NEWS!

Halo 2º Temporada: Primeira Opinião

Halo 2º Temporada: Primeira Opinião

A segunda temporada de Halo existe neste estranho limbo, aparentemente relutante em lidar com os dois maiores fios soltos da temporada 1, o Chief possivelmente sendo possuído por Cortana, e também tendo DNA antigo mágico de Halo e, em vez disso, substituí-los por um mistério aparentemente novo que não tenho um entendimento significativo depois de assistir aos primeiros quatro episódios.

Não é de forma alguma uma tarefa miserável, porém. A ação é bastante boa, e o elenco está trabalhando duro, particularmente Danny Sapani como Capitão Keyes, que tem a melhor cena da metade da temporada que vi, e Bokeem Woodbine como Soren. Mas com a história se afastando desses elementos “controversos” da temporada 1 e substituindo-os por um mistério obtuso, o programa se tornou confuso.

Também é confuso de uma maneira muito familiar: como a primeira temporada antes dela, a segunda temporada de Halo tem apenas uma semelhança superficial com o material de origem. É um programa que pega um monte de termos e nomes próprios de Halo e segue em uma direção principalmente original com eles. Isso é frustrante, mas dificilmente um ponto de ruptura se essa nova direção for boa ou interessante. Embora certamente consiga ser interessante, pelo menos de forma abstrata, seria um exagero chamá-lo de “bom” neste estágio. A segunda metade da temporada poderia mudar isso, mas ainda não está lá.

Halo Temporada 2 2 1024x576 - Halo 2º Temporada: Primeira Opinião

A segunda temporada começa seis meses após o final da primeira temporada. A confusa primeira cena indica vagamente que Cortana foi removida da cabeça do Chief entre as temporadas, e embora personagens diferentes ocasionalmente façam referência a esse fato, não há impacto disso – nunca vemos o Master Chief sendo pior em alguma coisa sem ela, por exemplo. O Chief sente falta dela da mesma forma que você sentiria falta de um amigo que não vê há muito tempo, não como uma companheira de equipe que foi uma parte chave de seu time. Cortana apareceu apenas brevemente nestes episódios.

Então o Chief e sua equipe visitam um planeta chamado Sanctuary – que está sendo alvo do Covenant para ser vitrificado – para ajudar outras tropas da UNSC a evacuar os colonos locais. Mas também há algo mais acontecendo. Elites do Covenant estão no terreno, mexendo com um relé de comunicações. O Chief os enfrenta em uma sequência realmente incrível, e o resto deles foge assim que o bombardeio começa. E antes de partirem, o Chief vê um rosto familiar entre eles: a humana Makee, que supostamente morreu no final da temporada 1, e com quem o Master Chief dormiu. Como ela está viva e o que está fazendo? Presumivelmente, ela está continuando sua busca por artefatos relacionados ao Halo – mas enquanto ela apareceu várias vezes nos quatro episódios da segunda temporada que vi, ela não teve diálogo durante nenhuma dessas aparições. Além disso, o anel de Halo em si foi mencionado apenas uma vez durante esses episódios, embora um grande motivo para isso seja que não há um ponto de vista do Covenant desta vez, ao contrário da temporada 1.

Enquanto isso, a Dra. Halsey está fora de cena, presa em uma espécie de prisão semelhante a Westworld, onde é forçada a falar repetidamente com a mesma garota clonada, que morre toda vez que Halsey a pressiona por informações sobre seus captores. Com ela fora do caminho, os Spartans têm um novo chefe – um cara britânico escorregadio chamado Ackerson que faz todos os truques de chefe irritante que você possa imaginar para o Master Chief por razões que ainda não estão claras.

Além disso, também temos uma subtrama envolvendo um dos companheiros Spartans do Chief tendo uma lesão crônica, e a segunda temporada passa muito tempo continuando todas essas coisas com Soren-066 (Bokeem Woodbine, se divertindo muito mais do que todos os outros no elenco), a esposa de Soren e Kwan Ha, a garota que o Chief resgatou no episódio piloto e que não tem relevância para a trama a ser mencionada.

Em outras palavras, há muito acontecendo. Na verdade, até demais, porque não há um fio central que una todos esses elementos, pelo menos não que eu pudesse perceber nos quatro primeiros episódios. Há apenas várias histórias acontecendo lado a lado. Isso realmente me lembra muitas das temporadas recentes das séries de TV da Marvel: Parece que havia algum grande fio condutor atravessando a segunda temporada que teria unido todos esses diferentes elementos, mas que acabou sendo cortado para simplificar a trama ou se livrar de elementos de história que foram mal avaliados. Não sei se isso é o que realmente aconteceu aqui, mas indiscutivelmente há um grande vazio nesta história.

Sem um núcleo que una tudo, a segunda temporada de Halo parece sem rumo até agora. Embora eu esteja certo de que essa sensação mudará pelo menos um pouco quando descobrirmos o que Makee está tramando, mas não estou certo se confio que isso realmente acontecerá, porque a série de TV de Halo não ganhou esse benefício da dúvida. Mas as peças estão lá para fazer a história funcionar, e a ação é boa, às vezes realmente boa. O quarto episódio retrata a queda de Reach, ou a primeira parte dela, e há uma sequência de ação prolongada que acontece em meio a um monte de destroços bombardeados que é uma diversão absoluta.

Mas com um grande mistério no centro da trama, tudo dependerá de eles acertarem o final – boa ação não será suficiente para salvar outra história ruim. Mas com o programa mantendo tudo tão próximo do peito, pois as únicas ideias que tenho sobre para onde isso poderia estar indo são do jogo, porque o programa não ofereceu pistas reais por si só, mas vamos apenas ter que esperar e torcer pelo melhor.

____________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário