NEWS!

Aliens: Fireteam Elite, Um Game da Icônica Franquia Recheado de Ação

Aliens: Fireteam Elite, Um Game da Icônica Franquia Recheado de Ação

Na primeira empreitada em Aliens: Fireteam Elite, você encontra mais xenomorfos icônicos da série do que em todos os filmes combinados. Essa experiência de tiro em terceira pessoa negocia a tensão lenta de escapar de um predador extraterrestre pelo caos de tentar sobreviver a ondas de centenas de cada vez, instilando um tipo diferente de medo que a franquia raramente equilibrou com sucesso. Embora com alguns problemas, Aliens: Fireteam Elite é um forte passo para perceber o potencial nessa abordagem, com um sistema de progressão profundo, entretendo tiroteios e apresentação cativante que mantém a ação.

Semelhante a atiradores baseados em esquadrão, como Left 4 Dead, Aliens: Fireteam Elite joga fora sobre uma série de atos que fazem parte de capítulos maiores, e cada um apresenta novos inimigos e definir peças para sua equipe de três fuzileiros coloniais para enfrentar de cabeça. A história se inclina fortemente na iconografia e tropos dos clássicos filmes Alien, mas sua narrativa também é influenciada por entradas modernas como Prometeus, fazendo referência direta a eventos relacionados. Ele não acrescenta muito à história geral da série em sua trajetória, nem potencialmente configura nada significativo, mas é um toque agradável para cada capítulo sentir que tem um lugar interessante dentro deste universo.

Aliens: Fireteam Elite é um game de tiro em terceira pessoa profundo com ação multiplayer apertada e agradável, além de variedade suficiente para provocar múltiplas visitas.

A ação em terceira pessoa é a base na qual tudo é construído, e é forte nisso. Aliens: Fireteam Elite puxa generosamente da “piscina” de armas disponíveis para os fuzileiros coloniais, com o rifle de pulso reconhecível sendo apenas a ponta do iceberg em termos de armamento agradável que você será capaz de empunhar. Há inclusões notáveis em todos os tipos de armas, com lança-chamas poderosos e armas inteligentes que buscam inimigos sendo armas pesadas desejáveis e um canhão de mão de tiro estorado ou espingarda serrada sendo notável na categoria sidearm. Animados para uma ação frenética?

Cada arma pode ser personalizada com três anexos, também, permitindo que você melhore sua eficácia contra inimigos mais fortes, ao mesmo tempo em que os impregna com habilidades únicas.. Os anexos também contribuem para a sua classificação geral de combate, um valor numérico usado para determinar sua capacidade ofensiva como os usados em jogos como Destiny e incentivando você a consultar rotineiramente o comerciante no hub do game e procurando caches ocultos em cada ato para desbloquear mais possibilidades.

Aliens: Fireteam Elite possui cinco classes para você escolher (quatro inicialmente, com o último desbloqueio, (uma vez que você terminou o game) cada uma das quais tem suas próprias habilidades ativas e passivas, bem como opções de loadout. A classe Standard Gunner, por exemplo, tem acesso a um caça-níquel de rifle e um slot CQC, permitindo que você leve um rifle de pulso e espingarda para a batalha.

O Tactician, por outro lado, só pode usar uma arma lateral menor e CQC, mas tem acesso a uma torre implantável e granada de choque que é extremamente eficaz com multidões.

Você personaliza cada classe ainda mais usando um sistema de vantagens, com vários modificadores desbloqueados à medida que você nivela sua respectiva classe. Ao contrário de outros sistemas convencionais como este, o Fireteam Elite parece se inspirar no sistema de inventário de Resident Evil 4. Você tem uma grade com um número limitado de espaços onde você pode colocar novos modificadores e vantagens, cada um dos quais tem uma forma e tamanho distintos. Alguns modificadores precisam ser colocados em lados específicos da rede para afetar uma de suas habilidades ativas, levando a mais complexidade ao tentar maximizar o espaço que você tem efetivamente. É um pouco estranho no início, e agravado pela ausência de um tutorial que quebra algumas das nuances do sistema. Mas uma vez que você desbloqueou uma quantidade razoável de espaço, é um componente crucial de sua progressão global, desbloqueando habilidades e combinações que serão vitais para o sucesso em dificuldades mais altas.

O grande número de vantagens disponíveis ajuda isso também, permitindo que você redefinir completamente como uma determinada classe funciona entre as corridas. Isso se torna crucial com dificuldades maiores, onde sua classe se beneficia de uma carga de vantagens que se adequa aos tipos de inimigos que você vai enfrentar. Por exemplo, os xenomorfos são mais fracos contra o fogo, o que torna a torre do Estrategista mais eficaz quando equipada com sua variação de lança-chamas de curto alcance. Por outro lado, as rodadas de disparo mais lento, mas de maior calibre de sua outra variação, tornam-no mais eficaz contra sintéticos em movimento mais lento, forçando-o a pensar cuidadosamente sobre suas escolhas de carga em cada corrida. Cada uma das classes pode ser alterada de maneiras semelhantes, redefinindo suas habilidades ativas com prós e contras apropriados para dar-lhes mais profundidade do que seus arquétipos padrão sugerem inicialmente. Isso torna o tempo de passar com cada classe individual gratificante à medida que você começa a mexê-los para serem divertidos de jogar e eficazes como parte de sua equipe.

As maneiras pelas quais suas armas escolhidas, classes selecionadas e anexos equipados afetam a jogabilidade são diretamente influenciadas por quais inimigos você é combinado, e Aliens: Fireteam Elite tem uma variedade profunda de alienígenas e androides. Alguns são imediatamente familiares em termos dos arquétipos que povoam, o Prowler se esconde no teto e prende você para baixo, enquanto o Burster explode em uma poça de sangue ácido quando morto, mas também há vários outros que todos introduzem novas rugas de combate a considerar. O Drone (o mesmo tipo de Xenomorph de Alien: Isolation) emerge de aberturas e espaços de rastreamento para causar algum dano rápido antes de desaparecer novamente, tornando-o uma ameaça consistente a menos que você consiga matá-lo antes que ele se retire e se prepare para outro ataque surpresa. Sintéticos fortemente blindados vão forçá-lo a se envolver com mecânicas de cobertura e paredes altas do peito de uma maneira que xenomorfos rápidos não, desafiando você a quebrar de sua memória.

Aliens: Fireteam Elite usa inimigos e conjuntos de habilidades para mantê-lo constantemente se adaptando às suas respectivas ameaças, nunca deixando você ficar confortável, garantindo que você possa ser atacado a partir dos tetos, pequenos espaços de rastreamento, ou diretamente à frente na mesma medida.

Também estão disponíveis para compra os consumíveis que podem ser usados uma vez durante qualquer execução, que incluem sentinelas com munição limitada, uma variedade de minas elementares e drones de reconhecimento úteis que causam danos infligidos aos inimigos que marcam. Talvez um dos consumíveis mais úteis sejam as cartas de desafio, que podem ser ativadas antes de uma corrida para mudar a forma como ele funciona. Isso pode tornar as coisas mais fáceis, como gerar o dobro da saúde ou mais munição, mas os mais interessantes são aqueles que mudam o ruleset e aumentam a probabilidade de falha em troca de dinheiro drástico e aumentos de experiência. Alguns incluíam um cartão que constantemente introduzia um drone na mistura, o que significa que a equipe sempre será caçada por um inimigo forte e mortal nos piores momentos possíveis. Outro transforma todos os inimigos regulares em variantes explosivas, enquanto outro reduz o dano regular em um terceiro, mas triplica o dano de ponto fraco. Cada uma delas muda a maneira como você aborda um ato específico e agita a jogabilidade de maneiras divertidas e tangíveis, fazendo com que movimentos rotineiros através de um nível se sintam harmônicos.

Isso é particularmente bem-vindo diante dos objetivos em cada nível que se resumem à mesma estrutura, que se torna obsoleta rapidamente. Cada etapa é um caminho linear de uma grande seção de emboscada para a próxima, apimentando a rota com alguns compromissos emocionantes contra bolsões de inimigos. Mas os indicadores de sua progressão através de um estágio nunca mudam de verdade; uma vez que você chegar a uma área com uma caixa de munição e alguns pacotes de saúde sobressalentes você sabe que está prestes a cavar fundo e defender sua posição por um pouco, com cada nível geralmente contendo duas ou três dessas seções ao longo de todo. Isso dilui ainda mais o modo Horda que só é desbloqueado depois que você terminar a campanha da história, dado que é apenas uma destilação do mesmo objetivo que você já está repetindo para chegar lá. Há exceções esparsas a esta regra, especialmente a fuga climática final, que disca o horror Alien até onde o game leva, mas se você não está jogando por aí com cartas de desafio ou mergulhando em dificuldades mais difíceis, o design de nível de cada etapa não faz o suficiente no quesito emocão.

Embora possa faltar no design da missão, cada ato entrega em termos de sua excelente apresentação visual. Cada um se passa em uma nova área, que evolui lentamente ao longo do tempo à medida que você passa por ela. O game está repleto de iconografia familiar e detalhes atraentes, desde os corredores grosseiramente molhados de uma colmeia xenomorfo até as salas de controle sujas, mas opulentas de uma estação de engenheiros. A iluminação faz um ótimo trabalho de destacar a atenção à autenticidade nessas áreas, ao mesmo tempo em que cria inúmeros bolsões de escuridão para ameaças se esconderem, tornando o rastreamento de Xenomorfos de entrada adequadamente tenso. As armas também se destacam em termos de como iluminam cada cena com sua ordenança mortal, com as chamas do lança-chamas sendo um exemplo particularmente bom disso. O calor ofuscante da arma devastadora é uma visão a ser observada, acompanhada pelos gritos satisfatórios dos inimigos queimando até uma nítida em sua esteira.

É tudo tão fiel a alguns dos cenários mais memoráveis da franquia, baseando a ação imersiva, mesmo que seu ritmo não consiga acompanhar cenas épicas conhecidas.

Jogar sozinho infelizmente faz um desserviço a toda a experiência, ao mesmo tempo em que diminui muitos dos elementos estratégicos e dinâmicos de Aliens: Fireteam Elite. Com outros jogadores, você está constantemente encarando inimigos perigosos, ao mesmo tempo em que compõe sua equipe cuidadosamente para o desafio que está por vir. Sozinho, você está apenas brincando com dois robôs de IA, que são competentes na melhor das hipóteses quando se trata de ajudá-lo. Eles geralmente são bons em revivê-lo se você cair ou chamar alguma atenção das hordas de xeromorfos, mas não têm a capacidade de “sinergizar” inteligentemente com as habilidades de sua classe escolhida quando importa, o que torna as dificuldades mais altas quase impossíveis. Este game reconhece isso ao escolher qualquer coisa acima de seus companheiros regularmente difíceis, recomendando personagens de equipe controlados por jogadores sobre os bots, o que limita severamente a repetibilidade se você estiver querendo ir sozinho.

Por fim, apesar do que seu preço reduzido pode sugerir, há muito no game para mantê-lo entretido por inúmeras horas, especialmente depois que você conseguiu sua primeira corrida através de todos os quatro atos e começar a enfrentá-los novamente na maior dificuldade e na busca de equipamentos consistentemente melhores. Há tanta satisfação em personalizar e gerenciar um punhado de classes com profundidade suficiente para transformá-las no Fuzileiro Colonial que você precisa em um dado momento, juntamente com uma infinidade de grandes armas para fazer a ação se engajar desde a primeira vez que você puxa o gatilho. O que falta em pavor compensa em pura ação, fazendo de Aliens: Fireteam Elite um ótimo lugar para se envolver com esta icônica franquia de ficção científica novamente. Até a próxima!

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário