NEWS!

Você Já Ouviu Falar Nos Booktubers?

Você Já Ouviu Falar Nos Booktubers?

Olá, queridos leitores. Vocês conhecem os booktubers? Não? No artigo de hoje, trago um pouquinho para vocês sobre esses jovens paulistanos que conquistaram uma grande quantidade de fãs através de seu trabalho. Vamos lá?

Não importa qual seja o assunto da vez: pode ser Machado de Assis, Clarice Lispector, livros de auto-ajuda ou algum sucesso do momento. O fato é que a leitura, principalmente dos clássicos, até pouco tempo atrás, ficava restrita às aulas de literatura ou aos clubes de leitura. Mas, isso já não é mais uma realidade.


Os booktubers, jovens que amam livros e utilizam seus canais no YouTube para falar sobre eles, chegaram para ficar.

Seus canais são dedicados à releitura de grandes clássicos ou de livros mais simples e atuais e nos quais oferecem dicas de leitura e explicações a um público mais jovem e que está a procura de bagagem cultural, quer seja para uma exame ou para apenas para conhecimento pessoal.

Quem pensa no Youtube, logo vem a imagem de alguém mais jovem, falando ou fazendo qualquer outra forma de apresentação e exposição sobre trivialidades, moda, humor, games ou qualquer outro assunto que lhe agrade. Mas, o fato é que existe muito mais do que isso na rede social. Por exemplo, existe espaço para literatura.


Os booktubers tem cada vez mais ampliado seu espaço conquistado.

Apesar de ainda ser um volume tímido, no Brasil, por exemplo, já ganhou importância suficiente para aparecer em uma Bienal do Livro, em São Paulo. Há até quem aproveite essa oportunidade para lecionar literatura e não focar somente em algum livro.

Algumas pessoas conseguem até levantar alguma fonte de renda com isso, mas são pouquíssimas ainda. Há alguns professores que defendem a ideia de que se faz necessário ir onde o aluno está. A atenção do aluno é uma das coisas mais cara que existe em sala de aula, segundo alguns profissionais de educação. Então, porque brigar com o aluno que está com o celular na mão, quando se pode fazer da internet uma aliada na hora de estudar?


O objetivo dessa galera é tornar a leitura possível e acessível, ainda que não seja por meio de páginas de livros. Ou, de repente, despertar o interesse em ler o livro, através de um resumo lúdico de um vídeo.

Infelizmente, a prática ainda não tem um bom olhar por parte dos acadêmicos mais antigos, devido ao uso da plataforma YouTube. Porém, segundo alguns especialistas, não existe jeito melhor de despertar a leitura de uma geração que vive e respira internet 24 horas por dia, do que essa.

O mais interessante é que os Booktubers são pessoas de idades, profissões, costumes e gostos diferentes. Desde uma jornalista, apaixonada por revisão de textos e leitura, até um jovem estudante, que ainda está se aventurando por esse mundo literário.

É o caso, por exemplo da estudante de Estudos Literários da Unicamp, Mell Ferraz, que da vontade de repassar o que estava nos livros para o blog, fundou o canal Literature-se, onde conversa sobre diversas obras, dá dicas e expõe sua opinião.

Em uma pegada um pouco diferente, temos o canal Lido Lendo, da engenheira de telecomunicações Isa Vicchi, onde ela resolveu adotar um estilo mais tranquilo, mais “caseiro”, como ela mesma gosta de dizer.

Existem ainda algumas pessoas que ao invés de usarem o YouTube, adotaram o Instagram e acabaram unindo duas paixões, leitura e fotografia, como o caso de Pedro Pacífico e Rodrigo Valente, que transformaram seus perfis em verdadeiras obras de arte ilustradas.

Bem! Por hoje é só! Até a próxima!

____________________________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário