NEWS!

Visão NERD: O Descobrimento do Brasil

Visão NERD: O Descobrimento do Brasil

Olá, Queridos Leitores!

Hoje, 22 de abril, comemoramos o Descobrimento do Brasil, que ocorreu no ano de 1500.

Nesta data, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, as caravelas portuguesas chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. O local de desembarque e também o primeiro pedaço de terra avistado por Cabral, recebeu o nome de Monte Pascoal. Esse nome se deve, também, ao fato de que o desembarque das caravelas portuguesas foi feito na mesma época em que o período de Páscoa é celebrado.

Chegada dos portugueses às terras brasileiras.

De acordo com os relatos de Pero Vaz de Caminha, instituído escrivão da feitoria de Calecute, na Índia (missão responsável pelo descobrimento do Brasil), o primeiro encontro entre os portugueses e os índios nativos ocorreu no dia 24, dois dias após o desembarque no litoral, e, segundo relatos, aconteceu de forma pacífica. Claro que houve um primeiro choque devido a grande diferença cultural entre os dois povos.

Cabral teria recebido alguns índios nas caravelas e, ao verem objetos de ouro e prata, teriam apontado para esses objetos, o que levou os portugueses a pensarem que haveriam desses metais naquelas terras.

Nesse contato, os índios estranharam o gosto da água, diferente da pura e limpa que eles estavam acostumados a beber. Talvez por isso, não aceitaram o vinho e a comida oferecidos pelos portugueses. Ainda nesse contato, os índios estranharam as vestimentas portuguesas, visto o fato de andarem nus.

No dia 26 de abril foi celebrada a primeira missa em terras brasileiras pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a missa, as caravelas rumaram às Índias em busca de especiarias e, como acreditavam que as terras descobertas eram uma ilha, a nomearam como Ilha de Vera Cruz.

Os índios estranharam o fato de os portugueses andarem de roupas e não nus.

Mesmo na primeira missa realizada, estranharam os gestos e linguagem utilizados.

Quando falamos de “Descobrimento do Brasil”, passamos a ideia de que ninguém habitava as terras. Mas, na verdade, haviam milhões de indígenas, divididos em várias nações, que já habitavam a América muito tempo antes da chegada dos portugueses, referindo-se mais a região onde hoje localiza-se o Brasil.

O único documento que temos, e que retrata com detalhes a chegada dos portugueses ao Brasil, é a famosa Carta de Pero Vaz de Caminha. Para quem nunca ouviu falar do documento, essa carta foi escrita para relatar as experiências vividas na expedição feita às Índias e, consequentemente, a descoberta desse “Novo Mundo” que gerou tanto deslumbramento aos europeus.

Na carta, Pero Vaz relata com fidelidade ao monarca D. Manuel I, rei de Portugal, desde o momento do desembarque até o convívio com as tribos nativas. Por exemplo: relata detalhadamente aspectos físicos dos nativos, como a pele parda, o desenho do rosto, objetos que usam furando os lábios ou orelhas, os cabelos lisos e o uso de cocar com uma diversidade de cores, retrata a fauna e a flora brasileira. Relata também aspectos culturais do dia-a-dia, como o fato de andarem nus, não terem a preocupação de cobrirem partes íntimas e encararem tudo isso com inocência. Conta ainda que o interesse deles pelas missas realizadas se daria mais pelos gestos apresentados durante o culto e também por alguns objetos, como o Rosário feito de contas, do que pela religião em si. Veja abaixo um pequeno trecho da carta:

Parte da carta de Pero Vaz de Caminha encaminhada ao Rei D. Manuel I.

 

 

“Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma. Todos andam rapados até por cima das orelhas; assim mesmo de sobrancelhas e pestanas. Trazem todos as testas, tintas de tintura preta, que parece uma fita preta da largura de dois dedos…”

 

 

Um outro aspecto importante relatado nesse documento é que, em um primeiro momento, eles não conseguiram encontrar ouro ou prata na região. Porém, perceberam que as condições climáticas e geográficas eram favoráveis ao plantio de alguns produtos como cana-de-açúcar e café, e logo descobriram o que seria a primeira atividade econômica da colônia portuguesa: o Pau-Brasil, árvore nativa da região e que existia em abundância. Devido à sua coloração forte, sua resina era extraída e utilizada na tintura de tecidos de alto luxo por toda a Europa.

Nativa da região, o Pau-Brasil era encontrado em abundância.

E sua resina, utilizada em tinturas de tecidos de alto luxo.

Devido à exploração exagerada dessa árvore nativa, ela foi levada ao perigo de extinção e, no século XX, algumas ações foram executadas a fim de proteger e recuperar a espécie, como por exemplo, o plantio a partir de sementes. O pau-brasil tornou-se uma árvore exclusivamente ornamental, utilizada somente na fabricação de arcos e violinos e, mesmo assim, apenas em pequenas quantidades.

Curiosidades

  • a data inicialmente instituída como alusão ao descobrimento do Brasil e que ficou conhecida até 1817, era 03 de maio. Somente em 1930 a data de 22 de abril ficou oficialmente estabelecida devido a um decreto de Getúlio Vargas. Porém, qualquer cidadão culto sabia e considerava a data anterior como a correta;
  • quando os portugueses chegaram a terra que seria o Brasil, foram recebidos com uma dança indígena;
  • o objetivo não era a descoberta do Brasil, e sim, a viagem às Índias;
  • Brasil vem da palavra celta “bress”, origem do inglês “bless”. Isso devido à história da ilha mitológica “Hy Brazil”, uma das muitas ilhas espalhadas pelo Mar Tenebroso, cujo místico irlandês São Brandão encontrou em meio à sua peregrinação pelo oceano e nomeou-a assim, pois acreditava ser uma terra abençoada.
  • a chegada de Pedro Àlvares Cabral ao Brasil demorou mais de um mês e, das 10 naus e 3 caravelas que zarparam, uma nau com 150 homens desapareceu e nunca mais foi encontrada.
  • Alguns historiadores garantem que o Brasil foi descoberto, na verdade, em 1498. Duarte Pacheco Pereira, nomeado Cavaleiro da Casa Real, teria descoberto o território anteriormente, em viagem secreta.

Mais um pouquinho de história…

O Brasil passou a ser colonizado, de fato, devido à preocupação que os portugueses começaram a ter com a invasão das terras por outras nações, como realmente viria a acontecer mais tarde. Assim, cronologicamente:

  • 1530: o primeiro sistema colonial, as Capitanias Hereditárias;
  • 1808: com a chegada da Família Real, início do desenvolvimento da economia e sociedade açucareira e após, economia e sociedade mineradora;
  • 1822: início da fase Imperial;
  • 1889: Proclamação da República, dando origem então ao período da República Velha;
  • 1930: Era Vargas, marcada pelo governo do gaúcho Getúlio Dornelles Vargas;
  • 1945: República Populista, ocorreu no início da Guerra Fria e era caracterizada pelo populismo;
  • 1964: Governos Militares: marcado pelo Golpe Militar de 64 e pelo Ato Institucional nº 5, de 68; e
  • 1985: Brasil Atual, onde o sistema predominante é o de república federativa presidencialista, formado pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Espero que vocês tenham gostado… Esta é minha estreia na série “Visão NERD” e até o próximo post!

_________________________________________________

Visão NERD é uma série de posts onde o autor explica as origens de datas e/ou temas específicos com curiosidades e sempre envolvendo uma abordagem NERD. ESTE É O NONO TEXTO!

O OITAVO pode ser acessado em: Visão NERD: Tiradentes, História e Curiosidades!

O SÉTIMO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Do Índio E Importância

O SEXTO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Nacional Do Livro Infantil

O QUINTO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem E Significados Da Páscoa!

O QUARTO pode ser acessado em: Visão NERD: Você Sabe Por Que O Céu É Azul?

O TERCEIRO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Do Quadrinho Nacional

O SEGUNDO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem Do Réveillon

O PRIMEIRO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem Da Sexta-Feira 13!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário