falsas e desorientação à mistura, oferecendo muito pouco em termos de impulso para frente. Os personagens terão que repetir as mesmas tarefas ou cobrir as mesmas bases várias vezes de diferentes ângulos, tudo para descobrir uma única migalha de pão ou finalmente perceber que estão enfrentando um beco sem saída. E sim, alguns desses becos sem saída narrativos fornecem alguns dos momentos visuais mais interessantes; no entanto, no meio da temporada, eles começam a perder um pouco do brilho. E, no final da temporada, parece que o conteúdo da 1ª temporada talvez tenha sido concebido para preencher 6 ou 8 episódios em vez da contagem final de 10.

No que diz respeito à dinâmica dos personagens, Yellowjackets não tem escassez de interessantes. Mesmo os personagens que (presumivelmente) não sobrevivem e existem apenas na linha do tempo dos anos 1990 conseguem trazer algo único para a mesa.

Além disso, alguns dos efeitos visuais, tanto digitais quanto práticos, deixam a desejar. Há um punhado de peças enormes que parecem incríveis, momentos extremos de sangue e horror surreal que claramente receberam a maior parte do orçamento. Infelizmente, esses momentos são superados em número por momentos menores de feridas de cura rápida suspeita que ocorrem principalmente fora da tela e depois são acenados à mão com alguma maquiagem de teatro feita rapidamente ou animais fora do lugar.

Por fim, isso não torna o Yellowjackets um herdeiro indigno ou inferior aos shows de quebra-cabeça da era da plataforma pré-streaming. É bem executado, em grande parte bem escrito e, supondo que você esteja disposto a jogar junto com o jogo da especulação (e entenda que você está em um longo caminho aqui, a segunda temporada recebeu sinal verde, mas não verá a luz do dia até o final do ano, no mínimo), os Yellowjackets valerão a pena. Você só precisa aceitar o risco de que o mistério aqui possa revelar praticamente qualquer coisa, incluindo coisas com as quais você pode não se emocionar a longo prazo.

_________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário