NEWS!

A Origem da Escola

A Origem da Escola

Olá, queridos leitores. Hoje, apesar de um pouco tarde (rs), escrevo para vocês sobre uma comemoração muito importante: comemora-se o Dia da Escola. Essa data surgiu para comemorarmos a importância dessa instituição para todos. Vamos lá?

Como eu disse acima, a instituição Escola exerce um papel muito importante na vida de todos, quer sejam estudantes, quer sejam professores, ou mesmo para qualquer cidadão que viva em sociedade. Bem, pelo menos deveria ser assim, não é?

É na escola que a criança terá seu primeiro contato com o convívio em sociedade, suas normas e regras que são fundamentais para o aprendizado e desenvolvimento, enquanto seres humanos e cidadãos.

A Escola, hoje, desempenha o papel de uma segunda casa. Mas nem sempre foi assim. Com o cotidiano agitado que todos nós temos, começou a ser necessário que os filhos passassem mais tempo nas instituições de ensino. Por isso, começou a surgir a ideia de um conforto maior, um maior número de atividades teóricas e práticas, mas também de um ambiente com um certo toque acolhedor, para que a criança se sentisse o mais à vontade possível.

Vamos ver um pouquinho sobre o surgimento da instituição escola e do seu desenvolvimento com o passar do tempo.

Um Pouquinho de História

Em primeiro lugar, a palavra “escola” vem do grego scholé, que significa “lugar de ócio”, acreditem ou não (rs). Isso porque o espaço “Escola” era utilizado para as pessoas frequentarem em seu tempo livre a fim de ler, refletir e dialogar com outras pessoas.

A ideia da escola foi levada adiante e propagada por muitos discípulos de seu filósofo-fundador e procurava valorizar cada área de um conhecimento específico. Por exemplo, a escola de Isócrates, exímio orador, ensinava de maneira muito forte a arte da eloquência, da expressão. O filósofo Platão, por exemplo, criou uma escola que ensinava filosofia e matemática, através de questionamentos.

Era muito comum as famílias mais ricas contratarem preceptores com mais conhecimento para guiar seus filhos nos estudos. Porém, as escolas multitemáticas, que ensinavam as matérias básicas como matemática, geografia, história, só aparecerem no século XIX e XX.

Se levarmos em conta nosso modelo atual de escola, com salas de aula, alunos e professores, ou seja, nos moldes bem tradicionais, as primeiras escolas surgiram na Europa, por volta do século XII. Já na Europa Medieval, a educação era restrita somente aos membros da Igreja e a pouquíssimos nobres adultos.

Na verdade, o conceito de escola existe desde a Antiguidade. Mas em alguns lugares, por exemplo na Grécia, não existiam salas de aula. Os alunos se colocavam em longas caminhadas com seus mestres ou tutores, desenvolvendo diálogos e aprendendo ao ar livre, no simples ato de observação e contemplação. Aprendiam também a relacionar o que observavam com a cultura e cotidiano de seu povo.

No Brasil, as primeiras escolas foram dirigidas pelos jesuítas no período da Colonização. Porém, naquela época, mulheres e escravos não tinham direito à educação e os homens brancos acabavam indo estudar em colégios religiosos. Os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas eram os mestiços, mas não eram aceitos.

Foi somente em meados do século XVII que os jesuítas começaram a ceder e aceitar os mestiços em suas instituições, mas somente graças aos subsídios que as escolas públicas recebiam.

Porém, como já dissemos, a escola, ao longo do tempo, passou por várias transformações. Assim, viu-se a necessidade de um local construído, utilizado para moldagem do conhecimento adquirido, onde o professor exerceria o papel de mediador da aprendizagem.

Outro consenso a que se chegou é de que as pessoas têm várias habilidades em comum, mas cada indivíduo também tem sua(s) habilidade(s) específica(s). Por isso, nos últimos anos, podemos observar nas instituições de ensino uma variedade de espaços de aprendizagem, que não necessariamente são salas de aula. Por exemplo: sala de artes, sala de música, sala de teatro, espaço de leitura, cinema, laboratório de informática, laboratório de física, de química, de biologia, horta, quadra de esportes, parquinho, biblioteca, entre outros.

Atualmente

Hoje, frequentar a escola é um direito de todos. Assim, crianças, jovens, adultos e idosos deveriam ter a possibilidade de estudar em uma instituição adequada.

Todos nós sabemos que a qualidade de ensino e das instituições apresentadas aqui no Brasil é precária. Poderia dizer que as instituições de ensino privadas ficam limitadas à uma parte da população com poder aquisitivo melhor. Porém, acredito que até nestas instituições existam situações complicadas com relação à qualidade do ensino.

Profissionais insatisfeitos e mal pagos, escolas sem estruturas adequadas, além dos pais que não participam efetivamente da educação dos filhos, são apenas alguns dos problemas mais comuns dos atuais ambientes educacionais.

Tanto já se falou e muito pouco se fez. Mas, neste dia, comemorando o Dia da Escola, acho que nos resta ter um pouquinho de fé e acreditar que ainda existe chance de melhoria na educação se cada um de nós fizer sua parte. Vocês não acham?

________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário