Saudações, meus caros nerds de plantão. Tudo bom convosco? Infelizmente, creio que, especialmente para os aficionados em animes e mangás, o mundo tenha ficado um pouco mais triste desde o dia 01 de março de 2024; data esta que marca o falecimento de um dos maiores gênios desse tipo de cultura: Akira Toriyama.
Nascido em 05 abril de 1955 na cidade de Nagoya (Japão), foi, por definição, um dos mais importantes e renomados quadrinhistas do planeta, extremamente reverenciado – principalmente pelos japoneses – por ser referência entre os mangakas, ou seja, influência confessa aos profissionais da área especializados em mangás. De acordo com o que foi divulgado, sua morte foi uma consequência direta de um hematoma subdural agudo, um tipo de hemorragia cerebral.
A carreira de Toriyama começou na segunda metade da década de 1970. Seu primeiro trabalho, publicado na Weekly Shonen Jump (uma coletânea semanal de mangás disponibilizado pela editora Shueisha), foi a história Wonder Island, que traz o cenário onde os personagens Dr. Slump, Senbei, Arale Norimaki e Gatchan tentam obter um ingrediente necessário para fazer uma poção de amor. Posteriormente, o autor também publicou Highlight Island e Tomato Girl Detective.
Sem dúvida alguma, sua obra de maior prestígio e que o imortalizou no meio mangaka foi Dragon Ball. Escrito entre os anos de 1984 a 1995, as aventuras de Son Goku foram dispostas em 42 volumes com cerca de 200 páginas cada. O sucesso foi tão grande e imediato que atraiu fortes interesses publicitários, convertidos em campanhas de marketing pelo mundo todo e a transposição da história para outras mídias, tais como a televisão, cinema e videogames, além de continuidades para o enredo original nos quadrinhos.
Para os saudosistas dos velhos e bons games de RPG da Nintendo dos anos 80 e 90, a morte de Toriyama também é um grande pesar, haja vista que ele foi o designer dos aclamados clássicos Dragon Quest e Chrono Trigger. A simplicidade dos seus traços era ideal para ser utilizada com a tecnologia disponível da época para reproduzir graficamente os personagens e cenários dos jogos eletrônicos. Seu último trabalho nesta área foi a produção do designer dos personagens do RPG Blue Dragon, que também foi adaptado para anime.
Ainda para este ano estão previstas as estreias de duas obras que tiveram a participação direta de Toriyama. A primeira delas será Dragon Ball Daima, onde teremos Goku e Vegeta transformados em criança em um espaço de tempo que se passa entre as sagas Dragon Ball Z e Dragon Ball Super. A outra, trata-se do jogo e anime de Sand Land, ambos prestes a serem lançados (o game já se encontra em pré-venda na Steam e o anime tem lançamento previsto ainda em março, pelo Star +), cujo anime de referência conta a história de uma terra estéril chamada Sand Land que é controlada por um ditador, tendo em vista ser ele o controlador e distribuidor da pouca água disponível na região.
Por hora, o legado de Akira Toriyama está ativo e em expansão, pois seus fãs ainda continuarão tendo conteúdos produzidos a partir de sua genialidade para apreciar. Porém, é inegável que esse legado é imortal pelo simples fato de ter influenciado – e certamente continuará influenciando – uma quantidade expressiva de obras entre mangás, animes e jogos eletrônicos. Se fôssemos falar, por exemplo, de tudo o que possui influência direta de Dragon Ball, meros parágrafos não seriam suficientes, mas, sim, uma série de artigos dedicados ao tema!
Portanto, você, nerd, que curte pelo menos alguma dessas culturas, seja grato a Toriyama, pois esse gênio dos tempos modernos foi, direta ou indiretamente, responsável por alguma obra que você tenha tido o prazer de apreciar. Que ele descanse em paz…
Abraços e até breve.
_____________________________________________________________________________________________________________
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.