NEWS!

Little Nigthmares 2, Uma Experiência Sombria Melhorada e Uma Jornada Muito Divertida

Little Nigthmares 2, Uma Experiência Sombria Melhorada e Uma Jornada Muito Divertida

Nos últimos anos, enquanto outros games do gênero terror/horror continuam tentando encontrar a fórmula ideal para os tempos atuais, Little Nightmares 2 entende muito bem o chamado “terror moderno”. De fato, o novo Little Nightmares, assim como seu antecessor, contém praticamente todos os sentimentos marcantes deste gênero através da jogabilidade. E gostei tanto que testei no PC e repeti no PlayStation 5.

A nova experiência do desenvolvedor Tarsier Studios, publicada pela Bandai Namco, é para mim, o lançamento que contém a experiência mais interessante e divertida deste mês na indústria dos games. Nesta nova jornada, mesmo que não muito longa, você joga como um garotinho, Mono, tentando abrir seu caminho em um mundo cheio de adultos enormes e monstruosos, onde um desses adultos é uma severa professora idosa.

Só isso é o suficiente para deixar muita gente com arrepio, então imagine esse clima de terror quando seu pescoço começa a deslizar para fora de seus ombros com uma contração profundamente sinistra.

little nightmares 2 imagem inicial 1 - Little Nigthmares 2, Uma Experiência Sombria Melhorada e Uma Jornada Muito Divertida

Um pouco sobre Little Nigthmares 2

A única maneira de sobreviver é escondendo-se ou fugindo da macabra professora, enquanto ela tenta devorá-lo como uma cobra. Eventualmente, se torna um pouco manjada em demasia e “perde seu ferrão”, mas o game sempre parece saber quando o fator susto de um monstro se dilui e os embaralha para uma nova besta. Há algumas vezes em que ela dura um pouco demais, e a criatura outrora assustadora se torna apenas um monte de pixels irritantes dos quais você está cansado de escapar, mas que está na dose certa.

Mesmo quando a história exagera um pouco, você tem que dar crédito por quanta variação o game espreme em níveis que, à primeira vista, parecem incrivelmente semelhantes. Little Nightmares 2 se compromete com essa estética em quase todos os quadros, e apenas olhando as imagens isoladamente, você seria perdoado por pensar que o estilo de arte envelheceria depois de um tempo. No entanto, graças a alguns quebra-cabeças interessantes e que exigem um tempo de execução relativamente curto, isso nunca acontece.

É difícil encontrar uma imagem que não tenha uma tonalidade azul-acinzentada, mal iluminada, com um pequeno brilho ao redor do personagem do jogador e algo feio e irregular aparecendo no fundo sombrio.

little nightmares 2 imagem 2 - Little Nigthmares 2, Uma Experiência Sombria Melhorada e Uma Jornada Muito Divertida

Tudo isso é ajudado pelo fato de que as “peças” definidas nessa história são tão estranhas e atraentes que se tornam o centro das atenções. Assim como a professora com pescoço de cobra, há o velho estilo de mãos de terror que correm, pulam, bem como um quebra-cabeça bizarro onde você precisa encontrar diferentes peças de xadrez para completar o conjunto. A cartola do rei, em vez do ornamento de madeira, é um menino-fantoche, possivelmente uma vez vivo, caído sobre a peça de xadrez, com olhos fechados, membros amarrados no lugar e com uma pequena coroa amarela na cabeça. Tudo isso sombrio e também engraçado.

Não reclamei quando vi este puzzle no estilo pesadelo e, a menos que você tenha fobia de xadrez, duvido que também não curta. Mas é novamente o exemplo perfeito de porque Little Nightmares 2 é um game de terror/horror tão excelente. Não se trata de fazer você gritar, nem mesmo de fazer você ficar com medo, mas sobre pegar a ideia de um pesadelo, pois todos os medos incomuns que nosso cérebro pode vomitar durante a noite, e misturá-los com uma ideia central: ninguém gosta de ser perseguido por algo maior e bizarro.

É um ótimo passeio na chamada Cidade Pálida, onde você será recebido por personagens ameaçadores, passar por encontros perturbadores e outros horrores indizíveis. Prepare-se para ser levado ao mundo sinistro de Little Nightmares 2, mas ainda assim incrivelmente encantador!

little nightmares 2 imagem 3 - Little Nigthmares 2, Uma Experiência Sombria Melhorada e Uma Jornada Muito Divertida

Embora seja um game “de perseguição”, uma redução simplista de Little Nightmares 2 é possui criativos e divertidos quebra-cabeça e que foram definitivamente construídos em torno da noção de torcer cada grama de criatividade possível de loops de jogabilidade sem muita complicação.

A estética desempenha um grande papel em elevar o arrepio inerente do game, criando uma sensação de mau presságio a cada passo. É tentador manter o foco nos visuais, mas a jogabilidade não existe apenas para levá-lo de uma cena a outra e oferece muito pouca instrução ou controle de mãos, além de uma mecânica de controle com sua parceira, Six, mas que se adapta aos tons misteriosos, sendo essa confiança bem-vinda.

A carismática e misteriosa Six está lá basicamente para ajudá-lo a completar quebra-cabeças, dar dicas gerais quando você estiver preso e proteção em grande parte da narrativa, por mais solta que seja.

little nightmares 2 imagem 4 1 - Little Nigthmares 2, Uma Experiência Sombria Melhorada e Uma Jornada Muito Divertida

De fato, pensando neste contexto, posso dizer que Little Nightmares 2 aproveita ao máximo os espaços abertos. Como é um game no bom estilo 2.5D, há momentos em que você pode vagar para o fundo e explorar, às vezes encontrando itens colecionáveis escondidos ou easter eggs curiosos. E há limites para isso, pois a “câmera” da história permanece fixa e, eventualmente, você atingirá uma parede invisível. Entretanto, tudo isso faz com que os níveis pareçam lugares reais e não simples imagens de enfeite.

Os quebra-cabeças também aproveitam ao máximo o espaço e, embora a exploração torne os níveis mais expansivos do que parecem inicialmente, tais puzzles geralmente acontecem em espaços pequenos e truncados. Isso torna muito mais fácil explorar cada canto e fenda para aquela chave oculta, aquela alavanca secreta, aquela solução rabiscada misteriosamente na parede em marcações de giz.

Como resultado, mesmo os quebra-cabeças um pouco mais elaborados nunca ficam muito frustrantes, porque você sempre sabe que a solução está aqui em algum lugar. Basta explorar!

Infelizmente, para os gamers mais exigentes, quer aconteça em espaços grandes ou pequenos, o combate é simples e com algumas falhas, mas felizmente, é usado com moderação. E nessa situação, se você tiver que lutar para se livrar de um ataque, prepare-se para ficar um pouco frustrado. Isso porque todas as armas brancas que você possui são grandes demais e pesadas para você, então você tem que arrastá-las pelo chão, levantá-las e então derrubá-las. Com alguns inimigos atacando você ou pulando em você rapidamente, isso irá exigir um pouco de paciência e que acerte o chamado time (tempo) de ataque.

Por fim, Little Nightmares 2 acerta na grande maioria das coisas, desde a atmosfera perturbadora e brilhante design de personagens até os fascinantes quebra-cabeças, mas seu combate é simples e limitado. É um game que “te puxa” para as sombras, sabendo como conseguir sustos sem apelar para um terror pastelão.

Little Nightmares 2 já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series, Xbox One, Nintendo Switch e PC com Microsoft Windows. Vale a experiência e divirtam-se!

Quem desejar conversar ou trocar uma ideia bacana, fique a vontade para adicionar ReVargasBR nas Redes Sociais Twitter, Facebook e Instagram e/ou adicione a mesma TAG nas plataformas PlayStation e Xbox.

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário