NEWS!

A Nerdice da Moda: Pintura de Figuras – Parte 3 (Final)

A Nerdice da Moda: Pintura de Figuras – Parte 3 (Final)

Saudações, meus amigos nerds e figuristas de plantão! Tudo bom convosco? Nos últimos posts, falei sobre o hobby de um modo geral (dando ênfase à conceituação da prática) e também sobre os materiais necessários para praticá-lo, trazendo ao leitor algumas indicações valiosas para que este gaste o necessário de acordo com a relação lógica entre aquilo que realmente ele vai precisar em vista daquilo que sua condição financeira pode comprar. Hoje, o foco será a apresentação de algumas técnicas de pintura de figuras que darão ao iniciante um direcionamento até que ele desenvolva suas próprias técnicas e estilo.

A primeira técnica que mencionarei é a estratégia taxada de “a modinha da atualidade”: o slapchop. Consiste, basicamente, em fazer um pré-sombreamento em uma figura onde foi aplicada uma base bem escura (primer preto, por exemplo) por meio de um dry brushing (pincel seco) com uma tinta bem clara. Posteriormente, pinta-se a figura utilizando tintas translúcidas, rápidas, speeds, instants, ou qualquer outro nome comercial com essa ideia, já que cada marca tem a sua própria linha e nomenclatura. Com isso, a figura é coberta pela tinta, mas mantém o aspecto de sombra dado pelo dry brushing. Essa técnica é focada em velocidade, geralmente empregada para terminar rapidamente uma quantidade grande de figuras, a fim de que sejam utilizadas prontamente em um jogo. O vídeo abaixo ensina, com maestria, como fazer o slapchop e algumas de suas variações:

O Cell Shading, conhecido também como “estilo anime” ou “2D”, é outra técnica de pintura que também chama muito a atenção por possibilitar bons resultados sem exigir do hobbysta um grande nível de experiência. Em suma, o cell shading consiste em reforçar – com um certo exagero – as sombras na figura com a utilização acentuada da cor preta, dando um destaque especial para a musculatura da miniatura sem fazer o uso de transições suaves entre as cores. Além disso, é preciso realçar bem os pontos de luzes para que todos os demais efeitos fiquem bem perceptíveis.

Caso queira que suas figuras fiquem com aspecto de uma escultura clássica, basta utilizar uma técnica muito simples, denominada de zenithal, mas que demandará a utilização de aerógrafo. Consiste, basicamente, em emular as luzes provenientes do zênite, ou seja, vindas do ponto mais alto do céu. Para tanto, basta cobrir a miniatura com um primer escuro (de preferência preto) e depois aplicar, suavemente, camadas finas de tintas mais claras (cinza claro ou branco) com o aerógrafo a 45º, de cima para baixo. O vídeo, mesmo em inglês, exemplifica bem a técnica:

Por fim, a técnica mais complexa da lista: o realismo. Na verdade, não se trata de uma técnica específica, mas, sim, o pleno domínio de várias que, aplicadas em harmonia, conferem à figura uma aparência muito próxima ao ser do qual é replicada. Para tanto, é imprescindível que o hobbysta saiba o porquê e como utilizar o wet blending, feathering, pré-sombreamento, efeitos de luz, glazes, dry brush, washing, non-metalic metal, dentre outros procedimentos, além de manjar da Teoria das Cores, a fim de se obter tons de cores desejados por meio de mistura. Dessa forma, será capaz de conseguir realizar trabalhos incríveis como esses:

Trabalhos feitos por Fábio Bechinski (@fabiobechinski)

Com essas obras de arte, termino aqui os meus pitacos sobre pintura de figuras. O hobby é tão extenso que daria matéria para vários posts. Portanto, se gostou do assunto e pretende saber mais, valerá muito a pena pesquisar nas redes sociais de pessoas que trabalham com isso. Deixo, como sugestão para ampliar seus conhecimentos, que acompanhem os canais Pintando Miniaturas (Átila Kawauti), Professor Lúdico (Lúdico) e o Figurando (Chiquito), pois, além de publicarem vários conteúdo sobre o tema, fazem lives quase que diariamente; acompanhando-os, é impossível não aprender novas técnicas e evoluir.

Abraços e até breve.

____________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário