NEWS!

Top Gun: Maverick, Após 36 Anos!

Top Gun: Maverick, Após 36 Anos!

Quando uma sequência de um filme amado é feita, normalmente é dentro de alguns anos. Alguns demoram um pouco mais, com certeza, mas Top Gun: Maverick é uma verdadeira anomalia. O filme original foi lançado há 36 anos, antes mesmo de muitos dos jovens membros do elenco de Maverick nascerem. Agora, a franquia está abrindo caminho de volta aos cinemas e, por mais surpreendente que possa parecer, o retorno de Top Gun valeu a pena esperar. Top Gun: Maverick começa 36 anos após o primeiro filme e encontra Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) ainda irritando os oficiais superiores, o que o levou a ficar essencialmente preso no mesmo posto nas últimas três décadas. Enquanto outros, como seu amigo Iceman (Val Kilmer) chegaram ao posto de Almirante, Maverick continua sendo um capitão quando é trazido para preparar uma nova classe de pilotos Top Gun para uma missão aparentemente impossível.

De fato, 36 anos depois e de volta à zona de perigo!

topgunmavericktb 1024x538 - Top Gun: Maverick, Após 36 Anos!

O grupo de pilotos jovens e incrivelmente talentosos tem pouca familiaridade com Maverick, exceto por uma pessoa. Miles Teller interpreta Bradley “Rooster” Bradshaw, filho do falecido co-piloto de Maverick, Nick “Goose Bradshaw”, interpretado no primeiro filme por Anthony Edwards. As relações entre os dois são frias devido a Galo responsabilizar Maverick pela morte de seu pai. E esse é o primeiro e melhor lugar para começar a falar sobre esse filme, já que muito dele é centrado na dinâmica entre esses dois, e Cruise e Teller se interpretam perfeitamente. A tensão entre eles é palpável, com Galo sendo muito aberto e honesto com seus sentimentos, enquanto Maverick tenta o seu melhor para manter o jovem piloto seguro.

Em termos de personagens, é quando Top Gun: Maverick está no seu melhor. Isso mostra que, embora na superfície Maverick ainda seja o mesmo piloto sarcástico e arriscado que sempre foi, os anos também não foram gentis com ele. Ele carrega o peso de perder Goose e tem a carreira paralisada para mostrar isso. É ótimo ver Cruise em um papel como esse, onde ele se torna um piloto em partes iguais, uma espécie de figura paterna para seus novos alunos e um homem assombrado por seu passado. Embora seja fácil amar os filmes Missão: Impossível, Cruise normalmente tem pouco alcance para mostrar enquanto Ethan Hunt está salvando o mundo de qualquer que seja a última calamidade horrível a surgir.

Este filme serve como um lembrete de que Cruise não é apenas um artista que adora fazer suas próprias acrobacias, mas ele também é um tremendo ator.

top gun 2 tom cruise 1024x576 - Top Gun: Maverick, Após 36 Anos!

E ele está cercado por artistas que estão prontos para igualá-lo. Teller tem um ótimo desempenho como Galo, que não quer nada além de ser um piloto tão bom – ou melhor – do que seu pai. Para aqueles ao seu redor, ele é arrogante e adora se destacar em uma sala. Ele é uma alma torturada, porém, doendo para provar a si mesmo. Completando o resto da classe estão Phoenix (Monica Barbaro), Bob (Lewis Pullman), Payback (Jay Ellis), Hangman (Glenn Powell), Fanboy (Danny Ramirez) e Coyote (Greg Tarzan Davis). Muito parecido com aqueles que cercaram Maverick e Goose no Top Gun original, todos eles puxam seu peso. O filme nunca se aprofunda muito em seus antecedentes, mas eles são interessantes o suficiente para que um terceiro filme focado principalmente em seus personagens, com Galo no comando,  seja uma adição intrigante à franquia.

O resto do elenco é um saco misto. Os oficiais de alto nível interpretados por Jon Hamm, Charles Parnell e Bashir Salahuddin fazem bem seu trabalho, mas acabam se sentindo largamente deixados de lado devido ao foco nos pilotos e na ação no ar. Claro, isso é o que você espera de um filme Top Gun, mas isso não deixa muito para o trio fazer. Jennifer Connelly, por outro lado, está excelente como o interesse amoroso de Maverick, Penny Benjamin. A filha de um ex-almirante foi brevemente mencionada no Top Gun original, e aqui, Connelly traz um brilho sarcástico ao filme como o dono do bar que os pilotos frequentam. Também vale a pena notar que Connelly é um interesse amoroso muito mais apropriado para a idade de Tom Cruise do que vimos nos últimos anos. Enquanto a estrela de Missão: Impossível, Rebecca Fergusson, é 20 anos mais nova que o ator, Connelly e Cruise estão separados apenas por 8 anos. Por último, e talvez o mais importante, há uma peça de elenco que a internet tem feito alvoroço. Val Kilmer reprisa seu papel como Homem de Gelo no filme no momento mais emocionante do filme.

Há uma longa história entre esses dois personagens e vê-los emparelhados na tela novamente tantos anos depois, especialmente após anos de complicações de saúde para Kilmer, simplesmente parece certo. Suas interações neste filme são uma alegria reconfortante, mesmo que Kilmer tenha perdido a voz após um ataque de câncer na garganta.

Maverick consegue isso equilibrando habilmente os pesos entre a nostalgia e o avanço da história. Embora haja muito no filme que remete ao Top Gun original, desde músicas e configurações familiares até um enredo com ritmo muito semelhante ao do primeiro filme, mas também leva a história adiante. Este não é o mesmo Maverick que conhecíamos desde 1986, e a equipe que o cerca está ajudando-o a evoluir ainda mais. Enquanto isso, Galo e a nova classe de pilotos de Top Gun mais do que se sustentam como personagens dignos desta franquia. Combine isso com apostas ainda maiores do que o filme original e mais cenas de voo cheias de adrenalina, e o que você tem é uma aula de como fazer uma sequência de um filme que todos adoraram. Pode ter levado muito tempo para chegar aqui, mas Top Gun: Maverick é um renascimento digno da franquia.

____________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário