NEWS!

Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror – 1×1

Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror – 1×1

Em tempos de crise política que assola o nosso país, regada a diversos tipos de escândalos de corrupção, parcialidade da justiça, delação em cima de delação, alguns acusados presos e nenhum dinheiro devolvido à população, é mais do que previsível que o repúdio demandado a vários figurões políticos só aumenta a cada nova notícia. De alguns meses para cá, sempre que alguém público sofre por alguma coisa (desde ser levado coercitivamente para depor, preso, ou até por problemas familiares envolvendo complicações de saúde ou filhos metidos em confusões), acaba virando motivo de comemoração para muita gente.

Observado essa tendência há um bom tempo, não teve como associá-la ao episódio de estreia da estupenda série Black Mirror, denominado “Hino Nacional”, tanto pela dura prova infligida a um político quanto à reação dos cidadãos em relação à ela.

01 - Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror - 1x1

Nele, Michael Callow, primeiro-ministro inglês e protagonista da trama, é acordado na madrugada pela sua equipe de conselheiros para ser avisado de que a princesa Susannah, a quem a população do país tanto estimava, fora sequestrada. Ao assistir um vídeo no qual a nobre foi obrigada a gravar, Michael ficou sabendo que a soltura dela dependeria de sua boa vontade em realizar uma ação exigida pelo sequestrador. O difícil (e acrescente quais adjetivos negativos quiser, meu caro nerd) é que isso consistia em ter que fazer sexo com um porco, sem nenhum tipo de truque, e com transmissão ao vivo para todo o país.

03 - Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror - 1x1

Rapidamente, graças a internet e imprensa, a notícia se espalhou por todo o mundo. Com receio de não ser possível encontrar o cativeiro da princesa e resgatá-la a tempo do horário marcado para a transmissão, os conselheiros tentavam convencer o primeiro-ministro de considerar em realizar o ato em prol de Susannah, o que mais tarde acabou sendo reforçado por meio de uma ligação da própria rainha da Inglaterra.

02 - Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror - 1x1

O que dá o toque de genialidade ao episódio é a utilização de um refinadíssimo humor negro, principalmente nas falas dos outros personagens. O drama, é claro, fica por conta de Michael e também de sua esposa, que prevê o pior. É dela uma das falas mais racionais e que escancara o discurso tencionado no episódio:

Eu conheço as pessoas. Nós adoramos humilhação! Não conseguimos ficar sem rir! Já está acontecendo na cabeça delas. Na cabeça delas é o que você está fazendo … O que meu marido está fazendo!

04 - Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror - 1x1

Com a aproximação da hora exigida para a exibição, a população do país literalmente parou de fazer suas obrigações e se ajuntavam em frente à televisão esperando o desfecho da história. Enquanto isso, duas tentativas de contornar a situação (invasão a um possível cativeiro e tentativa de simular o ato sexual por meio de recursos de câmera) acabaram fracassando. Isso só enfureceu o sequestrador, que poucos momentos depois postou um vídeo onde cortava um dos dedos da princesa, exigindo que Michael cumprisse as regras estabelecidas por ele. Pesquisas ao vivo demonstravam que o clamor da população era para que o político atendesse as exigências e salvasse a princesa.

05 - Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror - 1x1

Sem outras alternativas, o primeiro-ministro aceita sua sina e parte para executar as ordens do sequestrador. A decisão foi tomada após muita pressão e ameaças vindas de outras instâncias da política britânica. A fala de uma de suas conselheiras deixa isso bem claro:

Você não será apenas um político desonrado. Será um indivíduo desprezível. O público, o palácio e o partido insistem na aceitação. Recuse e me alertaram que não podemos garantir sua segurança física … Ou da sua família.

Ao saber da decisão, caro nerd, pensas tu que o povo ficou com pena do político? A foto abaixo diz por si só:

06 - Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror - 1x1

Sozinho no estúdio de gravação com a porca, não sem antes receber todo o apoio de sua equipe, que consistiu no provimento de um comprimido de viagra, em tranquilizá-lo ao lhe informar que o animal era dócil, e também em orientá-lo em não ser tão rápido, pois isso poderia demonstrar pressa ou prazer, Michael então atendeu o clamor popular após fazer um curto pronunciamento:

Eu amo minha esposa. Que Deus me perdoe.

07 - Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror - 1x1

No princípio, todos riam e se divertiam com a humilhação do primeiro-ministro. Parte das exigências era que ele deveria ir até o orgasmo, que conseguiu atingir após uma hora de ato sexual. Nesse tempo, a princesa foi encontrada dopada vagando na rua, mas sem nenhum arranhão sequer. Seu sequestrador cometera suicídio antes mesmo que Michael começasse o ato. Mesmo assim ele não foi avisado para parar. Do mesmo modo, nenhum telespectador arredou os pés da frente da TV, acompanhando a ação até o final. A única coisa que mudou foi a expressão do povo, que agora trazia traços de julgamento, repúdio e falso moralismo. Tudo isso, menos a real pena ao ver um ser humano sofrendo.

08 - Spoiler ao Molho Contexto: O Repúdio à Figura Política em Black Mirror - 1x1

Por fim, assim como no Brasil, com o passar do tempo, tudo o que se passou com esse político começou a ser esquecido. Segundo pesquisas, sua aprovação por parte da população triplicou. Refeito do trauma, voltou a aparecer em público com a esposa. Porém, o episódio termina deixando claro que isso era apenas para manter as aparências, tendo em vista que ela ainda não o havia perdoado.

Bem tenso isso, não concorda, meu nobre nerd? Tenha sim a sua ideologia política, participe, discuta, se informe com fontes confiáveis e imparciais. Ou seja: faça valer os seus direitos como cidadão. Mas tenha muito cuidado ao julgar alguém, mesmo que mentalmente. E, de forma alguma, não deseje o mal e o pior aos seus semelhantes. Nem tudo é o que parece ser. Além do mais, já ouviu falar na Lei Universal do Retorno?

_____________________________________________________

Spoiler ao Molho Contexto é uma série onde o autor analisa questões que fazem parte do nosso cotidiano e que foram identificadas em filmes, episódios de séries, animes e até mesmo em games. Contém spoilers (leves) e crítica social (aí vai do “gosto” do leitor). ESTE É O TERCEIRO TEXTO!

O SEGUNDO pode ser acessado em: Spoiler ao Molho Contexto: A Dificuldade em Aceitar Derrota em Hajime no Ippo – 1×58

O PRIMEIRO pode ser acessado em: Spoiler ao Molho Contexto: O Natal em Família Soprano – 3×10

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário