NEWS!

Spiritfarer, Um Game Que Aborda Como Cuidar Dos Outros, Lidar Com A Morte E Dizer Adeus

Spiritfarer, Um Game Que Aborda Como Cuidar Dos Outros, Lidar Com A Morte E Dizer Adeus

Spiritfarer é o mais novo game da Thunder Lotus, conhecida pelo sucesso de Sundered. Nesta experiência, o jogador é transposto de forma leve à figura do barqueiro dos espíritos, cuja função é garantir que as almas quase finadas tenham uma boa passagem. Você terá a oportunidade de construir um barco para explorar o mundo, fazer amizades e cuidar dos espíritos antes de finalmente libertá-los para a vida após a morte. Cultive, garimpe, pesque, colha, cozinhe e crie seu caminho através dos mares místicos. Descubra uma gameplay aconchegante e relaxante e junte-se à aventura como o gato Daffodil, em um co-op para dois jogadores.

As coisas fluem naturalmente para Spiritfarer porque tudo o que precisa fazer é ajudar os outros. Este game carrega você com a carga emocionante: espíritos fazendo sua última passagem por um mundo fantástico entre o nosso e o próximo. Com isso, será seu dever ajudar essas almas em seus momentos finais antes de cruzar para a eternidade. E esse dever rapidamente se torna um prazer à medida que cada centímetro deste mundo espiritual se desdobra em alegria e admiração. Para um game sobre morte e desapego, Spiritfarer é alegre, cheio de luz e vida, embora permaneça fiel à sua proposta principal.

Spiritfarer é um ótimo game de plataforma e gerenciamento em 2D, mas, além disso, é uma jornada linda, colorida e alegre sobre como cuidar dos outros, lidar com a morte e dizer adeus. Fará você refletir!

Spiritfarer Imagem inicial - Spiritfarer, Um Game Que Aborda Como Cuidar Dos Outros, Lidar Com A Morte E Dizer Adeus

Um pouco desta jornada que envolve carinho e admiração

Desde o princípio da história, você irá perceber que o game possui uma grande dose de criação e gerenciamento, onde seu trabalho é navegar pelos oceanos, visitar ilhas, marcos e anomalias para reunir e expandir suas habilidades, encontrando lojas, recursos e até mesmo santuários que concedam habilidades. Sua vida como o Spiritfarer não é apenas sobre um simples barqueiro para almas rebeldes. Em vez disso, você está lá para ajudar, pois é mais do que apenas ouvir histórias de vidas passadas e aprender sobre seus convidados, mas também de como atendê-los, da melhor maneira possível, antes de seguirem em frente.

Nesta história, alguns podem querer comer certos alimentos para relembrar, e você precisará descobrir os ingredientes e as receitas para cozinhar. Outros podem querer visitar lugares que estimulem sua imaginação ou até mesmo aprender como se sentir confortável por conta própria. O conhecimento e os materiais que você traz para o navio ajudarão a expandir o seu empreendimento. Você criará um lar temporário para os espíritos que escolherem se juntar a você, cuidando de todas as suas necessidades enquanto fortalece sua capacidade de tornar essas jornadas possíveis, de modo que, quando a última delas chegar, você também esteja pronto.

Lembrê-se: esta experiência é mais do que apenas ouvir histórias de vidas passadas e aprender sobre seus convidados, mas também de como atendê-los antes de seguirem em frente.

Spiritfarer 2 - Spiritfarer, Um Game Que Aborda Como Cuidar Dos Outros, Lidar Com A Morte E Dizer Adeus

Há muitas partes móveis nesta aventura e, felizmente, o Spiritfarer condensa inteligentemente sua infinidade de ferramentas no prático Everlight, uma espécie de canivete suíço. Este pingente brilhante adorna a personagem protagonista Stella e seu gato Daffodil (que pode ser jogado em co-op), transformando contextualmente para que você possa completar uma ampla variedade de tarefas. De fato você nunca fica sem o acessório e o mesmo está presente em tudo que você faz e sua magia torna tudo muito mais fácil, pois substitui o trabalho pesado de troca e manutenção das ferramentas encontradas em outros games de gerenciamento e, apesar dessa consolidação, cada ação do Everlight ainda parece única.

Além disso, realizar um pressionamento longo no botão perfeitamente sincronizado para obter a mineração é distintamente diferente dos movimentos de vaivém para cortar uma árvore ou do único toque para regar uma planta. Isso também se aplica ao uso de recursos de artesanato. Até mesmo trabalhar com materiais diferentes dentro das oficinas parecerá distinto, como metais que precisam ser mantidos em pontos de aquecimento específicos durante a fusão. Há uma bela mistura de facilidade e variedade que impede que as ações repetitivas pareçam enfadonhas e até mesmo faz você se sentir mais envolvido.

O game mergulha nas águas da tradição grega clássica com referência à história de Caronte.

Spiritfarer 3 - Spiritfarer, Um Game Que Aborda Como Cuidar Dos Outros, Lidar Com A Morte E Dizer Adeus

O ciclo de encontrar recursos e levá-los às suas instalações para fazer coisas é gratificante, pois cada novo ingrediente alimentar representa em como descobrir um mundo de oportunidades com diferentes pratos e receitas. Uma nova descoberta de minério pode desbloquear o potencial para novos edifícios, e novos edifícios podem, por sua vez, transformar esse minério em algo novo novamente. O Spiritfarer ainda dá espaço para experimentação de forma criativa para qualquer pessoa que já se perguntou o que poderia acontecer se você colocasse uma bota velha em uma fundição, ou quisesse tecer metais. Acredito que você irá sentir que sempre há um pouco mais para se descobrir ao longo de toda a duração do game, mas não tanto a ponto de não perder seu senso de domínio desses materiais e de como obter o máximo de cada um deles.

Conforme suas habilidades e recursos aumentam, sua embarcação irá refletir isso. Casas serão construídas para abrigar as várias almas que você tocou e você também verá cozinhas, jardins e muito mais. Conforme você atualiza, poderá colocar novos edifícios virtualmente em qualquer lugar em seu navio, o que significa que os pomares podem ficar no alto sobre palafitas e as casas podem ser empilhadas umas sobre as outras, com uso de escadas. O resultado é um “recipiente” interessante que sempre parece algo exclusivamente seu. Felizmente, cada edifício é reconhecível e mais tarde, fui capaz de adicionar elementos transversais como tirolesas, permitindo balançar em torno do refúgio flutuante com grande alegria.

Este game propõe uma experiência bastante diferente e curiosa aos jogos tradicionais, pois não há uma jornada do herói, um embate físico, lutas, tiros ou violência.

Spiritfarer 6 - Spiritfarer, Um Game Que Aborda Como Cuidar Dos Outros, Lidar Com A Morte E Dizer Adeus

Muito dessa alegria vem da dinâmica do Spiritfarer, que é leve, “saltitante” e fluída. A jogabilidade é muito boa e só fica melhor quanto mais você se acostuma. A dificuldade em desafios de plataforma geralmente depende de sua habilidade em realizar uma série de movimentos e novos movimentos são desbloqueados ao encontrar santuários, mas nem todos são obrigatórios para terminar o game. Cada nova habilidade acrescenta ao repertório de quão suavemente você pode se locomover e encadear outras habilidades como saltos, tirolesas e deslizamentos. Existe um bom senso, pois parece natural usar todas as ferramentas em seu arsenal de movimento, mesmo quando elas não são estritamente necessárias. Ser capaz de se mover rapidamente e com capricho em um game onde você constantemente dispara de um prédio para o outro também ajuda a realmente quebrar as estritas ações mecânicas do Everlight com algo mais livre e fluído. 

Esse cuidado que você tem que dar às almas rebeldes se reflete lindamente no design do game, pois tudo o que você faz no Spirtfarer parece fácil, como um sonho lúcido em que as coisas só podem acontecer do seu jeito. As apostas são baixas; ninguém pode sofrer nenhum dano e cada pequeno progresso só torna a vida melhor para alguém. É evidente em tantas pequenas escolhas, como a forma como o teto da cabine do seu barco se inclina, evitando que você caia no mar. Se você decidir pular de propósito, o barco simplesmente para e espera, pois não há danos, sem limite de tempo e sem medo, exceto o medo de dizer adeus.

As animações suaves desenhadas à mão também fazem muito para tornar o movimento emocionante.

Spiritfarer 4 - Spiritfarer, Um Game Que Aborda Como Cuidar Dos Outros, Lidar Com A Morte E Dizer Adeus

Você passará muito tempo em seu navio explorando as novas ilhas e é assim que encontrará os espíritos que precisam de seus serviços. Esses espíritos não apenas ocupam um lar temporário em seu barco, onde você pode interagir e geralmente desfrutar de sua companhia, mas também transmitem alguma sabedoria para ajudá-lo a melhorar. Além disso, eles ajudam no aprendizado de novas ferramentas, oferecendo outras vantagens, fornecendo itens ou apenas tornando a vida mais agradável, como alguns que tocam música quando estão felizes, o que, por sua vez, levanta o ânimo dos outros a bordo.

Mas os próprios espíritos são mais do que apenas ferramentas úteis com recursos, pois são personagens genuinamente interessantes. A maioria é familiar com a vida da protagonista, onde muitos conhecem e têm histórias com Stella, alguns até mesmo relacionados, enquanto outros parecem apenas conhecer seu calor. Cada um é uma pessoa única e embora eu não goste de alguns personagens tanto quanto de outros, ainda assim comecei a sentir empatia por suas histórias. Cada um representa uma alma…

… lidando com o entendimento de que as coisas devem acabar, e todos lidam com isso de forma diferente.

Spiritfarer7 - Spiritfarer, Um Game Que Aborda Como Cuidar Dos Outros, Lidar Com A Morte E Dizer Adeus

Alguns personagens podem ficar sobrecarregado com a culpa de não estarem tristes com a morte de um membro da família. Outros, me lembravam de pessoas que eu conhecia, ou também de pessoas que gostaria de conhecer. Uma coisa que todos eles têm em comum é um agradável design visual que me lembrou dos desenhos animados e livros saudáveis ​​e reconfortantes da minha infância. Cada personagem também tem uma animação de abraço que parece incrivelmente caloroso e único ao longo da história.

É comovente como cada personagem finalmente percebe que seu tempo acabou, pois há um lugar de paz e aceitação para onde cada um irá, mesmo que não queira. O tema geral é que todos têm um tempo e está tudo bem. A vida que viviam era deles e podem ter sido dolorosos, alegres ou até insatisfatórios, mas Spiritfarer sugere que não se trata de ver o bem em nossas jornadas sobre o mal, mas de ver as jornadas como nossas.

Nossas vidas são histórias escritas apenas para que façamos o melhor que pudermos, para então ver o nosso tempo acabado, encontrar contentamento e aprender a lidar com o desapego.

Por fim, Spiritfarer é, de alguma forma, um game sem riscos, mas com recompensas. Não há morte, nem dor, nem pressa em nenhuma tarefa, Você pode aproveitar totalmente o seu tempo, jogar em seus próprios termos e, embora suas tarefas sejam fáceis, elas são incrivelmente satisfatórias. As variações mecânicas evitam ações repetitivas e suas pequenas ilhas alegres ficaram mais emocionantes de explorar à medida que novas habilidades são desbloqueadas. Os personagens são interessantes e possuem características únicas. É um game que indico para todos conhecerem, principalmente em família. Divirtam-se!

Spiritfarer está disponível para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Google Stadia, Microsoft Windows, Linux e macOS. Agradeço demais ao Arsenal e desenvolvedores pela key para Xbox One!

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário