NEWS!

CoD: Modern Warfare 3 com Zumbis!

CoD: Modern Warfare 3 com Zumbis!

É um ano diferente e um pouco estranho para Call of Duty, já que Modern Warfare 3 chega com conteúdo reciclado em um jogo que tenta vender a nostalgia. No entanto, apesar de ser uma mistura de ideias antigas e conteúdo de jogos anteriormente lançados, essa continuação da série “Modern Warfare” reiniciada ainda consegue entregar um multiplayer empolgante com movimento rápido e um modo “Zumbis” no estilo de extração que te mantém preso ao jogo.

No papel, Modern Warfare 3 parece estar sofrendo de uma crise de identidade caótica, já que é montado com muitas partes de jogos anteriores de Call of Duty. É uma sequência direta de Modern Warfare 2 de 2022, mas o conjunto padrão de mapas no lançamento consiste exclusivamente no conjunto completo de mapas do Modern Warfare 2 original de 2009. Além disso, o terceiro modo de jogo é uma experiência de Zumbis desenvolvida pela Treyarch, que se passa no próximo mapa de battle royale do Warzone com muitos recursos retirados de Black Ops Cold War.

Modern Warfare 3 também ostenta um arsenal maior de armas e anexos do que nunca!

O novo programa “Carry Forward” de Call of Duty transfere seus operadores desbloqueados, armas, camuflagens e outros cosméticos. Isso soa ótimo para aqueles que compraram pacotes caros de operadores ou estão de outra forma investidos em cosméticos que pagaram ou ganharam. No entanto, ao transferir também armas e anexos desbloqueados, cria-se um desequilíbrio muito frustrante e um campo de jogo desigual no lançamento.

CoD WF 3 Imagem 2 1024x576 - CoD: Modern Warfare 3 com Zumbis!

Novos jogos de Call of Duty geralmente são lançados com mapas multijogador inspirados nos locais da campanha do jogo, mas além do mapa do aeroporto “Terminal”, a maioria dos outros mapas multijogador não tem ligação com os cenários da campanha de forma alguma. Lançar apenas com mapas antigos realmente não ajuda muito nesse modo, pois jogadores de longa data não têm novas áreas para explorar e isso cria um descompasso muito notável que te lembra o quão remendado o Modern Warfare 3 realmente é, de fato.

No entanto, apesar desses momentos desconexos, a nostalgia à venda aqui funciona também. Modern Warfare 3 busca agradar aos fãs de longa data trazendo de volta características clássicas de Call of Duty que não estavam no Modern Warfare 2 do ano passado. Isso inclui um minimapa tradicional que mostra pontos vermelhos para tiros não suprimidos, um sistema de vantagens mais tradicional e a habilidade de cancelar a animação de recarregar. Há até indicadores clássicos de XP amarelos que aparecem quando você está matando e marcando pontos de objetivo. Jogadores mais novos podem achar os pop-ups de XP muito arcades e datados, mas como alguém que começou a jogar e a amar Call of Duty com a série original Modern Warfare.

Esses pop-ups não se encaixam em todos os anos de Call of Duty, mas certamente funciona ter esse agradável retorno com os mapas clássicos.

Modern Warfare 3 também restaura algumas das mecânicas de movimento para que estejam em par com a sensação ágil dos jogos mais recentes que precederam o MW2 mais lento de 2022. Enquanto o jogo do ano passado reduziu o movimento, Modern Warfare 3 traz de volta a mira rápida e o movimento ágil de seus predecessores. Aqui, a corrida e o deslizamento são muito mais rápidos e fluidos, e a mecânica suada de cancelar o deslizamento está de volta. Mapas como Rust e Scrapyard já eram rápidos em 2009, e agora eles parecem ainda mais rápidos e caóticos em 2023 com escaladas mais rápidas, deslizamentos e todo o salto de coelho dessas mecânicas de movimento atualizadas.

CoD WF 3 Imagem 3 1024x576 - CoD: Modern Warfare 3 com Zumbis!

Agora, o ritmo de Modern Warfare 3 está mais alinhado com o movimento caótico e rápido de Call of Duty: Vanguard do que o estilo mais clássico do ano passado. Neste cenário, todos se movem pelo mapa muito mais rápido e os inimigos ficam cancelando deslizamentos por toda parte. No entanto, especialmente com o novo benefício de Almofadas Táticas de Modern Warfare 3, conseguem deslizar mais longe e torna o movimento ainda mais fluido. Todos os modos de jogo típicos estão incluídos em Modern Warfare 3, como Team Deathmatch, Domination, Kill Confirmed, Hardpoint, Search and Destroy, e até o Ground War em larga escala retorna.

Alguns desses modos populares, como Kill Confirmed e Hardpoint, não existiam quando os mapas de retorno do jogo apareceram pela primeira vez em 2009, mas no geral acho que todos os modos funcionam bem aqui, mesmo que os mapas não tenham sido originalmente projetados para eles. Uma das melhores adições ao multiplayer de MW3 é o War, um modo originalmente introduzido em Call of Duty: WWII. É um modo de ataque e defesa, onde uma equipe joga no ataque e a outra na defesa. Se a equipe atacante romper a defesa do primeiro objetivo, eles passarão para o segundo, e assim por diante. Essas partidas costumam ser mais longas do que os modos principais padrão e são emocionantes de jogar graças a oferecerem mais jogo de objetivo do que apenas capturar e manter pontos de objetivo em Domination ou Hardpoint. Há uma adrenalina que vem com o avanço e recuo com cada conjunto de objetivos diferentes, como tentar escoltar ou bloquear o avanço de um tanque. As partidas de War ficam realmente intensas perto do fim, com algumas vitórias de ataque ou defesa decididas no último momento, e você pode acumular uma quantidade satisfatória de abates e XP durante esses jogos, que geralmente empurram as contagens de abates e a experiência adquirida muito mais alto do que em modos como Team Deathmatch ou Kill Confirmed.

Atualmente, War é jogado apenas em um grande mapa montado usando partes de outros mapas do passado de Call of Duty, mas seria interessante ter mais mapas e tipos de objetivos adicionados para evitar que o modo fique desgastado.

Fora da jogabilidade, uma das melhores mudanças é a simplificação do Gunsmith em Modern Warfare 3. O jogo não só mantém a simplicidade com apenas cinco espaços para anexos disponíveis, mas também remove a tediosa funcionalidade de ajuste de armas do Modern Warfare 2. Uma das preocupações sobre o jogo deste ano era que ele poderia não ser muito amigável para jogadores casuais. O sistema de movimento já atende aos jogadores muito competitivos, e o ajuste de armas poderia ter ampliado ainda mais a divisão entre a base de jogadores casuais e os jogadores mais avançados. Felizmente, agora todos podem colocar alguns anexos e entrar em uma partida.

CoD WF 3 Imagem 4 1024x576 - CoD: Modern Warfare 3 com Zumbis!

Um lançamento de Call of Duty sempre significou começar do zero, mas o lançamento de Modern Warfare 3 tem jogadores sendo abatidos por armas totalmente equipadas de MW2 enquanto tentam usar e nivelar as novas armas. Claro, isso é apenas uma parte infeliz do sistema de progressão de jogadores de Call of Duty. Esses problemas iniciais do dia de lançamento são a mesma luta que novos jogadores terão ao entrar no jogo mais tarde no ano, mas definitivamente tira um dos benefícios de estar cedo na rotina do jogo. Esta é geralmente a única pequena janela de tempo que permite aos jogadores de Call of Duty estarem em um campo de jogo igual, mas isso não está disponível este ano graças às armas de MW2.

No geral, o multijogador ainda é a experiência arcade divertida que você esperaria, o que é um grande sucesso para um jogo Call of Duty montado usando conteúdo pré-existente que está desesperado para vender nostalgia aos fãs de longa data. Reviver os mapas e armas antigos de um dos meus jogos favoritos de Call of Duty é uma grande emoção para um gamer, e mais uma vez estou preso em uma corrida caótica para desbloquear um monte de camuflagens realmente bonitas, para o melhor e para o pior. Claro, com todo esse conteúdo reciclado, há mais pressão do que o normal sobre a qualidade do conteúdo pós lançamento para ajudar a manter os jogadores satisfeitos muito tempo depois de todos os sentimentos nostálgicos terem se desgastado.

No geral, o multijogador ainda é a experiência arcade divertida que você esperaria, o que é um grande sucesso para um jogo Call of Duty montado usando conteúdo pré-existente que está desesperado para vender nostalgia aos fãs de longa data.

Pela primeira vez, zumbis também estão invadindo a série Modern Warfare, mas não é o modo tradicional baseado em rodadas. Este ano, incorpora elementos do Outbreak em larga escala de Black Ops Cold War em um modo de extração ao estilo DMZ, que entrega a melhor tentativa da Treyarch até agora em um jogo de estilo objetivo em larga escala. Zumbis acontecem no próximo mapa de Urzikstan do Warzone, e o modo é projetado para trios em um ambiente PvE (jogador contra ambiente), embora você possa escolher jogar sozinho ou até mesmo se unir a outros em sua partida para formar um “super esquadrão” de até seis jogadores.

CoD WF 3 Imagem 5 1024x576 - CoD: Modern Warfare 3 com Zumbis!

Ao invés das rodadas normais que aumentam em dificuldade, o mapa de Urzikstan apresenta três áreas de ameaça, que funcionam como níveis de dificuldade. Você começa sua partida na parte externa do mapa com os Zumbis de baixa ameaça e movimento lento, mas pode optar por se aventurar nas zonas de ameaça média e alta. Há uma diferença notável quando você sai da parte de baixa ameaça do mapa, pois os inimigos se tornam mais desafiadores para abater, e armas atualizadas se tornam uma necessidade. Este design de vários níveis de ameaça se encaixa bem no tema de jogo de extração com estilo “alto risco, alta recompensa”.

Capturar a essência de um jogo de Zumbis em um ambiente de mundo aberto é uma tarefa enorme, mas esta versão zumbificada de Urzikstan se sente atmosférica e possui todas as características centrais que você esperaria, então parece que você ainda está jogando o modo Zumbis. Estas características centrais incluem máquinas tradicionais de Perk-a-Cola, compras na parede e a icônica máquina Pack-a-Punch para atualizações de armas. Se você quiser encontrar um local de Caixa Misteriosa, basta olhar para o céu para encontrar aquele icônico feixe de luz. Você também tem muitos zumbis e cães infernais surgindo ao seu redor, e vários prédios estão cheios de gás tóxico e esporos. Este modo será muito familiar se você jogou o DMZ de MW2, já que Zumbis mantém muitas das características centrais do modo de extração do ano passado. Isso inclui o elemento de risco e recompensa do DMZ, onde você pode se equipar com saques emocionantes, como as icônicas Armas Maravilha como a pistola de raios, mas você precisa garantir que tenha uma exfiltração bem-sucedida da partida se quiser manter o que coletou.

Para a narrativa, a história da Operação Deadbolt é contada em três atos. Isso empresta outra página do DMZ, onde você deve completar uma série de objetivos cada vez mais difíceis para desbloquear uma missão de história. Completar essas missões de história é como você desbloqueia cenas cinematográficas para avançar ainda mais na narrativa. As cenas têm a mesma qualidade que você teria ao completar missões complexas de Easter egg em mapas tradicionais. Melhor ainda, você não precisa se comprometer a jogar várias horas consecutivas para trabalhar nas etapas do Easter egg com medo de falhar apenas para tentar desbloquear as cenas.

As missões da história de Zumbis do Modern Warfare 3 levam um tempo para desbloquear, mas você pode fazer quantas ou poucas missões quiser em um dia, e o resto estará pronto para terminar quando você voltar a jogar.

Há missões e contratos suficientes para manter o jogo atraente, proporcionando muita capacidade de repetição em Zumbis. A abordagem de Modern Warfare 3 para o jogo de estilo objetivo oferece muito mais capacidade de repetição e faz melhor uso de um ambiente de mundo aberto, já que todo o mapa é densamente preenchido com inimigos que surgem frequentemente, áreas de contrato e missão, e segredos para explorar.

É especialmente fácil estar cauteloso com uma abordagem não tradicional do modo após os Zumbis de Call of Duty: Vanguard, que foram decepcionantes e deixaram muito a desejar. Mas MW3 oferece uma mistura bem-vinda de DMZ e Zumbis. O modo Zumbis deste ano é sólido para aqueles que queriam mais do Outbreak, e vale a pena tentar para os fãs de extração de DMZ, especialmente para aqueles como eu que odiavam o elemento PvP.

O lançamento de Zumbis oferece um sólido alicerce para uma experiência pós-lançamento ainda melhor, especialmente se seguir um caminho semelhante ao DMZ. O DMZ de Warzone melhorou muito com atualizações sazonais que expandiram a capacidade de repetição com novas receitas de barganha, uma carteira para armazenar fundos, mais missões de história e chefes.

Por fim, a campanha de Modern Warfare 3 foi uma mistura decepcionante de escolhas ruins de gameplay e uma narrativa mal desenvolvida, e este multiplayer soa como se devesse ser um desastre por ser uma mistura tão variada do passado de Call of Duty. Este é o Call of Duty mais desconectado que já existiu, mas o jogo online faz o suficiente para uma boa dose de diversão. No entanto, a nostalgia só vai levar o jogo até certo ponto, e espero que o conteúdo pós lançamento seja forte o suficiente para agradar a maioria dos jogadores.

___________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário