Saudações, meus caros nerds secretos de plantão! Tudo bom convosco? Como de costume nos “precisamos falar sobre”, hoje venho recomendar e contar (sem spoilar!) para vocês um pouco sobre uma série lançada no final de 2019 e que agora já está disponível por completo na Amazon Prime Video. Estou falando de Treadstone.
Sem muita enrolação, já afirmo que os amantes dos gêneros espionagem, ação e luta adorarão Treadstone, principalmente aqueles que são fãs da franquia Bourne (Identidade Bourne, Supremacia Bourne, Ultimato Bourne, Legado Bourne e Jason Bourne). É isso mesmo, meu agente nerd: a série faz parte do mesmo universo do imparável agente foragido.
Conforme é mostrado nos filmes, Treadstone é um projeto desenvolvido pela CIA (até então…) para treinar tático, físico, mental e psicologicamente agentes especiais escolhidos a dedo, transformando-os em perfeitas máquinas de matar, extremamente frios, calculistas e capazes de eliminar dezenas de oponentes antes de, por algum milagre ou sorte, serem abatidos. Jason é um desses agentes e, para aqueles que tiveram a oportunidade de assistir toda a franquia, viu o trabalho que ele, sozinho, deu à agência americana. Imagine, então, o caos que não seria se houvesse vários desses agentes espalhados pelo mundo…
Pois é! A série aborda exatamente isso, mostrando acontecimentos ocorridos em 1973 durante a Guerra Fria e suas consequências na atualidade. Evidentemente, a ambientação de época destaca-se por sua perfeição, principalmente nas cenas que se passam na sombria Berlim Oriental. Já na contemporaneidade, as cenas se passam em países da América, Ásia, Europa e África.
O mais legal disso tudo foi o respeito aos idiomas locais. Com exceção dos personagens estrangeiros, está na Rússia? Fala-se russo! Estados Unidos agora? Ok! Fala-se inglês! Opa! As cenas se passam em Gana? Inglês com sotaque africano; mas só porque é o idioma oficial do país! Coréia do Norte? Coreano, muito obrigado! Índia? Hindi, é claro! E assim por diante. Não tem essa de língua inglesa pra tudo que é canto não! Claramente, o fato de falar mais de um idioma foi fator primordial para a escolha dos atores.
Na trama central, as agências de inteligência de três potenciais mundiais se digladiam ao tentarem cobrir erros do passado e se aproveitar de despojos da Guerra Fria para garantirem seus interesses futuros. Para tanto, ambos os países movem seus melhores agentes, – todos eles participantes do programa Treadstone – cada qual com objetivos próprios, que quase sempre consistem em eliminar pessoas.
Portanto, meu 007 nerd, a série é extremamente frenética, contendo muitas cenas de ação, luta e tiroteio, mas tudo muito palpável, realista e sem aquele clichezismo de filmes de mesmo gênero da década de 80. Os acontecimentos, tão movimentados e fluídos, causam ansiedade. A vontade de saber a conclusão dos fatos é tamanha que, facilmente, você a gabarita. Seus 10 episódios não dão nem pro cheiro!
Como de costume, melhor parar por aqui antes que spoilers escapem! Treadstone é uma baita série e vale muito a pena ser vista. Por enquanto, seu futuro é incerto, pois, até agora, não foi confirmado se haverá uma continuação. Certamente, pelo capricho empregado nessa primeira temporada, o custo da série deve ter sido bastante elevado. Espero que consigam o retorno desejado para dar continuidade ao programa, porque é a$$im que as coisas, infelizmente, funcionam no cinema.
Abraços e até breve!
_____________________________________________________________________________
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.