NEWS!

Precisamos Falar Sobre: Terra da Máfia (S01)

Precisamos Falar Sobre: Terra da Máfia (S01)

Saudações, meus caros gangsters nerds de plantão. Tudo bom convosco? Para aqueles que fogem um pouco da oferta excessiva de séries americanas e procuram estar inteirados das novidades europeias, não é segredo algum que as obras inglesas de temática centrada no crime organizado são de extrema qualidade. Gangues de Londres e Top Boy são dois exemplos rápidos que me vêm à mente para ilustrar o quão boas podem ser. Se essa escola cinematográfica já tem a tradição de fazer grandes trabalhos sem altos investimentos e com elencos mais “modestos”, imagine você, meu nobre nerd, o que seria capaz de produzir com mais recursos e com um elenco de peso! É por esses e outros motivos que, hoje, precisamos falar sobre Terra da Máfia.

 

Exibida via streaming pela Paramount+, Terra da Máfia (Mobland) estreou no Brasil no final do mês de maio. Criada por Ronan Bennett e roteirizada por Jez Butterworth, a série traz um elenco estrelado, liderado pelo trio Tom Hardy (Harry de Souza, o braço direito, estrategista e executor da família Harrigan), Pierce Brosnan (Conrad Harrigan, líder da família criminosa irlandesa alocada em Londres) e Helen Mirren (Maeve Harrigan, esposa de Conrad). Além deles, também atuam na série Geoff Bell, como Richie Stevenson, líder da família rival dos Harrigans; Paddy Considine, no papel do traumatizado Kevin Harrigan; Lara Pulver, como Bella Harrigan, esposa de Kevin; Joanne Froggatt como Jan de Souza, esposa de Harry; Mandeep Dhillon, no papel da belíssima Seraphina Harrigan, filha bastarda de Conrad; Anson Boon, o caótico Eddie Harrigan, filho de Bella; dentre outros.

A trama gira em torno do conflito entre as famílias Harrigan e Stevenson, duas potências do crime organizado cujos interesses se estendem globalmente. A tensão nasce de uma noite desastrosa envolvendo os filhos de ambas as famílias, um evento que ameaça desencadear uma guerra aberta. Temendo que isso aconteça, Harry (o grande protagonista da série) precisa agir como o “consertador” da família, mantendo os interesses dos Harrigan vivos, mesmo sob pressão. Dessa forma, a narrativa se concentra nas relações de poder, nas lealdades fragilizadas pelo medo, na manipulação que permeia as estruturas criminosas e na resolução de conflito com o uso não-moderado de violência, aplicado, também, a familiares de ambos os lados que não fazem parte do “game”.

 

Com um figurino bem sóbrio, os personagens desfilam não só por ambientações londrinas, mas, sim, por desde fábricas abandonadas, depósitos de armas, palácios governamentais, academias de boxe, mansões, restaurantes e hotéis luxuosos a porões sombrios de pubs mal frequentados de várias partes do mundo. Isso confere um ar de internacionalidade à série, mostrando que as atividades criminosas desenvolvidas pelas famílias Harrigan e Stevenson não se limitam à metrópole inglesa, mas também acabam influenciando atividades políticas, econômicas e mafiosas de outros grandes centros urbanos. Observando isso, fica notório o quão poderosos (e cruéis) são os personagens Conrad e Richie!

Nem só de conspirações, traições e violência vive essa obra. Em Terra da Máfia, outro ponto que merece destaque é relativo aos diversos tipos de dramas vivenciados por cada personagem. Evidentemente, o epicentro desse turbilhão de emoções é o personagem Conrad, tendo em vista que ele não só comanda a família, como também as atitudes, emoções e até mesmo os corpos dos membros e associados dela. Conforme a série vai se desenrolando e flashes do passado vão sendo revelados, você acaba entendendo, safo nerd, por que cada personagem demonstra a personalidade que tem. Um aviso aos mais frágeis: abuso sexual também é retratado no decorrer da trama, mas não de forma tão explícita; é suportável de acompanhar.

 

Dada a alta qualidade da obra, somada à audiência estrondosa que teve logo nas primeiras semanas de seu lançamento, era mais do que certa a renovação para uma segunda temporada, já oficialmente confirmada. Possivelmente, a atuação do trio principal de atores e outras tecnicidades que compõem a obra lhe resultarão em premiações das mais renomadas academias cinematográficas, elevando ainda mais o seu patamar. Portanto, se você aprecia séries que retratam o mundo do crime organizado, Terra da Máfia é um item obrigatório em sua lista! Pode assistir sem medo e sem moderação.

Abraços e até breve.

____________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário