NEWS!

Precisamos Falar Sobre: 1883

Precisamos Falar Sobre: 1883

Saudações, meus caros cowboys-nerds de plantão! Tudo bom convosco? Confesso a vocês que nunca fui muito fã de filmes de faroeste e bang bang à italiana, tendo, assim, em meu currículo, apenas alguns títulos que chamaram minha atenção por outros fatores que não àqueles que são mais próprios dos estilos citados. Se suportar uma obra dessa categoria por duas horas sempre me foi penoso, imaginava que acompanhar uma longa série de episódios estaria fora de cogitação… até que um grande amigo me indicou “1883”; e, hoje, é sobre essa magnífica série que precisamos falar.

Disponibilizada pela Paramount+ no final do ano passado, 1883 é uma série de faroeste ambientada no universo da consagrada Yellowstone, trazendo a origem dos seus personagens e como se deu a formação do rancho que na história é liderado por John Dutton. Também criada por Taylor Sheridan, 1883 foi desenvolvida pela parceria dos estúdios Bosque Ranch Productions, CBS Entertainment, 101 Studios e MTV Entertainment Studios, tendo em seu elenco Sam Elliott (Shea Brennan, agente da Pinkerton) como maior nome de peso, Tim McGraw (James Dutton), Faith Hill (Margaret Dutton, esposa de James), Isabel May (Elsa, filha de James), LaMonica Garret (Thomas, agente da Pinkerton comandado por Shea), dentre outros. A série está dividida em 10 episódios de 60 minutos cada.

Respeitando a tradição dos “precisamos falar sobre” em não spoilar, posso adiantar que a série 1883 apresenta a narrativa da adolescente Elsa Dutton ao contar a trajetória de seus pais, James e Faith, que migram para o oeste americano com a intenção de encontrarem uma boa terra para poderem se estabelecer. Em Fort Worth, cidade onde ocorre o encontro da família antes do início da jornada, James aceita o trabalho de escoltar uma comitiva de imigrantes europeus e um rebanho de gado junto com dois agentes da Pinkerton, Shea e Thomas, mais um grupo de vaqueiros.

Dessa forma, o foco do enredo é mostrar como se deu essa expedição. Para os fãs de Yellowstone, deve ser uma delícia acompanhar a saga de James (provável bisavô de John Dutton e que na série principal é interpretado por Kevin Costner) a fim de tentar entender um pouco sobre a árvore genealógica da família e os resquícios de personalidade que contribuem para a constituição psicológica do personagem central John, o patriarca que comanda as terras de Yellowstone.

Mostrando o período final do século XIX no oeste americano, onde o termo “aqui é um país livre” é carregado da denotação “ausência de leis”, é evidente que toda essa jornada é carregada de momentos de extrema violência, tiroteios, rivalidade étnica e afins, não é mesmo, meu nerd rápido de gatilho? Não só de boa ambientação – caracterizada por belas paisagens naturais e figurino – narração poética e contextualização histórica vive a série. Se deseja assistir 1883, já saiba que se deparará com muita violência gráfica, agressão sexual, massacre étnico, agressão às mulheres, dentre outras coisas que pessoas mais frágeis, compreensivelmente, não conseguem presenciar.

Em suma, a qualidade de 1883 é inquestionável. Com isso, salvo as ressalvas acima citadas, a indico sem medo de errar, pois, graças a forma com que é contada, pode ser acompanhada facilmente por até mesmo aqueles que não curtem muito o estilo western; eu sou um exemplo disso.

Abraços e até breve.

____________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário