NEWS!

Os 90 anos de Clint Eastwood

Os 90 anos de Clint Eastwood

Olá, queridos leitores. No último domingo, 31 de maio, comemorou-se o aniversário de 90 anos do ator, diretor e produtor Clint Eastwood. Em comemoração, a rede Telecine exibiu alguns clássicos de sua carreira, no canal Telecine Cult. Então, não poderia deixar batido aqui, uma pequena homenagem à essa grande figura do cinema. Vamos conferir?

Um pouco sobre Clint Eastwood…

Nascido em São Francisco, Califórnia, em uma família de classe média e protestante, filho de Margareth Ruth e Clinton Eastwood, tem ascendência escocesa, holandesa, inglesa e irlandesa.

Antes de ser um ator famoso, trabalhou em várias profissões, assim como seu pai. Durante sua adolescência, morou em Piedmont, uma cidade do interior da Califórnia, e estudou na Oakland Technical High School, uma escola técnica, até 1949, quando se formou.

Chegou a ser convocado pelo exército, em 1950, mas devido à uma queda de seu avião, ele não foi. Ficou gravemente ferido e, por anos, prestou depoimentos para a investigação sobre o acidente. Esse acidente fez com que ele não fosse para a Guerra da Coréia.

Tem um filho, Scott Eastwood, também ator.

Seu trabalho no cinema…

Clint Eastwood começou sua carreia fazendo pequenas aparições em filmes pequenos, como Revenge of the Creature (A Vingança do Monstro), Tarantula (Tarantula) e Francis in the Navy (Francis na Marinha). Somente em 1958 que ele conseguiu seu primeiro papel oficial, no filme Ambush at Cimarron Pass (Emboscada em Cimarron Pass). Porém, o filme era muito fraco.

No mesmo ano, ele trabalhou com James Garner, na série Maverick (Maverick). Então, ele passou a se dedicar somente a trabalhar na televisão, com a série de faroeste Rawhide.

Segue, abaixo, a abertura da série. Confiram:

Nos anos de 1960, Clint Eastwood começou a ter um destaque um pouco maior, após interpretar um papel misterioso, o Homem sem nome, que fazia parte da Trilogia dos Dólares, de Sérgio Leone: eram Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965) e Três Homens em conflito (1966)

A trilogia foi um sucesso em terras italianas e norte-americanas.

Em Where Eagles Dare (O Desafio das águias), em 1968, dividiu o papel principal com Richard Burton. No mesmo ano, estreou outra produção dirigida por Don Siegel, mas foi considerada um prejuízo de bilheteria.

Abaixo, um pequeno trecho dos filmes que compõem essa trilogia:

Nos anos 1970, seu sucesso começou a decolar. Nova,ente sob a direção de Don Siegel, ele estreou o filme de guerra Kelly´s Heroes (Os Guerreiros Pilantras), junto com o faroeste Two Mulles for Sister Sara (Os abutres têm fome), combinando ação e comédia.

Mas, seu sucesso só começou realmente a aparecer em 1971, quando ele montou sua própria companhia de filmes e decidiu dirigir seu primeiro filme, Play Misty for Me (Perversa Paixão).

Um de seus maiores sucessos, foi com o inspetor policial Harry Callahan, em Dirty Harry, onde o amargo e mal humorado policial, fez com que o filme se tornasse sucesso de bilheteria, nos Estados Unidos. A partir dele, surgiram várias seqüências: Magnun Force (Magnum 44 – 1973), The Enforcer (Sem Medo da Morte – 1976)Sudden Impact (Impacto Fulminante – 1983) e The Dead Pool (Dirty Harry na Lista Negra – 1988).

Clint Eastwood fez dois filmes de faroeste, importantes em sua carreira: High Plain Drifters (O Estranho Sem Nome) e The Outlaw Josey Wales (Josey Wales, o Fora da Lei). Mas, além de dirigir os filmes onde ele mesmo atuava, em 1973, ele dirigiu seu primeiro filme onde ele não atuou: o ator principal foi Willian Holden, em Breezy (Interlúdio de Amor).

A partir daí, Clint Eastwood produziu e dirigiu tanto filmes que não fizeram tanto sucesso, assim como grandes produções aclamadas pelo público. É o caso de Every Witch Way But Loose (Doido para amar… Louco para brigar), de 1978.

Fechou os anos 70 com chave de ouro, pois em 1979 fez o papel de Frank Morris, no filme Escape from Alcatraz (Fuga de Alcatraz). Segue, abaixo, o trailer:

Dos anos 1980 até hoje…

Em 1982, produziu e dirigiu Firefox (Raposa de Fogo), o qual tratava sobre a Guerra Fria. Nesse mesmo ano, produziu um documentário sobre a vida do violonista Thelonious Monk.

Em 1984, atuou em Tightrope (Um Agente na Corda Bamba) e no mesmo ano, fez o papel do tenente Speer, em uma comédia chamada City Heat (Cidade Ardente).

Entre suas produções de ação, crimes e suspense, ele produziu comédias e documentários sobre fatos históricos ou até mesmo pessoais. Algumas dessas produções, lhe renderam indicações a premiações como Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

No início dos anos 90, Clint Eastwood dirigiu e estreou seu último faroeste: Unforgiven (Os Impérdoáveis), com a participação de nomes de peso: Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris. A produção teve um enorme sucesso e foi nomeada a 9 Óscar, ganhando 4 deles, incluindo o de melhor diretor.

Nos anos 90, Clint Eastwood atuou em algumas super produções, como é o caso de A Perfect World (Um Mundo Perfeito), com Kevin Costner; The Bridges of Madison County (As Pontes de Madison), com Meryl Streep. Mas, teve um grande desafio ao filma Midnight in the Garden of Good and Evil (Meia-noite no jardim do Bem e do Mal).

Em 1999, trabalhou em True Crime (Crime Verdadeiro), que apesar de ser de baixo orçamento, obteve um sucesso enorme de bilheteria.

Nos anos 2000, lançou filmes se peso, como Cowboys do Espaço, estrelando ao lado de James Garner, Tommy Lee Jones e Donald Sutherland e logo em seguida, dirigiu dois grandes filmes sobre a batalha de Iwo Jima: A Conquista de Honra e Cartas de Iwo Jima, os quais tratavam sobre as táticas japonesas e as cartas que escreviam para suas famílias. Os dois filmes receberam nomeações ao Oscar.

Em 2009, estreou Gran Torino, batendo mais de 30 milhões de dólares na primeira semana de sua exibição nos Estados Unidos, se consagrando como o filme de maior sucesso de sua carreira.

Premiações

Ao todo, forma 8 premiações ao Oscar, incluindo como melhor diretor e melhor filme em Unforgiven e Million Dollar Baby. Também foi nomeado melhor ator e foi a única pessoa a receber indicações, por duas vezes, a melhor diretor e ator no mesmo filme.

Clint Eastwood recebeu muitos outros prêmios, incluindo prêmio America Now TV Award e Kennedy Center Honors. Em 2006, recebeu nomeação ao Grammy na categoria de melhor trilha sonora pelo filme Million Dollar Baby.

Em 6 de dezembro de 2006, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, indicou Clint Eastwood ao Hall da fama da Califórnia. No início de 2007, Clint Eastwood foi condecorado como cidadão de honra na França. Na época, o presidente francês, Jacques Chirac, disse que Eastwood era “O melhor de Hollywood”.

Em janeiro de 2009, Clint Eastwood recebeu o prêmio de melhor ator por seu papel em Gran Torino pela National Board of Review. No dia 29 de abril de 2009, o governo do Japão anunciou que Clint Eastwood irá receber a Ordem do Sol Nascente.

Em novembro de 2009, Clint recebeu a Ordem Nacional da Legião de Honra.

Até a próxima!

 _____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário