Fala, galera! Andei ausente, mais estou de volta na “correria” e lembrando de todos que fazem do UniversoNERD.Net ser essa família que amamos. Vamos começar (digo “eu”) como um velho lobo do mar que em meio as diversidades, encontrei algo que reluz, mas não sei se seria uma pérola, ouro, ou apenas minha imaginação. Mais brincadeiras à parte, hoje iremos falar de um indie game produzido pela desenvolvedora Grimbart Tales e a editora Assemble Entertainment, que se chama ITORAH.
O game é de plataforma e ação que envolve mecânicas em estilo 2.5D e metroidvania, com belos ambientes desenhados à mão e temas fortemente inspirados na cultura e lendas mesoamericanas, sendo que para aqueles que não conhecem o termo Mesoamérica, ele corresponde à zonas do México e da parte norte da América do Sul ocupadas pelas civilizações pré-colombianas ou em seu natural ou como habitantes. O game é uma experiência simplificada que emprega controles nítidos, uma história madura contada através de cenas convincentes e uma construção de um mundo épico em cenários únicos que certamente entregará uma sensação e imersão que mostrará ao jogador um enredo trágico que remete a sacrifícios, decisões, perda e redenção, “ufa” até cansei agora, mais vamos com calma, vou explicar logo abaixo. Mais antes de continuamos irei deixar uma mensagem dos desenvolvedores:
Por trás das muitas camadas de cor, há uma história profunda, emocional e sombria que agradará a todas as idades e deixará você curioso para saber mais”, disse Artur Bäcker, Diretor Criativo e Co-Fundador da desenvolvedora Grimbart Tales que emendou: “Nosso objetivo é criar experiências semelhantes para as gerações futuras e permitir espaço para as gerações mais velhas se deleitarem com a nostalgia.
ITORAH promete apresentar um elenco adorável e desleixado de personagens. Na narrativa, um mal iminente ameaça uma terra de fantasia colorida, e, claro, elementos de plataforma progressivamente mais difíceis. Enquanto Itorah (nossa heroína) viaja pelo mundo de Nahucan, ela encontrará um elenco colorido de companheiros peculiares, incluindo sua arma tagarela entre elas um inseparável machado, que também serve como um guia para os acontecimentos que ocorrerá no passado. A personagem então precisará de toda ajuda possível para percorrer os caminhos perigosos de Nahucan em busca para salvar a terra e combater o contágio maligno que a ameaça.
Raramente os games dão destaque às culturas e histórias indígenas, e ITORAH conta uma história agridoce através da arte pintada à mão, inspirada na cultura Mesoamericana.
Não se tem muitos detalhes a respeito dessa jornada, mas como sendo a única humana no mundo, o que aconteceu com todos os outros? quem será essa ameaça? Muitas são as perguntas! Chegue ao fundo do mistério que promete entregar muitas reviravoltas ao longo do caminho enquanto a corajosa jovem guerreira luta por florestas exuberantes, templos antigos e mais em sua busca para salvar seu lar. Veja o trailer abaixo (ou melhor como estou voltando a escrever hoje, irei deixar dois vídeos que são trailers diferentes um do outro e espero que gostem.
Resumindo ITORAH captura o equilíbrio entre combates, quebra-cabeças e narrativa de forma surpreendente. Um verdadeiro trabalho dos desenvolvedores e do estúdio com o seu público alvo que capturou cuidadosamente os melhores elementos da época das plataformas de 8 e 16 bits, combinando-os com lindos recursos pintados à mão e animações de personagens de qualidade. Explore uma variedade de adversidades em seu caminho, lute contra inimigos que vão desde dos pequenos até o próprio leviatã, e resolva o mistério do desaparecimento da humanidade nesta aventura que com certeza agradará até aos mais saudosos da era de ouro daqueles que até hoje fazem parte das nossas vidas ou lembranças. Por fim, digo por mim que sou suspeito e grande admirador dos consoles que tive o prazer de terem feito parte da minha juventude, meus queridos NES (Nintendinho) e Master System.
ITORAH está disponível desde do dia 22 de Março para PC (via Steam) e GOG, mas não há uma previsão para os demais consoles. Acredito que dependendo do sucesso, quem sabe não pinta para os demais jogadores de outras plataformas, pois torço para que aconteça. Um abraço a todos e até a próxima!
_________________________________________________________________________________________________
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.