NEWS!

A Nostalgia de Scooby-Doo e a Mistérios S/A

A Nostalgia de Scooby-Doo e a Mistérios S/A

Olá, queridos leitores. Bem, não é segredo para ninguém, o quanto eu gosto de desenho animado. Hoje, quero contar um pouquinho para vocês sobre meu desenho preferido… Quem não se lembra do jargão:Scooby-Doo, cadê você meu filho?“. Acho que alguns de vocês deram risada agora rs…. Mesmo depois de tantos anos, para mim é um dos melhores. Vamos conhecer um pouco sobre esse desenho que conquistou tantos fãs?

A história do desenho

Scooby-Doo é um desenho animado norte-americano, criado em 1969 por Joe Ruby e produzido pela Hanna-Barbera. É o segundo desenho animado com maior número de episódios até hoje, 28 temporadas e mais de 580 episódios, perdendo apenas para Os Simpsons. Porém, sempre tem novas temporadas encomendadas, então, logo deve chegar a ser o desenho mais antigo com o maior número de temporadas que já existiu.

O primeiro episódio foi lançado junto com a 1ª Temporada, O Fantasma do Cavaleiro Negro (What a Knight For a Knight). Segue abaixo o vídeo desse episódio, do canal Thunder TV. Está dublado, porém em alguns momentos entra o áudio original. Basta colocar a legenda em português e não vai interferir em nada na compreensão. É estranho, porque a voz dos primeiros dubladores não é parecida com a que conhecemos:

x

No Brasil, já foi exibido pela extinta TV Tupi, Rede Manchete também extinta, Rede Globo e hoje, é transmitido pelo SBT, Boomerang, Tooncast e Cartoon Network. O desenho é exibido em Portugal na Cartoon Network.

Mas afinal de contas… quem é Scooby-Doo?

É um cachorro, um Dogue Alemão, o qual deu o nome à série e é o fiel escudeiro de Salsicha Rogers.

Figura 1 - A Nostalgia de Scooby-Doo e a Mistérios S/A

Scooby-Doo e Salsicha, amigos inseparáveis.

O nome dado a esse personagem, acreditem ou não, foi inspirado na canção Strangers in the Night, de Frank Sinatra. Tenho certeza que quando ele gravou esta canção, não deve ter imaginado que ela inspiraria o executivo da CBS, Fred Silverman, a dar o nome que conhecemos hoje, ao cachorro grande e desajeitado. Mas, o fato é que o “dooby dooby doo” da canção não lhe saía da cabeça.

Na verdade, os primeiros desenhos eram assustadores e foram rejeitados. Com os desenhos refeitos, batizou de “Scooby-Doo, Where Are You?”, dando o nome ao cão que se tornou astro do desenho.

Os personagens

Os personagens principais são 5, porém, em algumas temporadas, aparece um sexto. Vamos entender:

  • Daphne Blake: considerada a “patricinha” da Mistérios S/A, por ser vaidosa. Usa sempre a cor roxa, combinada com outra cor, normalmente verde. Carrega uma bolsa rosa, com muitas coisas dentro como: maquiagem, fio dental, biscoitos Scooby e, acreditem, todas essas coisas já tiraram a turma de várias enrascadas. Apesar de não ser considerada tão inteligente quanto Velma, é exímia acrobata, faixa preta em artes marciais e apaixonada por Fred. Normalmente, nos desenhos e até nos filmes, formam um casal.
  • Fred Jones: líder da Mistérios S/A, seu nome completo é Frederick Hermann Jones Jr., mas ninguém o conhece assim. Simplesmente Fred ou Freddie já é o suficiente. Considerado o mais corajoso da turma e que sempre está ansioso por resolver um mistério. Normalmente, está de camisa branca, calça azul e, claro, sua marca registrada, o lenço laranja no pescoço. Porém, em alguns desenhos da década de 1990, esse lenço foi retirado. Apaixonado por Daphne, sempre está em dupla com ela para resolver os mistérios.
  • Salsicha Rogers ou Shaggy Roger: na verdade, seu nome não é esse. Norville Billy Rogers Bouregar, esse é o nome deste personagem. É magro, alto, pálido, cabelos castanhos claros, medroso e dono de Scooby-Doo. O mais velho da turma e companheiro inseparável de Scooby, detesta seu nome e gosta de ser chamado de Salsicha. Está sempre de camisa verde e calça bordô e boca de sino, característica clássica deste personagem. Existem algumas variações, em alguns episódios, mas são raras.
  • Velma Dace Dinkley: ou só Velma, personagem extremamente inteligente, a qual sempre acompanha Scooby e Salsicha nas investigações. Apesar de ser considerada a mais inteligente, sempre cai em alguma trapalhada dos dois e perde seus óculos, sem os quais não enxerga nada. Ela está sempre com uma minissaia avermelhada, com pregas marrons, um suéter laranja de gola alta, meias da mesma cor e sapatos vermelhos de salto e fivela.
  • Scooby-Doo: cão protagonista da série, cujo nome completo é Scoobert Cornelius Doo. Companheiro inseparável de Salsicha, pode falar, ficar em duas patas por muito tempo, é extremamente medroso e muito comilão, assim como Salsicha. Apesar de ser da raça Dogue Alemão, não existem cães dessa raça com as mesmas cores e pintas.
FIgura 4 1024x768 - A Nostalgia de Scooby-Doo e a Mistérios S/A

Da esquerda para a direita: Velma, Salsicha, Scooby-Doo, Fred e Daphne.

Existe um sexto personagem, o qual citei lá no começo um pouco acima, que é o Scooby-Loo. Ele aparece apenas em alguns episódios, tanto do desenho como do filme. Sobrinho de Scooby-Doo, seu nome verdadeiro é Scrappy Cornelius Doo. Existem contradições com relação à sua origem. Uma versão diz que Scooby-Loo teria encontrado seu tio e este o teria criado. Outra versão, em um episódio, conta que Scooby-Loo teria nascido e até mostra Salsicha e Scooby na Sala de Espera do veterinário.

Scooby-Loo idolatra o tio, mas é o oposto dele, não tem nada de covarde e medroso rs.

E afinal de contas, o que é a Mistério S/A

Mistérios S/A é o grupo formado pelas quatro “crianças enxeridas” e o cachorro “burro”, como dizem os vilões da série, destinada a solucionar mistérios e acontecimentos mal explicados. Daphne, Fred, Velma, Salsicha e Scooby-Doo partem em um furgão, denominado Máquina de Mistérios, tentando resolver casos inexplicáveis, que na verdade sempre tem uma pessoa real por trás e algum motivo totalmente explicável.

Eles seguem pistas, perseguem vilões, muitas vezes se perdem em labirintos e locais escuros e secretos, mas mesmo assim, a fórmula, que é sempre a mesma, funciona. Perseguições, em meio à uma sequência musical, quando através de algum plano quase que impossível, o vilão ou os vilões são pegos.

Um pouco do sucesso

O desenho Scooby-Doo e a Mistérios S/A ficou tão famoso que foram feitos quatro versões em Live-action (filmes, com atores reais, ao invés de animações), os quais não perderam em nenhum momento o ar de comédia e mistério, isso sem contar as animações mais longas, como é o caso de Scooby-Doo e a Máscara do Falcão Azul, Scooby-Doo e o Fantasma da Ópera, entre muitas outras.

Foi feita também uma adaptação com crianças, que serviu de inspiração para outras criações.

Participações especiais em outras séries

A série Scooby-Doo se tornou tão famosa, como já dissemos, que foi homenageada, referenciada e, algumas vezes, parodiada em outras séries e programas de TV.  Vamos conferir:

– Na série Supernatural (Supernatural), Dean cita, em diversos episódios, Scooby-Doo e um possível contato confirmado para uma das temporadas;

– Na série Buffy, a Caça Vampiro (Buffy the Vampire Slayer), o grupo principal de caça-vampiros, se intitula “Scooby-Gang” ou os “Scoobies”, parodiando, pela similaridade dos jovens que investigam os mistérios;

– Em Os Padrinhos Mágicos, em um dos episódios, Timmy, Cosmo, Wanda e Poof se vestem exatamente como Fred, Salsicha, Daphne e Velma, para investigar o sumiço da Varinha;

– Em Os Simpsons, claro que não podia deixar de aparecer por lá, no 2° episódio, da 17ª temporada, Lisa cita que aprendeu com Scooby-Doo, a não ter medo de nada;

– Na Turma da Mônica, em uma história satirizando Batman, aparece Tina, Rolo, Zecão, Bidu e Pipa, vestidos como a turma dos Mistérios S/A;

– Na série Jovens Titãs (Teen Titans Go!), Robin oferece biscoitos Scooby a Mutano que acaba se transformando no Scooby-Doo.

Vocês não tem ideia de quantas vezes e em quantas séries e filmes diferentes a turminha “enxerida” da Mistérios S/A é citada ou aparece. São muitos mesmo. O desenho também teve algumas histórias feitas em forma de HQs e alguns longas animados foram transformados em jogos da franquia Lego.

Bem, vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado e até a próxima!

_____________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário