Olá, queridos leitores. Esta época do ano, a maioria das pessoas gostam de ter sua árvore de Natal montada, bem enfeitada e bonita, não é mesmo? E não existe uma regra: grande, média ou pequena, todas as árvores são lindas e tem seu charme. Mas, o que ninguém sabe é como o Pinheiro se tornou a árvore de Natal que conhecemos. Existe uma lenda, vamos conhecer?
Diz essa lenda que há muito, muito tempo atrás, em uma noite de Natal, três árvores estavam junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro.
Ao verem que nascera o Menino Jesus, quiseram lhe presentear de alguma forma.
A Oliveira, com seus frutos saborosos, foi a primeira a oferecer-lhe suas azeitonas. A Tamareira, linda, frondosa e com frutos abundantes e suculentos, ofereceu-lhe suas tâmaras. Mas o pinheiro, como não tinha nada a oferecer-lhe, ficou muito triste. Sentiu-se a mais infeliz das árvores.
As estrelas do céus, vendo que o pinheiro ficara triste e estava em desvantagem, pois não tinha nada a oferecer ao Menino Jesus, , decidiram descer e pousar sobre seus galhos, deixando o pinheiro bem enfeitado e iluminado.
O menino Jesus, ao ver o pinheiro iluminado e colorido, levantou os braços na direção da arvore e sorriu. Foi assim que o pinheiro foi eleito a árvore típica de Natal.
Curiosidades
- Os povos antigos tinham o hábito de enfeitar as árvores em datas comemorativas. Para eles, o pinheiro era uma árvore que representava a vida e a esperança, pois é uma árvore bem resistente, que se mantém bonita e vigorosa por muito tempo;
- Para os egípcios, a Tamareira era a árvore da vida, por isso a enfeitavam em dias festivos;
- Foi na Alemanha que teve início a conhecida árvore de Natal. Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante (século XVI), montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa, pois queria mostrar às crianças, como ele imaginava ser o céu na noite do nascimento de Cristo.
- Na Inglaterra, o príncipe Albert ajudou a lenda a se tornar popular, montando uma linda árvore no palácio.
Com o passar dos anos, cada árvore de Natal tomou a forma e os costumes de seu país: papéis coloridos, frutas, doces, eram os enfeites iniciais. Aos poucos foram substituídos por bolas, estrelas, laços, anjos e muitos outros enfeites.
Mas, você sabia que cada enfeite desse tem um significado também?
- Anjos: mensageiros de Deus, representando o anúncio do nascimento de Jesus;
- Bolas Coloridas: representam a fertilidade, os frutos da árvore, a renovação da vida;
- Estrelas: simbolizam a chegada do Menino Jesus;
- Sinos: utilizado para anunciarem grandes acontecimentos;
- Velas e Luzes: representam o Menino Jesus, a Luz do Mundo.
- Guirlanda: representam a esperança de uma nova vida, o renascimento da esperança.
Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.