É com grande alegria que recebemos mais esse espaço no UniversoNERD.Net: a coluna Cultura e Sociedade, que tem o objetivo de socializar e problematizar temas e conceitos, trazer análises fundamentadas e coerentes sobre as questões que atingem nossas vidas direta e indiretamente, todos dias.
Nesse novo espaço, buscaremos publicar com regularidade textos e indicações de leituras, vídeos, filmes e outros materiais que possam contribuir para o esforço de combate à desinformação que hoje percebemos que circula em grande quantidade e capilaridade, sobretudo nas redes sociais.
Desde a popularização da internet, intensa nos últimos 15 anos, para além das vantagens óbvias dessa revolução nos meios de comunicação, governos e instituições universitárias em todos os países têm debatido os problemas culturais e sociais trazidos por formas indevidas e até criminosas de utilização da rede mundial.
São problemas que vão desde as diferentes modalidades de cybercrimes, tais como fraudes eletrônicas, violação de dados privados, cyberbullying, redes de comercialização de pornografia infantil; até problemas mais generalizados como a divulgação de fake news e toda sorte de manipulação ideológica e disseminação de desinformação, com graves consequências culturais, sociais e políticas.
Parece ser um triste consenso hoje, que as instituições de ensino e os educadores, sobretudo no Brasil não encontram forças para que, sozinhos, possam fazer frente ao potencial de “deseducação” da internet. São milhares de sites, blogs, canais de YouTube, despejando diariamente uma gigantesca enxurrada do que poderíamos chamar de “lixo comunicativo” na rede.
Embora se trate de problemas em escala mundial, no Brasil, as consequências são ainda mais graves, uma vez que existe uma deficiência estrutural crônica da rede pública de educação, instalada há décadas. No Brasil, também há décadas, ocorreu a desvalorização da carreira docente e seu desprestígio social; para além, a obsolescência dos recursos tecnológicos disponíveis aos educadores e até mesmo a degradação física das instalações escolares.
Isto significa que cada vez mais, as novas gerações têm apresentado lacunas formativas graves, resultando em desesperador quadro de analfabetismo funcional da população brasileira. Portanto, podemos perceber que a maioria de nossos jovens e jovens adultos se encontram desprovidos de instrumentos de expressão e de crítica, para poderem identificar e descontruir discursos ideológicos e falaciosos que circulam massivamente na internet.
Sendo assim, o UniversoNERD.Net soma-se aos esforços coletivos de barragem da desinformação circulante na rede, colocando conteúdos produzidos por educadores com sólida formação em suas respectivas áreas, textos fundamentados com indicação das fontes, de forma transparente e crítica, em linguagem acessível ao público mais amplo.
Isso já ocorria em sua tradicional seção “Ensino”, abortando temas de tecnologia, ciência, educação e literatura e agora, amplia seu escopo abrangendo temas e debates em torno de questões sociais e de cidadania, com base na Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, temas estes tão fundamentais em nosso cotidiano, tudo em linguagem mais acessível ao grande público.
Fiquem ligados em nossas próximas publicações também na seção “Cultura e Sociedade”!
________________________________________________________________________________
Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.