NEWS!

Spoiler ao Molho Contexto: A Dificuldade em Aceitar Derrota em Hajime no Ippo – 1×58

Spoiler ao Molho Contexto: A Dificuldade em Aceitar Derrota em Hajime no Ippo – 1×58

No último evento do Ultimate Fighting Championship do ano de 2016 (UFC-207), chamou-me a atenção a distinção do comportamento que dois ex-campeões tiveram em razão da derrota que sofreram. Extremamente vitoriosos e reconhecidos no mundo do MMA, tanto Dominick Cruz quanto a musa Ronda Rousey, perderam pela segunda vez em suas carreiras.

Enquanto Cruz reconheceu a derrota, parabenizou seu oponente e prometeu treinar para voltar mais forte e assim poder encará-lo novamente, Ronda, pela segunda vez consecutiva, se isola de todos, apresenta um quadro de depressão e pensa em se aposentar do esporte, conforme afirmou sua mãe em entrevista.

Toda essa situação me lembrou um episódio muito especial da primeira temporada do anime Hajime no Ippo.

Ippo, que até o momento era o lutador “queridinho” do Japão, invicto e tido como o japonês mais promissor no esporte, sofre sua primeira derrota ao encarar o campeão do país em sua categoria, o já veterano Eiji Date. Mesmo tendo lutado muito bem e encarado o boxeador mais experiente de igual para igual, o jovem não aguenta a potência dos golpes do oponente e acaba nocauteado no quinto round.

Devido aos ferimentos e desgaste provocados pela luta, Ippo somente se dá conta de que fora derrotado alguns dias depois do ocorrido. Enquanto se recupera em casa, o protagonista do anime opta por não receber nenhum de seus amigos e parceiros de treino devido a vergonha que sentia por acreditar que havia os decepcionado.

Porém, como sua luta contra Eiji Date tivera uma enorme repercussão, tanto em nível nacional quanto internacional, o assunto era amplamente divulgado pela imprensa. Dessa forma, era difícil não reviver em sua mente a dura batalha que tivera e onde, infelizmente, havia sucumbido para um oponente superior.

Dessa forma, pouco a pouco Ippo começou a apresentar sinais de depressão. Já não tinha o mesmo apetite, não dava atenção à sua mãe, passou a demonstrar um comportamento irritadiço (bem ao contrário de sua personalidade), vagava sem rumo pelas ruas de sua cidade, sempre pensando na derrota que sofrera.

Para o personagem, a sensação de ter perdido era ainda pior do que quando não sabia lutar boxe e era alvo constante de bullying dos valentões da escola.

Porém, graças a ajuda dos amigos e companheiros de academia, a sabedoria e seu treinador, que o manteve longe dos treinos e lhe deu todo o tempo necessário para refletir sobre o ocorrido, e principalmente do carinho e dos cuidados de sua paquera, Kumi, Ippo foi se recuperando, até que recobrou novamente sua gana por treinar, competir e ser o melhor.

Será que podemos esperar o mesmo de Ronda Rousey?

Isso posto, você há de concordar comigo, caro amigo nerd, que uma das frases de efeito mais bonitas de serem ditas para os outros, mas de extrema dificuldade de tomarmos para nós como verdade absoluta, é:

O importante é competir; não ganhar.

É fato que em vários momentos de nossas vidas nos depararemos com a derrota. Seja qual for a área em que ela ocorrer, temos que ter a consciência de que isso é mais do que normal e que serve para o nosso crescimento pessoal enquanto meros seres humanos.

________________________________________________________

*Spoiler ao Molho Contexto é uma série onde o autor analisa questões que fazem parte do nosso cotidiano e que foram identificadas em filmes, episódios de séries, animes e até mesmo em games. Contém spoilers (leves) e crítica social (aí vai do “gosto” do leitor). ESTE É O SEGUNDO TEXTO!

O primeiro pode ser acessado através do seguinte link: Spoiler ao Molho Contexto: O Natal em Família Soprano – 3×10

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário