NEWS!

Uma viagem ao Tempo com a Turma da Mônica

Uma viagem ao Tempo com a Turma da Mônica

Olá, queridos leitores. Hoje, quero trazer um pouquinho para vocês sobre um passeio muito bradável que fizemos ontem, em família, eu, Reinaldo Vargas e as crianças. Estou falando da exposição “Olá, Maurício”, que está sendo realizada no Centro Cultural FIESP. Vamos conhecer um pouquinho?

Na semana passada, procurando por passeios gratuitos em São Paulo para aproveitar um pouco as férias das crianças, me deparei com essa exposição. Achei muito bacana, pois de certa forma, cresci acompanhando as histórias da famosa turma do bairro do Limoeiro: a Turma das Mônica. Resolvi levar as crianças lá para prestigiar, já que eles também gostam da turminha.

A Exposição está sendo realizada em comemoração aos 60 anos da Maurício de Souza Produções – MSP, então, acho que vocês já podem imaginar quanta coisa boa vem por ai, não é mesmo?

Me surpreendi bastante com algumas obras que não conhecia e alguns personagens que foram criados e acabaram sendo deixados de lado também. Não tinha noção da quantidade de personagens criados.

Mas, chega de tagarelar e vamos ao que interessa!

Para quem não sabe, o Centro Cultural FIESP fica na Avenida Paulista, uma das avenidas mais famosas de São Paulo, local de fácil acesso, principalmente pelo prédio estar localizado na frente da Estação Trianon Masp de metrô. Logo, não tivemos dificuldades de chegar, mesmo indo de carro. E não tem como errar, pois logo na entrada do prédio tem um Bidu inflável gigante rs.

A entrada estava muito bem organizada, com chapelaria para guardar as bolsas. A exposição estava no piso logo abaixo e chegamos a pegar uma fila pequena, mas nada demais. A entrada foi muito rápida, acredito que em menos de 15 minutos de espera.

Logo na entrada, fomos presenteados por uma revista em quadrinhos, a qual apresentou um novo personagem, o menininho Edu, o qual em alguns momentos da história utiliza uma cadeira de rodas e que possui Distrofia Muscular de Duchenne – DMD, uma doença hereditária (mas isso é assunto para outro artigo).

Alguns cenários bem legais ocupavam o início da exposição, como os primeiros rabiscos de alguns personagens da turminha, a Escola e o Centro Cultural do Limoeiro.

Logo mais à frente, uma exposição bem interessante dos animaizinhos de estimação que pertencem ou já pertenceram a algum personagem da Turminha: Mingau, Chovinista, Floquinho, Bidu, Bugu, Fifi e muitos outros.

Prosseguindo, chegamos à Turma do Penadinho. Galera, como eu gostava das histórias do Penadinho e sua turma. Muito nostálgico rever tudo isso. Quem gostou dessa parte, foi meu filho Pedro. 

A variedade de cenários estava tão bem elaborada e bem feita nessa primeira etapa que tinha até fotos da Tina, Rolo, Pipa e Zecão em estilo hippie. Muito show! Além, claro da Turma do Astronauta, Turma do Jotalhão e algumas fotos divertidas, contando, óbvio, com a presença do Louco e suas trapalhadas.

Claro que quando falamos de Turma da Mônica, também não podemos esquecer do sabor lá da roça… Claro que estou falando deles: Chico Bento, Rosinha, Zé Lelé, Vó Dita e os bichinhos da fazenda.

E como não poderia deixar de ter, uma leve menção a Turma da Mônica Jovem, para encerrar essa primeira parte…

Em uma segunda parte da exposição, fiquei realmente encantada, porque além de estarem expostas muitas premiações, merecidas, vamos combinar, entre elas uma premiação feita pela plataforma YouTube, pelo alcance de 10 milhões de inscritos no canal. Havia também, alguns artigos pessoais de Maurício de Souza, como Caderno de Estudos, Caligrafia e Desenho, com anotações pessoais. Muito impressionante o talento desenvolvido por ele desde cedo.

Premiação pela YouTube…

Agora, o mais legal, foram as obras de arte, releituras de obras famosas, utilizando personagens da turminha. Que lindo de ver!

A Bela Moniquinha (2014)
A Jovem de Vermelho (2010)
Domingo à tarde com a Grande Turma (2018)
Hortali (2019)
Mãe e Filha (2019)
Meninas colhendo feno (2018)
Mônica Bloqui Bauer (2009)
Retrato de Spada com Espada (2008)
Vanda Lily e Valéria Rose (2009)
Tríade de Cebolinhus (2009)
Esboços das obras acima…

Bem, para encerrar a exposição, havia o primeiro desenho feito dos personagens Franjinha e Bidu, uma verdadeira viagem no tempo, emocionante e incrível. Recomendo a todos que puderem, de verdade.

Para quem não visitou e tem interesse, a exposição ficará disponível até dia seguem algumas informações:

Exposição Olá, Maurício

Local: Centro Cultural FIESP

Endereço: Avenida Paulista, 1313, Cerqueira César – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3146-7439

Entrada: Gratuita

Até a próxima!

 _____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário