NEWS!

Uma Nova Tecnologia Para As Baterias

Uma Nova Tecnologia Para As Baterias

As baterias fazem parte de um dos pontos críticos para o avanço da maioria dos dispositivos portáteis e apesar de toda sua evolução nos últimos 5 anos, como já discuti em alguns pequenos artigos da seção “dicas e curiosidades” anteriormente, agora, trago uma informação muito legal para quem curte sempre ficar ciente das novidades e descobertas da ciência, pesquisa e tecnologia no geral.

Estamos chegando ao patamar de ter uma tecnologia de microbaterias cada vez menores, mais finas e com características físicas ideais para solucionar a maior parte dos problemas com baterias no mundo, principalmente quando assunto é o armazenamento da energia nos smartphones.

Uma fina bateria feita de microbaterias

Um grupo de pesquisadores e engenheiros da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América, criaram uma bateria finíssima (isso mesmo, super fina), formada por alguns milhões de microbaterias cuidadosamente construídas em uma superfície de pouco mais de dois centímetros quadrados. Cada microbateria possui a forma de um espaço redondo com paredes altas, proporcionando uma grande área superficial sobre a qual camadas de nanobaterias são montadas.

As camadas finas, juntamente com a grande área de superfície, produzem alta potência e alta energia.

Podemos, agora, dizer que é uma autêntica “bateria 3D”, trazendo para a terceira dimensão a tecnologia das baterias de estado sólido de película fina, que são planas e que consistem em uma única pilha de camadas que atendem às funções de anodo, eletrólito, catodo e coletores de corrente elétrica.

Para chegar a esta tecnologia, o processo é um pouco mais complicado e mais caro do que a versão plana, mas a maior superfície das microbaterias 3D fornece mais energia, enquanto a espessura das camadas aumenta drasticamente a potência que pode ser fornecida.

O professor Gary Rubloff, que cuida deste projeto, destaca:

Uma enorme vantagem desta bateria é que ela é de estado sólido, o que significa que não contém líquidos inflamáveis para pegar fogo, como as baterias convencionais à base de lítio.

Além disso, pode ser fabricada usando os mesmos processos dos chips semicondutores, podendo ser incorporada diretamente em uma variedade de dispositivos, desde smartphones à muitas outras aplicações.

Agora, será que os problemas atuais com baterias serão resolvidos? Vamos aguardar e torcer!

_________________________________________________________________________

Fonte: Three-Dimensional Solid-State Lithium-Ion Batteries Fabricated by Conformal Vapor-Phase Chemistry. A. Pearse, T. Schmitt, E. Sahadeo, D.M. Stewart, A. Kozen, K. Gerasopoulos, A. A.Talin, Sang Bok Lee, Gary W. Rubloff, Keith E. Gregorczyk, ACS Nano, Vol.: 12 (5), pp 4286-4294, 2018.

DOI: 10.1021/acsnano.7b08751

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas