NEWS!

O Melhor Estilo da Trama Mexicana: “Señora Acero”

O Melhor Estilo da Trama Mexicana: “Señora Acero”

Olá, queridos leitores. Sei que faz muito tempo que não escrevo, mas hoje estou aqui. Para quem não sabe, recentemente passei por alguns problemas de saúde em família, mas graças a Deus tudo está se resolvendo e aos poucos, voltarei a escrever. Acreditem, senti falta de vocês!

E para este retorno, hoje, escreverei sobre uma série que assisti há pouco tempo e que gostei muito, mas também tenho muitas críticas a fazer. A série em questão é Señora Acero, produção da Netflix. Vamos lá?

Señora Acero é uma telenovela estadunidense criada por Roberto Stopello que foi ao ar pela rede de televisão americana através do canal Telemundo em Setembro de 2014. Produzida pela Argos Comunicación e Telemundo Studios, foi distribuída pela Telemundo International.

Produzida e filmada no México, a telenovela tem 5 temporadas com muitos capítulos em cada uma. Eu, particularmente, acho que a história poderia ter parado na segunda temporada, pois da terceira para frente, dá a impressão de que o autor perdeu totalmente o foco da história. Mas, as outras temporadas não são ruins, apenas cansativas.

A primeira e segunda temporadas, com 73 e 75 capítulos respectivamente, contam a história de Sara Aguilar (interpretada pela atriz Bianca Soto), uma jovem dona de casa que após sofrer várias traições e perseguições, decide se tornar a mais poderosa traficante do México para defender seus amigos e proteger seu filho Salvador, que é diabético desde criança.

Já na terceira e quarta temporadas, com 93 e 77 capítulos respectivamente, o foco da história vai toda para Vicenta Rigores, conhecida como “A Coiote” (interpretada pela atriz Carolina Miranda), uma jovem que ajuda imigrantes a atravessar a fronteira do Mexico para os Estados Unidos em busca de uma melhora de vida, longe dos cartéis. O fato “peculiar” é que ela tem o sangue dos Aceros, assim como o filho de Sara, Salvador Acero.

Na quinta temporada, com 79 capítulos, um personagem da primeira e segunda temporadas retorna e é dado o desfecho de toda a telenovela. De verdade, como disse acima, achei desnecessária as terceira, quarta e quinta temporadas. Mas, continuemos rs!

Figura 1 1024x576 - O Melhor Estilo da Trama Mexicana: "Señora Acero"
Sara Aguilar e Salvador Acero

Um pouco sobre a história

A telenovela conta a história de Sara Aguilar Bermúdez, uma mulher que tem tudo que uma pessoa pode querer na vida e está muito feliz, sem se quer imaginar o que o destino teria reservado para ela. No dia de seu casamento com seu marido, Vicente Acero, conhecido como “Comandante Acero”, a pedido de seu filho Salvador, um grupo de paramilitares assassinam seu marido. Sara descobre, então, que seu marido não era quem ela pensava, na verdade, era um policial corrupto da Procuradoria Geral da República (PGR).

Além de tudo isso, Sara ganha o ódio de uma de suas irmãs, Bertha Aguilar, pois além de casar-se com Vicente, o homem que sua irmã amava, no dia do seu casamento seu pai também foi assassinado. Isso só aumentou o ódio que Bertha sentia por ela. Além disso, Josefina, sua outra irmã, era uma mulher tola e facilmente manipulável, dando oportunidade de Berta jogá-la contra Sara. A única que não deu as costas à Sara, foi sua mãe.

Figura 2 1024x576 - O Melhor Estilo da Trama Mexicana: "Señora Acero"
Bertha Aguilar

Sara é obrigada a fugir e começar uma vida em outro lugar com seu filho. Ela sai de Tijuana e vai para Jalisco, onde conhece Aracely, uma jovem bonita e cheia de vida, mas que tem uma horrível dependência às drogas. Tornam-se melhores amigas e ela ajuda Sara a conseguir emprego de cabeleireira em um salão pertencente à Enriqueta Sabido, uma mulher que além de fazer cirurgias plásticas ilegais, também é envolvida em lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Nesse salão, Sara conhece também Miriam Godoy, uma imigrante colombiana e Lupita, uma menina sonhadora.

Sara encontra-se sozinha com seu filho, apesar de suas novas amigas e a vida, a partir de então, não seria mais mole e suave para ela. Ela tem vários incidentes, como o diabetes de Salvador. Por ele, ela enfrenta a tudo e a todos. Por ele, ela decidiu se tornar traficante, para poder custear o tratamento caríssimo de que ele precisava, incluindo uma cirurgia de transplante renal.

Em meio a tantos problemas, o amor sorri para ela novamente, através de Eliodoro Flores Tarso, outro policial da PGR, que a princípio está investigando alguns incidentes com traficantes sob o comando de “Indio Amaro”, um traficante sem escrúpulos, que acabam levando-o até Sara.

Em meio à corrupção das autoridades, seus negócios sujos com traficantes e grandes chefões, incluindo passagens ilícitas pela fronteira encobertas até pelo FBI, Eliodoro decide se juntar à Sara Acero, que foi à procura de Miguel Quintanilla, chefe do cartel de Jalisco, para pedir auxílio com todos os gastos que ela teria com o tratamento de Salvador. Miguel lhe oferece trabalho como “mula”, a princípio, tornando Sara se braço direito com o passar do tempo. Ele não só se sensibilizou pela história de Sara como se identificou com a vontade de vingança de Sara contra aqueles que lhe fizeram tanto mal. Miguel acaba se tornando “padrinho” de Sara, no mundo do tráfico.

Figura 3 1 1024x576 - O Melhor Estilo da Trama Mexicana: "Señora Acero"
Sara Acero e Miguel Quintanilla

Sara, aos poucos, torna-se tão poderosa que ficou conhecida como “Señora de Acero”, ou “A Dama de Aço”. Mas, isso só lhe trouxe mais inimigos, fazendo com que ela necessitasse de mais parcerias e apoio. Além disso, pessoas que ela amava, como Eliodoro e sua mãe, acabaram morrendo nas mãos de seus inimigos que incansavelmente, sobre o comando de índio Amaro, tentar acabar com sua vida e de seu filho. Todo esse poder, fez com que o próprio Presidente do México colocasse um preço por sua cabeça.

Sara acaba presa e em meio à sua busca por apoio, ela encontra-se com alguém de seu passado, o mais poderoso dos “capos”, Acasio “Don Teca” Martinez, que era obcecado por ela e planeja uma vingança para pagar o desprezo que Sara teve por ele.

Figura 4 1024x576 - O Melhor Estilo da Trama Mexicana: "Señora Acero"

Mas, quando todos pensavam que Sara ficaria presa por muitos anos, em meio a um golpe de sorte e à coragem de Aracely, que com a ajuda de um empresário tentou expor o Presidente mostrando ao povo suas ligações com Don Teca, chantageando-o, ele decide soltar Sara e apagar todas as acusações contra ela, tornando-a uma pessoa livre.

A segunda temporada termina de forma inesperada e não acredito que tenha feito jus aos personagens, mas vocês não acharam que eu ia contar aqui não é? Vou deixar na curiosidade de vocês!

A partir da terceira temporada, a série vira uma história de sobrevivência da família Acero-Quintanilla frente a tantos inimigos que ganharam no decorrer da história, porém com uma peça nova: Vicenta Rigores, que na verdade é uma Acero, irmã de Salvador. Porém, em um primeiro momento ela é uma “coyote” que ajuda imigrantes a cruzar a fronteira para os Estados Unidos em busca do “American Dream”. Na verdade, ela é a melhor nisso, pois conhece o deserto de olhos fechados.

Figura 5 1024x577 - O Melhor Estilo da Trama Mexicana: "Señora Acero"
Vicenta Acero, “La Coyote”

Quando vai atrás de sua mãe, na fazenda de seu inimigo Chucho Casares, chefão do narcotráfico mexicano, ela acaba descobrindo a verdade sobre seu passado. Ela tem sangue dos Aceros, isso inclui a fortuna e o tipo de vida da família. Então, ela decide ir atrás de seu irmão que por uma coincidência infeliz está entrando para a família de Chucho Casares. Logo as desavenças começam, pois Salvador resolve assumir a meia irmã, já que não tem outro parente vivo.

Se tem uma coisa que o cartel Acero-Quintanilla deixa bem claro é que família não é somente os parentes de sangue e sim, todos os que fazem parte da família e são leais, tendo o mesmo sangue ou não. E acreditem, quando mexem com um deles, mexem com todos. Como eles gostam de dizer, a lei é: “Ojo por ojo y pariente por pariente” (Olho por olho, parente por parente).

Quando o assunto é vingança, os cartéis não perdoam.

Uma figura pitoresca, mas que dá um toque especial à telenovela, porque além de engraçada e apesar de sempre se meter em encrenca, ela se dá muito bem, é Martha Mónica Restrepo, “La Tuti”, uma jovem que além de se prostituir, repassar droga, vender lingeries e bancar a cartomante, acaba se tornando traficante e faz de tudo para se dar bem na vida. E vocês não imaginam em quantas confusões ela vai se meter, até mesmo se envolver com o filho do chefe do cartel. 

Como eu disse logo no início, a telenovela é longa e em alguns momentos torna-se cansativa. Mas, a história é boa e conta um pouco sobre esse mundo dos cartéis e da realidade sobre a travessia dos imigrantes ilegais do México para os Estados Unidos, em meio à romances, explosões e vinganças, claro com o envolvimento de políticos corruptos e os mais poderosos traficantes. Para quem gosta de uma boa trama mexicana, vale a pena conferir. Mas, separe um bom tempo, pois você vai precisar!

Vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado e até a próxima!

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário