Testando o novo modo Hazard Zone, meu esquadrão entrou no pátio de embarque perigoso no Manifest, um mapa definido por um grande porto. As pilhas de contêineres alinhadas nas laterais da área podem criar um gargalo letal e, conforme nos aproximamos do objetivo à frente, avistamos outro esquadrão convergindo para o mesmo local. Como o lutador de reconhecimento Mackay, peguei a arma de agarrar parecida e fui até o topo das ditas pilha, que de repente transformaram a zona de morte sem cobertura de um beco em um local perfeito para uma emboscada. Um dos companheiros de equipe lançou uma cobertura destacável para o grupo abaixo, dando-lhes um bom local para evitar o fogo de entrada onde não existia anteriormente. Enquanto meu esquadrão no solo distraía os inimigos, rastejei até a borda do contêiner acima deles e comecei a atacar o esquadrão inimigo. Outro companheiro de equipe implantou um scanner que permite que vejam os inimigos próximos através das paredes, parando o último oponente antes que eles possam flanquear nossa equipe. Trabalhando em conjunto, eliminamos um esquadrão inimigo.
Isso é Battlefield 2042! A experiência é mais divertida quando traz novas ideias juntamente com o toque tradicional da franquia. E embora muitos de seus elementos funcionem bem juntos, nem sempre há harmonia entre o antigo e o novo. Battlefield se distingue dos games anteriores da franquia por oferecer a você a oportunidade de jogar com “especialistas”, sendo cada um com suas próprias habilidades e dispositivos. em vez de escolher entre classes de personagens mais amplas e genéricas. No entanto, nem todos esses especialistas acham que trabalham em todas as partidas. Mackay é essencial no Manifest, onde poderá tirar vantagem da verticalidade do mapa de uma maneira que outros especialistas não conseguem, mas ele se sente quase inútil no Hourglass, onde metade do mapa é plano, deserto aberto e a outra metade é uma paisagem urbana repleto de arranha-céus enormes. No período que testei Battlefield 2042, houve muitos momentos em que ter o especialista certo para o trabalho parecia ótimo e que alguns personagens pareciam inúteis em um mapa específico. Isso ilustra como o game pode, às vezes, ter dificuldades à medida que o desenvolvedor DICE o expande para longe de sua fórmula subjacente. Ainda assim, embora algumas ideias e personagens não sintam necessariamente que combinam com tudo o que Battlefield 2042 tem a oferecer, seus passos em frente adicionam novas dimensões ao game em geral e expandem o que já funciona nas batalhas de tiro em primeira pessoa da franquia, empurrando você a jogar de maneiras diferentes.
Embora alguns combatentes possam se sentir um pouco inúteis às vezes, ajustes na fórmula com Battlefield 2042 adicionam uma variedade de jogabilidade interessante.
Os combatentes conhecidos como especialistas são a maior adição no Battlefield 2042, representando um ajuste nas escolhas que você faz sobre como enfrentará outros jogadores. Enquanto Battlefield anteriormente tinha esquadrões compostos por jogadores que desempenhavam funções diferentes, como médico, assalto, engenheiro ou reconhecimento, os especialistas que você pode escolher preenchem melhor essas funções em 2042. Assim, embora vários personagens possam ser considerados especialistas de classe de suporte ou assalto, cada um é distinto dos demais. Isso tudo dá ao Battlefield 2042 uma sensação mais de atirador de heróis, tirando páginas de games como Overwatch ou mesmo Rainbow Six Siege. Os jogadores veteranos do Battlefield podem se irritar com a ideia de sensibilidades do atirador de heróis se intrometendo em sua maneira de jogar, mas a adição de especialistas costuma ser um de seus destaques. Especialmente quando se trabalha em estreita colaboração com o seu time, ter uma variedade de especialistas e saber como usá-los bem cria uma série de situações em que vocês podem se ajudar.
Além disso, jogar com personagens diferentes oferece experiências únicas, como “voar” pelo campo de batalha com um wingsuit ou para um terreno alto como Mackay está bem longe de empurrar em direção a um objetivo com um escudo anti-motim como Dozer, correndo pelo fogo para salvar um esquadrão ferido como Falck, ou armando uma emboscada com uma torre de sentinela como Boris. Por causa de suas diferentes habilidades e usos, cada especialista traz sua própria sensação em Battlefield 2042, oferecendo a você muitos tipos diferentes de diversão, mesmo em uma única partida. Conforme mencionado, a adição de especialistas nem sempre é perfeita, onde alguns se sentem deslocados em determinados mapas. Há também o problema constante do atirador, onde personagens emocionantes que ganham altas contagens de mortes, como Paik com sua habilidade de ver através das paredes por curtos períodos, sem dúvida atrairão mais uso do que personagens com apoio ou mais estáticos como Falck, Angel ou Boris. Mas a DICE prometeu adicionar mais especialistas no futuro, e já há diversidade suficiente de experiência de jogo no elenco que ver acréscimos e recombinações em como eles funcionam juntos é uma perspectiva excitante.
Battlefield é geralmente um FPS melhor desfrutado com amigos, utilizando comunicação e trabalho em equipe, e as maneiras como diferentes especialistas podem interagir e apoiar o grupo traz à tona a experiência de game em equipe de muitas maneiras novas.
Embora diferentes abordagens de jogo venham principalmente de sua escolha de especialista, elas são suportadas por meio dos carregamentos de equipamentos altamente personalizáveis do Battlefield 2042. Seu kit vem com uma arma primária e uma arma secundária, como de costume, embora agora você possa usar qualquer arma com qualquer personagem. Você também pode embalar alguns outros itens táticos, incluindo granadas ou lançadores de foguetes. Existem carregamentos genéricos para cada classe, que fornecem itens como um kit médico implantável se você escolher o item médico ou uma ferramenta de reparo de veículos se você escolher o de engenheiro, mas você também pode ajustá-los a qualquer momento. Isso significa que você pode jogar Boris com um rifle de precisão e um míssil antiaéreo, subir ao topo de um arranha-céu e usar sua torre de sentinela implantável para protegê-lo enquanto atira inimigos no solo e helicópteros no ar. Além disso, você pode pegar um SMG e um beacon reaparecido como Mackay, usando seu grapple para rapidamente cortar distância sobre os inimigos e matá-los de perto, antes de deixar cair um beacon no terreno elevado para que seu esquadrão possa segui-lo facilmente em um ataque. Ter uma ampla oportunidade de ajustar o equipamento que você está carregando, mesmo dentro de uma partida, é uma grande vantagem na coluna de qualidade de vida do game. Além da personalização do carregamento, há também o novo sistema de menu “Plus”, o que permite a você definir vários acessórios para suas armas na tela de carregamento e, em seguida, alterá-los durante o game. Se você está se dirigindo para alguns corredores apertados, pode trocar rapidamente a mira de longo alcance do seu rifle de assalto por miras de ferro.
Abordando sobre mudanças na qualidade de vida, não há nada tão bom quanto o novo tablet de chamada que permite convocar um veículo em qualquer lugar. Battlefield é conhecido por seus mapas extensos que levam muito tempo para cruzar, e ver um enorme campo aberto à sua frente e chamar um jipe ou tanque para reduzir o tempo necessário para cruzá-lo é excelente. O design de níveis no Battlefield 2042 é geralmente voltado para colocá-lo na luta mais rapidamente do que no passado, com mapas projetados para “agrupamento” que direciona a ação para locais específicos, mas apenas com a capacidade de entrar em ação o mais rápido possível (enquanto diminui a probabilidade de ser pego por um franco-atirador no caminho para a luta real) parece uma grande melhoria no campo de batalha em geral. Battlefield 2042 abandona a campanha single-player completamente, em vez disso se concentra inteiramente no multiplayer competitivo. Desde o lançamento, inclui três tipos diferentes de modos competitivos, cada um oferecendo experiências surpreendentemente diferentes. Os mais tradicionais são os modos All-Out Warfare, Breakthrough e Conquest. Ambos giram em torno de enormes exércitos de até 128 jogadores tentando capturar pontos de controle em vários “setores” enquanto lutam pela vitória. Conquest permanece como os fãs se lembram dos games anteriores, com o objetivo de exaurir os tíquetes de respawn do inimigo matando oponentes e capturando pontos de controle; quanto mais pontos você tiver, mais o time adversário sangra tíquetes. Battlefield 2042 carrega o pequeno ajuste que requer que sua equipe frequentemente capture vários pontos de controle em um setor específico para capturá-lo e obter sua vantagem, fornecendo oportunidades.
Se estiver enfrentando um veículo, você pode puxar seus cartuchos anti-infantaria. A capacidade de usar qualquer arma em quase qualquer momento, combinada com a personalização de seu equipamento para a situação que você está enfrentando, faz você se sentir como uma parte importante de uma equipe com um trabalho específico e um combatente versátil pronto para uma variedade de situações.
Conquest, como nos games anteriores de Battlefield, pode parecer caótico e aleatório, com jogadores fluindo de todas as direções o tempo todo e muitas oportunidades de serem pegos por alguém que você não viu. Isso pode ser aumentado pelo Battlefield 2042 alimentado pelas “Forças Ocupantes”, que são soldados controlados por IA que preenchem a lista de jogadores do jogo se houver lacunas. Os bots de IA não são especialmente inteligentes, mas ajudam a fazer com que as partidas pareçam batalhas enormes com um grande número de combatentes. Breakthrough, por outro lado, é uma versão mais simplificada e sintonizada da experiência, não muito diferente do modo “Rush” de Battlefield: Bad Company 2, mas em uma escala maior. Uma equipe ataca enquanto a outra defende, mas apenas um setor está ativo no mapa por vez. O time atacante tem que capturar todos os pontos de controle no setor para avançar para o próximo, mas eles têm respawns limitados para fazer isso, enquanto o time defensor tem respawns infinitos. Breakthrough parece um tipo de game mais direto e cheio de ação em comparação com Conquest, onde você sempre sabe aproximadamente de onde o inimigo virá e onde estará a ação, tornando mapas enormes menos assustadores.
Em ambos os modos de guerra, entretanto, as batalhas muitas vezes pareciam depender de qual equipe era mais inteligente e melhor no uso de veículos. Isso não é realmente surpreendente, dada a história de Battlefield, onde os veículos tendem a dominar com bastante frequência na franquia, e em nosso tempo de jogo, poderíamos continuar em lágrimas ridículas com o tanque certo ou Wildcat. Ainda assim, é algo que parece que vai precisar de ajuste, pois embora haja alguns especialistas especificamente equipados para lidar com veículos, eles ainda tendem a atropelar jogadores que não têm muitas boas opções para lidar com eles. Os outros dois modos do Battlefield 2042, Hazard Zone e Portal, são muito diferentes dos modos Battlefield mais tradicionais. Hazard Zone é um modo free-for-all baseado em esquadrão para 32 pessoas que é um pouco um riff em jogos de batalha real, mas com um sabor mais orientado para o objetivo. Seu esquadrão de quatro cabeças em um mapa com o objetivo de procurar e furtar discos rígidos de satélites acidentados. Capturar drives dá a você Créditos Dark Market especiais que você pode gastar em seu carregamento entre as partidas, assim como matar jogadores oponentes e Forças de Ocupação.
Para obter os créditos das unidades, no entanto, você precisa chegar a um ponto de extração e embarcar em um avião. Se você morrer no modo, você está morto para sempre, a menos que um companheiro de esquadrão possa sobreviver por tempo suficiente para usar um dispositivo “uplink” encontrado no mapa e convocá-lo de volta à luta.
A mistura de ideias de batalha real e liberdade para todos em Hazard Zone torna-a uma experiência notável, especialmente quando você adiciona os especialistas. Ao contrário de outros modos, seu time só pode ter um de cada especialista durante uma partida de Hazard Zone, então trabalhar juntos para decidir sobre uma estratégia e quais habilidades se encaixam melhor no plano de jogo de sua equipe é importante. Onde os modos “All-Out Warfare” são enormes e confusos, Hazard Zone é uma experiência muito mais estratégica e unida, e funciona perfeitamente com todos os diferentes elementos de personalização e especialização em jogo. A vantagem da Hazard Zone é que vencer gera créditos para você ganhar em uma partida, onde melhores serão suas chances de estar bem equipado na próxima partida, porque você pode usar esses créditos para comprar atualizações táticas como uplinks para salvar companheiros de equipe ou regeneração de saúde mais rápida para você. Os “Dark Market Credits” também são necessários para comprar qualquer coisa que não seja o rifle de assalto básico, a pistola e a granada, pois se você quiser um rifle de precisão, precisa dos fundos para comprá-lo e ele durará apenas uma partida. Ao contrário de outros jogos battle royale, porém, a lousa não é apagada a cada nova partida; você é recompensado por ter se saído bem na última corrida. Portanto, quanto mais você ganha, mais vantagens pode levar adiante. É frustrante ser atirado no portão de uma partida, por exemplo, quando você nem mesmo tinha a opção de comprar um rifle de atirador.
Mais adiante, há um portal, que preenche as ofertas de partidas multijogador do Battlefield 2042 com uma variedade aparentemente infinita. O modo permite que os jogadores criem partidas e tipos de games próprios usando um editor baseado na web e os disponibilizem para a comunidade jogar. O editor é impressionantemente robusto, onde o Portal permite que você faça coisas fáceis como alterar as regras de uma partida para que os jogadores possam correr mais rápido ou usar apenas certas armas, mas também há um editor de lógica aprofundado que permite criar contingências muito mais envolventes. A DICE demonstrou suas capacidades criando uma partida apenas de lançador de foguetes que exigia que os jogadores pulassem para cima e para baixo para recarregar suas armas, o que levou a um caos ridículo, já que um par de jogadores perderia sua luta inicial com explosivos e cairia um sobre o outro em uma luta desesperada de faca. O portal também abre as opções, permitindo que você misture elementos do Battlefield 1942, Battlefield 3, entre outros. Os games foram todos otimizados para parecerem semelhantes a 2042, então há paridade entre forçar os soldados da Segunda Guerra Mundial em uma equipe a lutar contra os do futuro próximo em outra.
As possibilidades adicionam uma grande variedade às ofertas do Battlefield 2042!
Talvez a maior atração, pelo menos inicialmente, seja a oportunidade de jogar batalhas de 128 jogadores em mapas do antigo Battlefield, com suas classes, armas e regras originais intactas. Corremos um punhado de partidas emprestadas dos games mais antigos, e cada uma trouxe uma onda de nostalgia com ela enquanto jogávamos aqueles clássicos do Battlefield. Eles notavelmente carecem de algumas das melhorias de qualidade de vida do Battlefield 2042, e muitos dos modos misturados de “Portal” parecem ser bons para descontrair. Mas, assim como as opções de customização e especialistas na parte 2042 do game, o Portal oferece um monte de novas maneiras de expandir a experiência básica do Battlefield. Com isso, teremos que esperar para ver como os servidores da EA lidam com o Battlefield 2042, mas o evento de revisão online que nos permitiu provar o game foi suave em alguns pontos e instável em outros. Às vezes, surgiam dificuldades na formação de partidas, e era difícil dizer se o problema era a falta de jogadores ou uma indicação de que o game poderia ter dificuldades em seus primeiros dias de existência.
No entanto, nenhum dos problemas na construção que jogamos foram destruidores do game, e parece que muitos serão resolvidos nas versões pós-lançamento do Battlefield 2042. É importante notar que houve alguns problemas técnicos durante o evento de avaliação, no entanto, e estaremos atualizando esta revisão após o lançamento de 2042, pois vemos como ele funciona na natureza. Também é uma questão em aberto quanto à abordagem de game ao vivo da DICE para o Battlefield 2042. Sem uma campanha para um jogador, a DICE disse que ainda contará uma história no mundo do game por meio da adição sazonal de novos especialistas e conteúdo. O desenvolvedor também disse que adicionará mais elementos, dependendo do feedback que receber da comunidade Battlefield. É uma abordagem que pode oferecer uma grande variedade de jogabilidade adicional para 2042 ao longo do tempo, mas teremos que ver, na construção de seu mundo, adicionando nova variedade por meio de seus especialistas e oferecendo novas oportunidades para criatividade dos jogadores.
Existem alguns problemas visuais, como personagens se agarrando e se movendo erraticamente após a morte, e outros bugs ocasionais, como granadas que nunca parecem explodir ou armas que não podem ser recarregadas.
Por fim, o que é realmente impressionante em Battlefield 2042 é a variedade que é oferecida. O novo game permite que você jogue vários tipos diferentes de experiências FPS, em diferentes modos de jogo, em diferentes conjuntos de regras de Portal e até mesmo na mesma partida enquanto você alterna entre os personagens. O Portal permite que você reviva os jogos de Battlefield do passado, mas no lado de Battlefield 2042, a DICE escolheu a dedo tendências populares como combatentes específicos e com mais possibilidades. Disso tudo, a melhor parte é que a DICE tem feito um trabalho realmente eficaz nessas adições para que tragam mais do que os jogadores já gostam, em vez de alterar o que funciona. Divirtam-se!
__________________________________________________________________________________________________________
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.