NEWS!

Watch Dogs: Legion Mostra Um Medo Da Nossa Sociedade. Bem-vindo à Resistência!

Watch Dogs: Legion Mostra Um Medo Da Nossa Sociedade. Bem-vindo à Resistência!

Watch Dogs: Legion é um game de ação e aventura ambientado em um mundo aberto desenvolvido pela Ubisoft de Toronto e publicado pela Ubisoft. É o terceiro título da série Watch Dogs!

O novo Watch Dogs: Legion traz os fundamentos e ideias de seus antecessores e os expande mais ainda, onde o conceito central de Legion reside no velho ditado de “força em números”, que se manifesta no game, permitindo que você recrute e jogue com quase qualquer personagem que encontrar, acumulando uma equipe desorganizada de lutadores pela liberdade. Esta postura aberta para lutar contra o sistema é uma mudança significativa para a franquia, e é reforçada por hackers aprimorados e jogabilidade com personagens.

A abordagem de Watch Dogs: Legion, embora admirável, tem alguns problemas não intencionais que fazem sua poderosa mensagem de unidade vacilar em momentos inoportunos, mas ainda consegue fazer uma declaração profunda sobre a esperança e a liberdade.

Watch Dogs Legion Imagem Inicial - Watch Dogs: Legion Mostra Um Medo Da Nossa Sociedade. Bem-vindo à Resistência!

Sobre Watch Dogs: Legion 

Em um game com vários personagens jogáveis, a única constante que você terá entre eles é sua conexão com a própria Londres. Cada um dos oito distritos tem suas própria demografia e estilos culturais variados, tornando a capital da Inglaterra um lugar empolgante para se explorar. É legal ver áreas como a Torre de Londres e Piccadilly Circus recriadas com detalhes impressionantes, e há algo para se apreciar em quanto esforço foi feito para apresentar os locais através de lentes distópicas. O game consegue captar a história e a diversidade cultural de Londres, ao mesmo tempo que a justapõe à banalidade do mal representada pela presença de Albion, que detém cidadãos à vista de todos, seja dia ou noite.

Muito do sabor e da atmosfera desta cidade marcante está muito bem enraizado, mas com habitantes armados e as ideologias de extrema direita se tornando predominantes. Neste contexto, Watch Dogs: Legion efetivamente retrata a angústia e a perplexidade inerentes ao ver seu país cair lentamente no caos, comovente para os problemas dos dias atuais. A história principal trata de tópicos relacionados ao nacionalismo, xenofobia e que classe de pessoas deve estar no controle. Às vezes, pode ser enervante ver como a vida real se infiltra na história, especialmente quando se trata do tratamento desumano aos imigrantes.

A história principal do game é pesada em seu assunto, pois lida com temas em torno do nacionalismo, capitalismo, ideologias e interesses poderosos. Embora a execução seja um tanto dispersa, os momentos em que o game escolhe iluminar essas questões generalizadas podem ser preocupantes. Um exemplo notável envolve uma participação especial do rapper britânico Stormzy, que oferece uma performance estimulante e agressiva no enfrentamento do racismo sistêmico que permeia a sociedade.

O game consegue captar a história e a diversidade cultural de Londres, ao mesmo tempo que a justapõe à banalidade do mal representada pela presença de Albion, que detém cidadãos à vista de todos.

Watch Dogs Legion Imagem 2 - Watch Dogs: Legion Mostra Um Medo Da Nossa Sociedade. Bem-vindo à Resistência!

Por meio de mensagens de texto, uma grande variedade de podcasts e outros meios de tratar com a narrativa, Legion expõe ainda mais as questões que assolam a sociedade moderna. Mensagens de texto revelam que a Albion, efetivamente uma “força policial”, está perseguindo e assediando cidadãos em público, e relembrando essas informações enquanto você observa as pessoas na rua serem vítimas dessas práticas que podem conturbar. Os programas de rádio zombam das ideologias de direita que, quando descritas, parecem ridículas e coisa de ficção, mas não estão muito longe do que ouvimos na vida real.

O que realmente chama a atenção é que, conforme o mundo sombrio dos desenhos animados entra em foco, torna-se difícil ignorar os paralelos imediatos com nossa própria sociedade no mundo real. Claro, pode não interrogar as questões e explorar as nuances com grande profundidade, mas as pinceladas largas são suficientes para borrar a linha entre ficção e realidade, e nesse ponto você tem que confrontar o quão longe a nossa a sociedade está e quão difícil será mudar um destino semelhante. Os games da Ubisoft costumam usar a política do mundo real como cenário, mas, nesta ocasião, parece uma tentativa genuína de identificar os problemas que está alavancando como meio narrativo e apresentar suas verdades duras e frias.

Na maior parte da história, a narrativa principal faz um bom trabalho ao lidar com esses tópicos, mas o impacto é um pouco diminuído por causa do formato de mundo aberto presente no game. O escopo é muito amplo para transmitir suas mensagens de forma precisa e concisa. Como resultado, a trama principal de 25 horas pode parecer que está à deriva para a periferia conforme a narrativa central se torna secundária em relação às ações e eventos que ocorrem em cada momento.

O efeito indireto é que as atividades secundárias são deixadas para fazer muito do trabalho pesado na exploração das nuances desses temas, o que fazem razoavelmente bem.

Watch Dogs Legion Imagem 3 - Watch Dogs: Legion Mostra Um Medo Da Nossa Sociedade. Bem-vindo à Resistência!

Como os games anteriores da franquia, Watch Dogs: Legion gira em torno do conhecido ciclo de mundo aberto, que envolve exploração, combate, furtividade e eventos narrativos. Embora use um sistema de hacking mais simplificado, ele se inclina muito mais para os efeitos sistêmicos de hackear e manipular threads sociais para cumprir seus objetivos. Dependendo de como você utiliza a infraestrutura ctOS da cidade, que consiste em câmeras, telefones, computadores, drones e outros dispositivos com inteligência artificail que seja possível hackear, você poderá realizar muitos de seus objetivos com seus inimigos não sendo nem um pouco mais sábios, dando-lhe o sentido que você está sempre dentro de um assalto ou coisas do tipo.

O game atinge seu ápice ao canalizar elementos de personagens imersivos, onde muitas de suas escolhas podem se transformar em uma cadeia de reações satisfatória que produz o resultado desejado. Hackear é a sua principal conexão com o mundo e abre muitas oportunidades inteligentes quando se trata de descobrir como atingir seus objetivos atuais. Em uma missão, cheguei a uma base inimiga que tinha um veículo que precisava recuperar. Embora pudesse ter entrado furtivamente, nocauteado os guardas com meus instrumentos não letais e levado o veículo, optei por uma solução mais elegante. Usando as câmeras, fui capaz de examinar e baixar remotamente chaves de dados de seus dispositivos para obter acesso aos portões da base. Com os portões agora abertos, eu ataquei o veículo e o fiz acelerar para fora da base. Corri para o carro e parti enquanto os guardas ficavam confusos e tentando entender o que aconteceu.

As verdadeiras estrelas são os cidadãos de Londres, todos gerados aleatoriamente com base em várias profissões, origens étnicas e outros detalhes personalizados. Os games anteriores permitiam que você aprendesse informações superficiais sobre os cidadãos ao seu redor, mas em Legion, você pode usar essas informações para explorar os clientes em potencial. Dependendo se eles favorecem o DedSec, irão pedir que você conclua objetivos menores para selar tal vínculo. Com uma mecânica inteligente, os cidadãos de Londres se lembrarão e reagirão às decisões que você irá tomar. Isso realmente é muito interessante e divertido!

É muito satisfatório tirar o melhor dos seus personagens aleatórios., juntamente com os personagens gerados aleatoriamente. Watch Dogs; Legion apresenta muitas oportunidades interessantes e, sua jogabilidade principal, representa a perspectiva da fantasia do hacker no seu melhor.

Watch Dogs Legion Imagem 5 - Watch Dogs: Legion Mostra Um Medo Da Nossa Sociedade. Bem-vindo à Resistência!

Com uma lista tão vasta de personagens, você provavelmente se verá apoiado em alguns agentes selecionados como seu time principal, especialmente se eles forem talentosos quando se trata de hackear, dirigir ou combate corpo a corpo. Ainda assim, o game possui uma maneira de lançar um recruta diferente que poderia estar na corrida para ser seu favorito do momento ou do game todo. Pode ser bizarro ver que tipo de personagens você pode atrair em sua cruzada, e é muito divertido poder usar quaisquer habilidades que eles tenham em algumas missões críticas para ter sucesso e de uma forma que talvez você não imaginava.

Embora cada personagem seja capaz, as missões podem falhar após uma decisão errada, resultando em todos os tipos de inimigos vindo sobre você com rifles de assalto e drones de combate. Mesmo fracassando em missões de recrutamento pode prejudicá-lo, levando-o a trabalhar ainda mais para voltar às boas graças de um candidato em potencial. Somando-se a esse estresse está a opção de aprimorar a campanha para incluir mortes permanentes para os membros da sua equipe; ou seja, uma vez que morram em uma missão, se vão para sempre, como o próprio sentido da palavra. É uma adição inteligente que adiciona um pouco mais de realismo e um maior senso de consequência à campanha, o que pode tornar algumas das missões mais ousadas mais estressantes, especialmente sabendo que perder um personagem favorito deixará uma dor duradoura. Mas mesmo sem morte permanente, a dificuldade ainda pode ser bastante desafiadora, com o fracasso tirando seu personagem favorito do game por um determinado período de tempo. Então, seja cauteloso(a) nos momentos de maior desafio e perigo.

Muitas vezes me peguei caindo em uma toca de coelho para ganhar novos agentes e explorar mais a cidade para completar a longa lista de objetivos necessários para recrutá-los. Em alguns casos, encontrei membros de minha equipe sequestrados por seus próprios rivais pessoais e tive que passar por uma missão de resgate improvisada. O fluxo constante de personagens e as oportunidades que surgem certamente o tornam convidativo para sair pela tangente para atender aos requisitos necessários para recrutá-los. No entanto, você eventualmente também cairá em um ciclo repetitivo de objetivos reciclados e diálogos definidos em áreas muito familiares, embora com vozes diferentes, principalmente se jogar no inglês. Essa repetição também faz Londres parecer um pouco pequena, considerando a quantidade de terreno que você terá que explorar.

Por mais envolvente que seja saltar constantemente em torno dos personagens, ao longo do tempo, as muitas excursões malucas de Legion também podem dar origem a períodos de falta de objetivo sem um ponto de vista centralizado e estrutura para guiá-lo.

Watch Dogs Legion Imagem 4 - Watch Dogs: Legion Mostra Um Medo Da Nossa Sociedade. Bem-vindo à Resistência!

Embora alguns personagens tenham grandes personalidades, podem parecer incompatíveis no momento e no contexto do que está acontecendo. Isso pode levar a algumas mudanças inesperadas e bizarras. Por exemplo, durante uma das tramas mais assombrosas, DedSec desenterra uma operação subterrânea de colheita de órgãos com a finalidade de tráfico, com seus produtos vindos de imigrantes sequestrados que são mantidos em um campo de detenção localizado também em Londres. Por si só, este é um momento incrivelmente angustiante e profundo em que o drama do game e a narrativa estão atingindo seu ponto máximo. No entanto, tome cuidado para não escolher personagens chamativos para missões deste tipo, pois ficará parecendo que tudo está fora de contexto e que algo não faz sentido.

Em momentos como este, a narrativa geral e as questões tonais que Watch Dogs: Legion tem podem forçar seu caminho para além do que nossa mente pode imaginar, mas a jogabilidade básica de hackear o mundo, fazer conexões e ver seu operativo favorito ter sucesso é satisfatório o suficiente para torna mais fácil não ficar preso e dependente de coisas bizarras. A história principal atinge alguns pontos altos impressionantes durante a segunda metade, graças à missão Stormzy mencionada e aos podcasts, e-mails e até mesmo bate-papos com seus colegas membros da DedSec que abordam o assunto de forma mais pesada. Na melhor das hipóteses, o game consegue manter a mensagem enquanto mantém as coisas divertidas e emocionantes. E de certa forma, as partes “bobas” de alguns personagens e suas atividades secundárias malucas parecem uma combinação apropriada para o triste absurdo do mundo criado em Legion.

Em alguns games anteriores, a Ubisoft teve uma história um mpouco infeliz de errar o alvo quando se trata de utilizar eventos do mundo real, como política e outras questões de tópicos polêmicos como pano de fundo de seus games. No entanto, em Watch Dogs: Legion faz muito para confrontar tópicos como fascismo, desigualdade social e a ideia de que a nova tecnologia expõe e amplifica velhos medos e ódios das pessoas. Com isso, Legion não só faz um trabalho eficaz de mostrar a banalidade do mal à vista de todos, mas também, mostrar como os cidadãos olham para a cultura de Londres e uns aos outros para superar a opressão.

Watch Dogs: Legion faz muito para confrontar tópicos como fascismo, desigualdade e a ideia de que a nova tecnologia expõe e amplifica velhos medos e ódios da nossa sociedade.

Por fim, Watch Dogs: Legion é um game antifascista e é interessante que se atenha a essa mensagem e a leve a uma conclusão satisfatória e afirmativa. Além disso, também reforça a jogabilidade de hacking inteligente da franquia para oferecer mais criatividade do que nunca. Uma das mensagens mais profundas de Legion é sobre o que significa ser um verdadeiro londrino e, ao final do game, você terá uma equipe de DedSec composta por cidadãos diversos e díspares de origens culturais, étnicas e econômicas, mas todos unidos em seu objetivo.

Seja bem-vindo(a) à resistência!

Watch Dogs: Legion está disponível para Xbox One, Xbox Series, PlayStation 4, PlayStation 5, Google Stadia e Microsoft Windows. Estou jogando no Xbox One X e aguardando para continuar no Xbox Series X.

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário