NEWS!

Mortal Shell – Uma Nova Experiência Para Quem Curte RPG de Ação No Estilo Souls-Like

Mortal Shell – Uma Nova Experiência Para Quem Curte RPG de Ação No Estilo Souls-Like

A sétima geração de consoles considerou trazer de volta níveis de dificuldade e desafios mais elevados e adaptados ao universo dos games, com experiências e interações diversas e surgindo Dark Souls, um dos títulos mais marcantes dessa proposta e que entregou uma espécie de sub-gênero, inspirando diversas outras produções. É nesse contexto que recebemos Mortal Shell, em 18 de Agosto de 2020, um novo game no estilo RPG com ação desenvolvido pela Cold Symmetry e publicado pela Playstack.

É difícil abordar sobre Mortal Shell e não relacionar com os games no estilo Souls-Like, onde conhecemos os cultuados Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice. A Cold Symmetry criou uma “carta de amor” ao trabalho da From Software, onde Mortal Shell não é uma simples recauchutagem, pois adiciona ideias e mecânicas que mudam sua maneira de pensar sobre o estilo de combate duelista.

De fato, é um game semelhante em pequena escala, exigindo menos investimento de tempo e com uma equipe de apenas 15 profissionais. Os desenvolvedores estão de parabéns!

Sobre esta surpresa chamada Mortal Shell

Em Mortal Shell, você interpreta um ser sem rosto, sem pele, sem voz e apelidado de “The Foundling”, mais parecido com um espírito do que uma pessoa, que deixa o que parece ser uma espécie de plano astral para se aventurar em um mundo decadente e venenoso conhecido como Fallgrim. Lá, você encontra vários personagens que fazem discursos tipicamente assustadores e enigmáticos sobre a degradação gradual do mundo e os fanáticos religiosos que o habitam. Praticamente, quase qualquer ser que você encontrar quer matá-lo e em sua forma de espírito branco, você não é páreo sem proteção, pois um golpe irá destruí-lo.

Para sobreviver, você precisa de um corpo melhor e é daí que vem o nome Mortal Shell. Na história, você é capaz de habitar os cadáveres de alguns guerreiros que encontrar ao longo do caminho, o que o torna um pouco mais resistente para a morte instantânea. Cada um dos quatro escudos funciona de forma um pouco diferente um do outro, fornecendo um conjunto de construções de personagens que você pode trocar conforme avança na história. E você viverá esses diferentes personagens ao longo da jornada.

Além disso, cada um dos personagens também possui vantagens especiais únicas que você pode desbloquear de uma maneira típica de Almas, gastando as moedas que ganha ao matar inimigos, mas que você pode perder se for morto e não recuperá-las de seu próprio cadáver.

O combate deve seus movimentos fundamentais básicos para Dark Souls e Bloodborne, funcionando quase da mesma maneira. Você tem um ataque leve mais rápido e um ataque pesado mais lento, bem como um passo para trás que você pode converter em uma jogada para se esquivar de seus inimigos. O quanto você pode balançar sua espada e quantas vezes você pode se esquivar são ditados por um medidor de resistência, que se recarrega quando você não está se balançando ou rolando.

Há também uma defesa e uma resposta que são quase exatamente como o ataque visceral que encontramos em outros games do gênero. Se você conseguir desviar o tempo corretamente, o ataque de resposta que obterá depois restaurará a saúde, tornando-o a maneira mais confiável de se curar, caso contrário, dependerá de itens consumíveis que encontrará ao redor do mundo. Você não pode ativar o parry a menos que construa um medidor chamado Resolve, no entanto, que você obtém ao lidar com o dano.

Enquanto endurecer é uma habilidade defensiva que lhe dá opções para esperar e deixar seus oponentes virem até você, o sistema Resolve o empurra para ser mais agressivo.

O que diferencia Mortal Shell de suas inspirações é a habilidade de “endurecer”, algo intrínseco à sua forma espiritual que você traz para cada um dos corpos que habitar. Quando endurece, você rapidamente se transforma em pedra, permitindo resistir mais antes que se quebre. Com isso, bloquear um golpe também costuma fazer seu oponente cambalear à medida que atinge você, deixando-o ligeiramente desequilibrado. Essa habilidade tem um curto tempo de espera, então você não pode usá-lo constantemente.

A habilidade de endurecer fornece um novo conjunto de estratégias essenciais, especialmente com chefes mais difíceis, pois a chave para a vitória é quase sempre endurecer-se estrategicamente para que você possa acertar quando, de outra forma, seria eviscerado. Usado no meio da luta, pode permitir que você abra caminho através dos inimigos, mantendo sua própria sequência de golpes devastadores enquanto desequilibra sua presa e atenua qualquer punição que sua agressão possa merecer.

A habilidade de endurecer torna o combate de Mortal Shell calculista e deliberado, e junto com uma esquiva muito indulgente que o deixa quase invencível, mesmo que por pouco tempo.

Essa parece ser a alquimia que Cold Symmetry está buscando, pois Mortal Shell parece estimular você a desenvolver habilidades, estudar inimigos, distribuir recursos cuidadosamente e combinar de forma inteligente uma gameplay agressiva com suas defesas. Mas também você pode se esquivar de basicamente qualquer ataque inimigo ou ignorá-los completamente endurecendo para marcar um acerto preciso.

Essas habilidades ainda permitem que o combate pareça intenso na maior parte do tempo, mas o game também não espera que você gaste horas derrotando um chefe. A grande desvantagem do sistema de combate do Mortal Shell é que é fácil se tornar muito dependente do endurecimento para lentamente destruir os inimigos e chefes. Uma luta contra o chefe se resume a transformar-se em pedra, acertar um golpe, depois se esquivar para evitar represálias e repetir o processo por cinco ou dez minutos até que tudo acabe.

Essa combinação é, na verdade, uma estratégia viável em muitas das lutas e pode transformar as batalhas contra alguns de seus oponentes mais difíceis e longas, mas onde você nunca sente que está em perigo real.

No decorrer da história, enquanto você obtém um punhado de armas e projéteis, há definitivamente grandes incentivos para ficar com apenas um de cada durante a maior parte da corrida conforme desbloqueia atualizações e aumenta o dano. É interessante passar mais tempo com a enorme Martyr Blade ou a Smoldering Mace infundida com fogo, mas estar confortável com a primeira espada que você encontrar torna muito mais confiável para vencer lutas e evitar o castigo da morte.

O grande foco de Mortal Shell fora do combate é a exploração e faz parte de todos os outros sistemas do game. Você passará uma boa parte do tempo explorando Fallgrim e ao fazê-lo, logo cruzará com seus três enormes templos, que funcionam como masmorras e abrigam três Glândulas Sagradas que você precisa reivindicar. Cada templo é diferente dos outros e fornece alguns locais lindos e criativos para suas lutas épicas, incluindo uma caverna profunda e gelada, uma cripta em chamas e uma torre.

Cada local parece específico para os desafios internos e explorá-los é uma delícia, já que você é recompensado com conhecimentos e atualizações de armas para verificar cada canto.

Nunca se esqueça que não estará apenas explorando o espaço físico de Mortal Shell, mas também o que encontrar em cada um dos seus cantos. Isso se manifesta no sistema de familiaridade, que implora que você experimente os itens que encontrar no game e aprofunde seu entendimento sobre cada um. Você pode encontrar um cogumelo estranho, um pedaço de carne podre ou um lote duvidoso de aguardente, mas não saberá como isso o afetará até que os “enfie na cara”. Usar um item uma vez revela suas propriedades, mas continuar a usá-lo cria familiaridade, tornando-o mais eficaz. Com isso, você pode construir familiaridade com itens, mesmo que algum deles não sirva para nenhum outro propósito, exceto ouvir um pouco de música e talvez entreter o personagem ou mesmo relaxar alguns segundos.

O sistema de familiaridade compensa a experimentação e estimula sua curiosidade, ajudando a aterrissar você no mundo de algumas maneiras interessantes. Comer um cogumelo me deixou envenenado e imediatamente morto em uma luta inicial, mas depois de comer mais alguns, minha familiaridade fez com que os cogumelos venenosos me dessem resistência ao veneno, como se o organismo se adaptasse. Você encontra itens que permitem alternar entre os projéteis enquanto está no mundo, mas sofre dano toda vez que invocar um, a menos que crie familiaridade com tais itens, o que reduz a penalidade.

Você poderá desbloquear informações adicionais sobre os itens à medida que os usa, para aumentar ainda mais a sensação de que está aprendendo sobre o mundo enquanto segue a jornada.

À medida que desbloqueia vantagens para cada personagem, você recebe “vislumbres” de suas vidas anteriores e das pessoas que eles eram, revelando conexões com outros personagens que irá encontrar. No típico estilo de Souls, no entanto, você terá que dar os grandes saltos por conta própria e após uma corrida pelo game, não tenho certeza se a história se junta em algo mais coerente do que um monte de curiosidades interessantes, descrições de itens e pequenos trechos de diálogo.

E é nesse ponto que Mortal Shell tropeça um pouco, pois na área pantanosa de Fallgrim, que conecta as masmorras tende a ter a mesma aparência, com poucas pistas de onde uma seção está em relação a outra, ou como se conectam. Você só precisa chegar a esses três templos para avançar o game e ainda assim, vaguei por um tempo tentando encontrar o caminho certo para a frente, muitas vezes tropeçando acidentalmente em um terreno que eu já tinha coberto ou voltando ao ponto de partida.

Você pode até mesmo explorar as carcaças que encontrar, que é onde reside a maior parte da história.

Há momentos em que o posicionamento do inimigo pode ser frustrante, pois Mortal Shell realmente gosta de emboscar você com combatentes que não pode ver até que apareçam, tanto que é fácil ficar sobrecarregado em alguns pontos, forçando você a correr de volta por áreas grandes e confusas que podem se tornar cansativas. Enfim, o game é construído para colocá-lo encurralado toda vez que passar por uma masmorra, forçando você a correr de volta ao ponto de partida enquanto enfrenta um novo ataque de inimigos, 

Por fim, Mortal Shell de fato é mais acessível do que os demais games do gênero, enquanto mantém o mesmo ar de mistério e pressentimento que torna esse tipo de game tão desgastante. Mas Mortal Shell também é um game carinhosamente elaborado, estranho e enganosamente profundo por si só, que o recompensa por vagar por seus caminhos tortuosos e desafiar seus inimigos mais mortais.

Mortal Shell está disponível para Xbox One, PlayStation 4 e Microsoft Windows.

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário