NEWS!

Better Call Saul: O início de tudo

Better Call Saul: O início de tudo

Olá, queridos leitores. Esta semana, ontem para ser mais exata, terminei de assistir uma série que foi bem aclamada e bem criticada ao mesmo tempo: Better Call Saul. Confesso a vocês que gostei bastante, mas na minha opinião, não chega nem perto do conceito que formei a respeito de Breaking Bad. Mas este será um assunto para um próximo artigo (rs).

Um fato curioso é que assisti Breaking Bad por duas vezes e não tinha pensado nem em metade das coisas que aparecem em Better Call Saul. Mas, vamos ao que interessa…

Um pouco sobre a série…

Better Call Saul é uma série de televisão norte-americana, criada por Vincent Gilligan, um spin-off de Breaking Bad.

Os acontecimentos da série se passam a partir de 2002 e contam a história de um advogado, James Morgan McGill, ou Jimmy McGill, como conhecemos na série, vivido pelo ator Bob Odenkirk, seis anos antes de sua brilhante atuação em Breaking Bad, onde ele vive o infame e mal caráter, Saul Goodman. Porém, alguns eventos acontecem depois de Breaking Bad, os quais vão mudar o destino de Jimmy McGill, mas aparecem muito pouco no decorrer da série.

A série conta com 4 temporadas, exibidas entre 2015 e 2018, transmitidas originalmente no canal AMC, sendo que foi reconhecida como o maior recorde de audiência na história da TV a cabo. A 5ª temporada foi confirmada para fevereiro de 2020, então, só nos resta aguardar não é?

Para quem não assistiu a série, um aviso: não tem como não dar spoilers rs. Então, se você ainda pretende assistir, é com muito pesar que digo para não continuar a ler o artigo.

A história começa com algumas cenas um pouco depois de Breaking Bad, onde Saul Goodman, agora, é Gene, um gerente de uma cafeteria, em um shopping. Totalmente anônimo e anulado, ele vive sua pacata rotina de casa para o trabalho e vice-versa.

Porém, durante o decorrer da série e para minha alegria, começamos a conhecer a história de Saul Goodman e como ele se torna o advogado corrupto. Na verdade, Jimmy McGill nunca era visto por ninguém como uma pessoa boa, ou que criasse boas expectativas a seu respeito. Quem olhasse para ele, via um “caso perdido”, alguém que não se corrigiria nunca.

O Slippin Jimmy, como era conhecido (algo como Jimmy Escorregadio, ou Jimmy Ligeiro), apesar de ter um coração bom, um senso de decência absurdo e uma capacidade de auto sacrifício fora do comum, não conseguia ser reconhecido por honestidade e decência. Então, após várias tentativas de sabotagem, a maioria causada por seu próprio irmão, Charles McGill, o Chuck, resolveu mudar drasticamente.

Jimmy se envolve em muitas trapaças e mentiras, mas a maior e que quase prejudicou sua carreira, foi a do Banco Mesa Verde, onde ele trapaceia Chuck para que sua namorada, Kim Wexler, conseguisse ficar com o cliente para si, já que ela se demitira da HHM (Hamlin, Hamlin & McGill).

Kim Wexler, por sua vez, tem momentos de honestidade e integridade, mas também tem seus momentos de recaída, onde participa de golpes e trapaças com Jimmy.

Quem diria… A advogada, com pinta de boa moça, e a qual recrimina Jimmy várias e várias vezes, não é tão honesta assim!

Chuck tem uma mágoa e ressentimento enormes com relação ao seu irmão. Por um afeto maior dispensado à Jimmy por sua mãe, ou pela preferência por parte do pai, o fato é que Chuck nunca perdoou ou valorizou o irmão, por seus erros e pela vida de trapaça que escolheu.

Apesar de ter acolhido Jimmy na empresa que fundou com o pai de Howard Hamlin, como funcionário responsável pela correspondência, nunca criou expectativas ou deu oportunidade para seu irmão ser algo mais. Apesar de Jimmy ter conseguido o diploma de Bacharel em Direito, Chuck nunca teve a intenção de dar uma oportunidade ao irmão e todas as vezes em que pôde, sabotou as possibilidades de ascensão do irmão, diminuindo-o perante todos.

Mesmo assim, Jimmy cuida de Chuck, devido à sua doença, hipersensitividade magnética, doença psicossomática, causada pelo stress da mente sobre o corpo. Todos os dias, Jimmy visita o irmão, levando suprimentos e jornais para que ele possa acompanhar o mundo de certa forma.

Com toda a paciência do mundo, ele cuida de Chuck que o amava como irmão, mas não como advogado.

O que me deixou um pouco chocada, foi a morte de Chuck e a reação de Jimmy à ela. Apesar de Chuck ter sido extremamente cruel com ele, durante a série toda, Jimmy agiu com uma frieza enorme.

No último capítulo da quarta temporada, Jimmy quase perde definitivamente sua licença para advogar novamente, que foi suspensa graças a um confronto com seu irmão Charles. Então, em um toque de iluminação, ele apela para um “falso sentimento” por seu irmão e consegue convencer a todos os jurados de que ele realmente sentia falta de seu irmão.

Só então, ele decide se tornar Saul Goodman. O advogado corrupto poderia ter surgido muito antes na série, por exemplo, logo na primeira temporada, uma vez que Jimmy McGill era uma pessoa sem expressões fortes na história. Porém, conforme Jimmy vai se apresentando, vamos nos deixando ser conquistados pela sua pessoa. Tantas coisas boas que faz, mesmo causando prejuízos à outras pessoas, em meio a tantas coisas que dão erradas em sua vida.

O outro lado da história…

Até aqui comentei muito sobre Jimmy e seus entreveros familiares. Porém, existe uma outra parte da história, que na minha opinião, foi o que deu dinamismo à série.

Nós conseguimos descobrir como Michael Ehrmantraut surge, como ele se liga a Jimmy e Gustavo Fring. Mike foi um policial na Filadélfia, porém, sua divisão possuía muitos policiais corruptos, incluindo o próprio Mike. Por uma questão de discordância, seu filho, Matt Ehrmantraut, policial novato, foi assassinado por seus parceiros. Mike se aposenta e se entrega à bebida. Então, sua nora Stacey vem para Albuquerque com sua neta, Kaylee e, de certa forma, traz sentido novamente à sua vida.

Ele começa a trabalhar para Gustavo Fring como segurança e investigador pessoal, ao mesmo tempo que se envolve em algumas das trapaças de Jimmy. Na verdade, é um assassino à sangue frio e caçador de recompensas, por mais que evitemos vê-lo dessa forma, pois sua figura fica mesclada com a aparência de avô bonzinho e responsável.

Quem vai se aproveitar dessa situação para se vingar é Gustavo Fring, traficante muito poderoso e astuto, que age no silêncio e impõe um certo respeito a quem o conhece. Dono da loja Los Pollos Hermanos, usa a logística de entrega da loja para o tráfico. Isso, claro, além da lavanderia, onde ele dá início à construção de um laboratório, onde Walter White, em Breaking Bad, vai conduzir a maior operação de metanfetamina já conhecida.

Personagens Principais

James Morgan McGill, Jimmy (Bob Odenkirk)

Michael Ehrmantraut (Jonathan Banks)

Kim Wexler (Rhea Seehorn)

Howard Hamlin (Patrick Fabian)

Nacho Varga (Michael Mando)

Charles McGill, Chuck (Michael McKean)

Bem, vou ficando por aqui! Se você ainda não assistiu, assista. Vale muito a pena, caso queiram aproveitar, já assistir Breaking Bad em seguida.

Até a próxima!

 _____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário