O YouTube anunciou ainda nesta semana a adição de resolução 4K em vídeos transmitidos em tempo real (conhecida como LIVE). A plataforma vinha oferecendo suporte para vídeos nesse formato desde 2010, mas só recentemente ampliou o suporte na resolução Ultra HD. Inicialmente, só era possível fazer uploads dos vídeos na resolução 4K, não transmiti-los ao vivo. Agora, essa possibilidade se tornou viável.
Embora na minha visão o YouTube esteja um pouco devagar até, eu não posso negar que isso é um grande avanço. Agora os desenvolvedores de conteúdos de alta tecnologia, designers digitais, empresas de mídia ou profissionais são beneficiados diretamente, pois não podiam antes exibir seus trabalhos em sua real forma, visto que tanto tecnicamente, quanto visualmente a qualidade caia muito. Essa opção, agora, juntamente com a opção de 360º são grandes passos para que a plataforma tome rumo às novas tendências e às novas tecnologias já existentes no mercado. Principalmente, visto que os vídeos 360º assim como VR e AR demandam de alta qualidade gráfica e, mesmo os já tradicionais vídeos comuns, são muitos mais lindos se assistidos em 4K. Não podemos esquecer ainda que os novos monitores e televisores estão exigindo cada vez mais qualidade gráfica e suporte a novos recursos e tecnologias.
Novas Mudanças …
Recentemente, a empresa já havia liberado o suporte à HDR. Desta forma, você já podia assistir vídeos com qualidade ainda maior em TVs 4K com esta tecnologia. Agora, a empresa quer possuir um diferencial no serviço de streaming de vídeos em alto definição ao permitir que vídeos convencionais e também gravados em 360º sejam transmitidos em 4K. A mudança é mais evidente em vídeos de 360°, onde a qualidade impacta diretamente na transmissão e visualização das imagens. Isso resulta numa imagem mais detalhada, precisa e menos borrada, especialmente quando existe bastante ação na tela.
O YouTube suporta 4K em até 60 quadros por segundo. Os criadores poderão produzir um conteúdo mais suave e muito realista. Além disso, boa parte do publico já assiste o YouTube fora do computador, usando smartphones e tablets com telas de alta qualidade gráfica, consoles, como o Xbox One S e PS4 Pro, além de nos novos televisores. Há muitas tecnologias novas nos televisores e monitores atuais, como UHD, HDR, OLED e até um dos mais novos, o QD (Tecnologia de Ponto Quântico).
Mas se você achou que essas mudanças no YouTube estão avançadas, ehhh…, nem tanto, pois alguns televisores e monitores no mercado já tem suporte para 8K. Pois é, a empresa terá que correr um pouco mais se quiser continuar a ser referencia de qualidade em mídia na internet, para não correr o risco de ficar para trás, apesar de ser a gigante atual do ramo.
Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.