Saudações, meus caros nerds. Nesta sexta, compartilho com vocês um pouco de minha experiência como usuário de emuladores de consoles para computadores (ou PCs). Quem já acompanha o Blog há um bom tempo, sabe muito bem que sou um “pczista“ convicto por enxergar na plataforma a maioria esmagadora de vantagens em relação a games, sendo o quesito “praticidade” a única exceção ao caso.
Mas fique já sabendo que ter um emulador funcionando corretamente é algo, deveras, que dá um bom trabalho para ser feito, pois exige paciência e muitos testes a fim de ver quais configurações se adaptam melhor ao seu hardware e gosto. Porém, caso a praticidade ainda seja indispensável para ti, adquira emuladores ou front-ends (sistemas que controlam vários emuladores ao mesmo tempo) para consoles e sejas feliz.
Se a lei do menor esforço lhe é mais vantajosa do que uma melhor qualidade gráfica e jogabilidade, quem sou eu pra te julgar? O mais importante é se divertir da maneira que preferir.
Antes de começar, algumas informações importantes: na lista abaixo, coloquei os emuladores que já testei, que utilizo ou que sei que funcionam corretamente, seguindo as seguintes premissas:
- Configuração gráfica que permita a adição de filtros que tirem os serrilhados e deixem a imagem do jogo melhor até do que é no próprio console no qual o jogo foi otimizado;
- Resolução em tela cheia igual a do meu monitor (2560×1440, no caso);
- Possibilidade de jogar com joystick (controle do PS4, no caso)
- Jogos rodando sem “travamento”;
- Possibilidade de “salvar” o progresso dos jogos; e
- Facilidade de achar/baixar as roms (jogos em formato de arquivo digital).
A maioria destes emuladores e dos roms podem ser encontrados nos seguintes sites:
- http://coolrom.com/roms/
- https://www.romulation.net/
- http://www.planetemu.net/
- http://www.portalroms.com/
- https://www.emuparadise.me/roms-isos-games.php
Prontos para tratarmos dos emuladores? Então, vamos lá!
Emulador de Mega Drive, Mega CD e Sega 32x: Gens
Bastante versátil, o emulador Gens roda, perfeitamente, tanto os jogos do saudoso Mega Drive (ou Genesis) quanto do Mega CD e do Sega 32x. Sua configuração gráfica, mesmo que simples, garante a retirada dos serrilhados característicos da limitação dos sistemas de 16 bits e dá uma boa suavizada nas imagens.
Onde baixar: Emulador Gens
Tutorial de instalação e configuração: Emulador Gens
Emulador do Super Nintendo: Snes9X
Para quem curtiu um dos consoles mais populares de todos os tempos, conhecido como Super Nintendo (ou SNES), o Snes9X é bastante fácil de ser configurado e extremamente funcional, rodando perfeitamente todos os jogos do xodó da Nintendo. Suas configurações gráficas são mais avançadas do que as do Gens, permitindo até, a adição de outros filtros shaders encontrados sem dificuldade pela internet.
Onde baixar: Emulador Snes9X
Tutorial de instalação e configuração: Emulador Snes9X
Emulador de Fliperama Clássico: MAME
Lembra, meu amigo nerd, quando você matava as aulas para jogar fliperama com seus amigos? Que se degladiavam para ver quem tirava a ficha dos outros colegas nos jogos de luta? Pois bem, o emulador MAME é ainda a melhor opção para relembrar esses tempos incríveis! Sua configuração gráfica é completa, permitindo até a jogatina em altas taxas de atualização (de acordo com a frequência máxima de seu monitor). É ideal para se jogar os clássicos da SNK, Capcom, Midway, entre outras
Onde baixar: Emulador MAME
Tutorial de instalação e configuração: Emulador MAME
Emulador do PlayStation: ePSXe
Um dos consoles que mais tiveram seus jogos como vítimas da pirataria não poderia estar de fora dessa lista. O ePSXe é o melhor emulador para o PlayStation ou PS1 (o primeiro console da Sony). Sua configuração é bem complexa (vide tutorial com vídeo) porém, garante que, caso bem ajustada, faça com que suma os serrilhados característicos daquele “3D quadradão” dos sistemas de 32 bits. Vale a pena conferir!
Onde baixar: Emulador PS1
Tutorial de instalação e configuração: Emulador PS1
Emulador DreamCast: NullDC
Dentre todos os emuladores dessa lista, este é o que menos me agrada. Isso se deve ao fato de ter uma configuração bem complexa e exigir bastante do hardware do computador, mas sem propiciar um resultado tão bom assim (graficamente falando), suavizando levemente os serrilhados característico do console. Mesmo assim, para se jogar os jogos do DreamCast, bem como os de fliperama das plataformas Atomiswave e Naomi, o NullDC é a melhor opção que temos a disposição atualmente.
Onde baixar: Emulador DreamCast
Tutorial de instalação e configuração: Emulador DreamCast
Emulador de PlayStation 2: PCSX2
Se tiver um bom PC, é possível, mediante uma configuração adequada, rodar os jogos do grandioso Playstation 2 com qualidade aprimorada. Esse emulador demorou muito para ser funcional e até hoje sofre algumas modificações. Estima-se que, atualmente, rode cerca de 95% dos jogos do console.
Onde baixar: Emulador PS2
Tutorial de instalação e configuração: Emulador PS2
Emulador de PlayStation 3: RPCS3
Ainda em desenvolvimento, o RPCS3 exige bastante do hardware de seu computador. Inclusive, é necessário contar com a sorte e ter algumas peças de sua máquina (como o processador e placa de vídeo, por exemplo) compatíveis com o programa. Essas informações, bem como a lista de jogos que funcionam no emulador, podem ser consultadas no site oficial.
Onde baixar: Emulador PS3
Tutorial de instalação e configuração: Emulador PS3
Emulador de Game Cube e Wii: Dolphin
Nesse, os “nintendistas” piram! Capaz de rodar perfeitamente os jogos do Game Cube e do Nintendo Wii, o Dolphin proporciona uma melhoria considerável aos jogos desses consoles, inclusive a possibilidade de atingir melhores gráficos com altas taxas de atualização. Logicamente, isso dependerá do “poder de fogo” de seu PC. Porém, se tiver um máquina mais simples, utilize configurações mais modestas e divirta-se! Só não o considero como o melhor programa da lista porque a configuração de controle nele é bem chata, graças ao Nunchuk… Mesmo assim, vale muito a pena
Onde baixar: Emulador GameCube & Wii
Tutorial de instalação e configuração: Emulador GameCube & Wii
Emulador de Nintendo Wii U: Cemu
Aperfeiçoado constantemente, o Cemu é de enlouquecer o mais sóbrios dos “nintendistas”! Enquanto os consolistas se vangloriavam de seu “exclusivo”, lançado no primeiro semestre de 2017, a comunidade da emulação pôs a “mão na massa” e conseguiu fazer com que Zelda: Breath of the Wild rodasse com qualidade gráfica superior nos PCs e atingisse 60 frames de taxa de atualização (o dobro do console). Além disso, a ferramenta “Wii U USB Helper” permite instalar e atualizar os jogos da biblioteca do Wii U.
Simplesmente, é o mais obrigatório dos programas dessa lista!
Onde baixar: Emulador WiiU
Tutorial de instalação e configuração: Emulador WiiU
Tutorial Wii U USB Helper: Emulador WiiU
E aqui encerra minha lista, galera. Vale ser mensurado que a comunidade da emulação não para e que, constantemente, novos programas são criados e funções adicionais são incorporadas aos emuladores existentes, permitindo nossas possibilidades e uma gama maior de compatibilidade de jogos. Um exemplo disso são os projetos para se conseguir a emulação do Nintendo Switch.
Atualmente, há, pelo menos, duas ou três equipes trabalhando no projeto de desenvolvimento de um emulador para esse console. Assim que tiver novidade, trago a vocês.
Abraço a todos e na dúvida, vá de PC Gamer!
_________________________________________________
Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
< x >
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.